Narrativa da Imaginação cria jogo de cartas sobre alimentação saudável com apoio da Fundação Cargill

Notícias

Narrativa da Imaginação cria jogo de cartas sobre alimentação saudável com apoio da Fundação Cargill

Entre os projetos selecionados pelo Edital 2016 da Fundação Cargill está o Cartas Na Mesa, desenvolvido pela ONG Narrativa da Imaginação, de Uberlândia (MG). A iniciativa propõe a criação de um jogo de cartas sobre alimentação saudável, obesidade e desnutrição utilizado como ferramenta educacional, lúdica e interativa para crianças, jovens, adultos, professores e profissionais da saúde.

Quando finalizado, o jogo poderá ser utilizado em escolas, tanto pelos alunos como pelos educadores, e também por profissionais de nutrição. “Estamos propondo a criação de uma brincadeira divertida, para ser realizada em qualquer ocasião, como o UNO® ou o Truco, mas que também será educativa e servirá de ferramenta de trabalho para os nutricionistas. O grande benefício do nosso jogo é oferecer às pessoas informações consistentes sobre a sua dieta”, explica Rafael Correia Rocha, diretor da ONG.

Ainda segundo Rafael, o grande diferencial do projeto está nas informações sobre a gestão alimentar saudável. “O jogo busca despertar o questionamento sobre a forma correta de combinar os alimentos. Por exemplo, queremos que as pessoas reflitam e recebam a informação correta sobre quantas porções de proteína, legumes e frutas são necessárias em uma refeição para atender às necessidades nutricionais de cada indivíduo”, explica.

A equipe de desenvolvimento do Cartas na Mesa é formada por nutricionistas que integram o Programa Municipal de Alimentação Escolar, o Programa Mesa Brasil – do Sesc, o Conselho de Alimentação Escolar, além de estudantes da Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia.

A mecânica do jogo está sob a responsabilidade de game designers da Narrativa da Imaginação; as ilustrações serão criadas por profissionais da empresa parceira Olho de Peixe; e a equipe de trabalho conta ainda com um pedagogo, um estatístico e uma revisora. O projeto prevê, ainda, a capacitação de multiplicadores em 15 cidades.

“O apoio da Fundação Cargill, que vai viabilizar o desenvolvimento e o lançamento do jogo, foi fundamental para a nossa instituição, pois este será nosso primeiro jogo de cartas impresso e, ao mesmo tempo, um novo gerador de renda para a nossa instituição”, diz Rocha.

O analista de Projetos da Fundação Cargill, Renato Souza, explica que o Cartas na Mesa foi selecionado para receber apoio em 2016 porque promove a discussão em torno do tema da alimentação saudável, um dos eixos de atuação da instituição. Além disso, o projeto tem potencial para atingir grande escala. “Trata-se de um projeto ousado e inovador. O jogo tem um potencial de escalabilidade enorme e, depois de pronto, poderá ser jogado por indivíduos de diversas faixas etárias e em qualquer lugar”, reforça.

Para assegurar o potencial educativo do jogo, a ONG Narrativa da Imaginação fará a medição e a avaliação dos resultados do Cartas na Mesa. Serão feitas entrevistas em vários nichos de atuação como universidades, escolas e eventos.

Narrativa da Imaginação

A Narrativa da Imaginação iniciou suas atividades em 2011 como um coletivo cultural, desenvolvendo iniciativas de educação. Em 2014, a instituição se formalizou como ONG. Tem por objetivo promover a melhoria na qualidade dos relacionamentos por meio de atividades lúdicas gratuitas, defendendo valores como a postura ética e o exercício da cidadania.

A organização atende professores, alunos, comunidade e pesquisadores na área de jogos narrativos, e desenvolve projetos em parceria com órgãos públicos e privados.

Além disso, tem uma editora virtual que produz jogos e livros relacionados à educação e publica a revista Mais Dados, voltada à análise crítica de jogos de representação (RPG e LARP) e Congêneres (Card Games e Board Games).

Para mais informações, acesse: www.narrativadaimaginacao.org.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde