Fundação Cargill divulga projetos que receberão apoio em 2017

Notícias

Fundação Cargill divulga projetos que receberão apoio em 2017

A Fundação Cargill divulga as seis iniciativas que receberão apoio financeiro e de gestão da instituição em 2017. Selecionados via edital, projetos de Chapecó, Curitiba, Ilhéus, Uberlândia e São Paulo beneficiarão mais de 20 mil pessoas.

“Buscamos selecionar projetos com impacto transformador na área de alimentação e com potencial para serem replicados em outras localidades e instituições”, explica Valéria Militelli, presidente da Fundação Cargill.

O edital 2017 recebeu inscrições de 120 projetos de 14 estados brasileiros com iniciativas voltadas à transformação social e geração de valor na cadeia da alimentação. Para a seleção, foram consideradas questões como o planejamento e gestão, o impacto e a relevância do projeto, seu poder de transformação, seu potencial de inovação e sustentabilidade, além de alinhamento entre o propósito e a missão da Fundação Cargill, que se traduz em promover a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, do campo ao consumidor.

Confira as instituições e projetos selecionados:

Chapecó

O Verde Vida Programa Oficina Educativa receberá apoio da Fundação Cargill para o projeto Alimentos e Convicções. A proposta é sensibilizar a comunidade para a mudança de hábitos alimentares saudáveis e promover a capacitação sobre aproveitamento integral dos alimentos a fim de reduzir o desperdício. A iniciativa também propõe a qualificação de jovens para a inserção no mercado de trabalho na área da alimentação. Para isso, serão feitas visitas a empresas e entidades que atuam na produção de alimentos. Com o projeto, cerca de 330 pessoas serão beneficiadas.

Curitiba

O projeto Super Vitaminados, do Instituto de Desenvolvimento de Talentos de Curitiba (PR), tem o intuito de criar uma coleção de livros e músicas para crianças na faixa etária de 3 a 9 anos com o objetivo de incentivá-los a ingerirem alimentos naturais e contribuir com a educação alimentar. Parte dos exemplares será doada a escolas da rede de ensino público com a pretensão de se tornar uma ferramenta educacional para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. O restante da tiragem será comercializado em escolas particulares e livrarias, e a verba será revertida para a instituição, para garantir a sustentabilidade do projeto. Cerca de 20 mil crianças receberão informações sobre a origem dos alimentos e suas propriedades nutricionais.

Ilhéus

A Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Limoeiro e Adjacências (APPVL) receberá apoio da Fundação Cargill para o projeto Adubo Sustentável. A proposta é aumentar a produtividade dos associados, que cultivam hortaliças, frutas frescas, cristalizadas e polpas, direcionando a produção para o fortalecimento de merenda escolar e de presídios. O projeto consiste no fornecimento de resíduos orgânicos gerados no refeitório e de cinzas da caldeira da fábrica da Cargill de Ilhéus para serem processados e distribuídos para os integrantes a APPVL utilizarem na fertilização e fortalecimento da terra. Com a iniciativa, cerca de 220 pessoas serão beneficiadas.

Uberlândia

O projeto Viveiro Orgânico, desenvolvido pela Ação Moradia, visa a criação do primeiro viveiro de mudas orgânicas de Uberlândia. O projeto tem o intuito de promover acesso às mudas orgânicas para a rede de 40 produtores agroecológicos cadastrados na região. As primeiras mudas produzidas passarão por um teste piloto de adequação e sobrevivência e parte delas serão utilizadas na horta da instituição, responsável por garantir diariamente 400 refeições para a comunidade atendida, em especial, crianças de seis a 15 anos. O excedente produzido na horta será vendido para a comunidade.

São Paulo

A “Rede de Atores para a Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos no Brasil”, da WRI Brasil, é a primeira rede de alcance nacional voltada para estimular e facilitar o diálogo inter-setorial, disseminar as melhores práticas e processos de inovação na área e sensibilizar a sociedade, visando maior conscientização sobre o tema. A iniciativa permitirá a difusão e compartilhamento de inovações em torno de processos de produção e escoamento de alimentos que sejam regeneradores dos bens naturais e que minimizem o uso de recursos ecossistêmicos e bióticos do planeta, em direção a modelos de produção e consumo mais sustentáveis.

Já o projeto “Merenda Escolar e as cidades: responsabilidade de todos”, da Comunitas, tem o objetivo de mudar a realidade da alimentação nas escolas da cidade, incorporando produtos típicos da região, oriundos da agricultura familiar, além de engajar as merendeiras em um novo conceito de preparo da comida, tornando-a mais saudável, nutritiva e completa. Para isso, a Comunitas tem buscado desenvolver estratégias que transformem cartilhas em ferramentas efetivas de transformação.

Veja mais

Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...
Entenda a importância do marketing digital para ONGs
Entenda a importância do marketing digital para ONGs
Insegurança alimentar: impactos e dimensões no Brasil
Insegurança alimentar: impactos e dimensões no Brasil