Projeto estimula criação de rede de atores para enfrentar perdas e desperdícios de alimentos

Notícias

Projeto estimula criação de rede de atores para enfrentar perdas e desperdícios de alimentos

Dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que cerca de um terço de tudo o que se produz no mundo se perde ou é desperdiçado. No Brasil, cerca de 50% das perdas e desperdícios (PDAs) acontecem na fase da produção agropecuária, 28% na pós-colheita, 19% no processamento, 15% na comercialização e 14 % no consumo. Essa situação, típica dos países em desenvolvimento, é diametralmente oposta ao que ocorre nos países desenvolvidos, onde as PDAs se concentram na esfera da comercialização e do consumo.

Para estudar e discutir este tema e todos os seus desdobramentos, de relevante impacto ambiental, econômico e social, a organização WRI Brasil, juntamente com Embrapa, Unicamp, WWF e outros membros da rede Save Food Brasil, conceberam o projeto “Desenvolvimento de uma Rede de Atores para a Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos no Brasil”. A iniciativa tem como objetivo “estabelecer um marco institucional para que o Brasil possa garantir a segurança alimentar e nutricional da população de forma sustentável por meio da redução das perdas e do desperdício de alimentos”, conforme explica a doutora em energia pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP) e gerente de programa de Clima do WRI Brasil, Viviane Romeiro.

Recentemente constituída, a rede Save Food Brasil é a versão brasileira da iniciativa global Save Food, capitaneada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Além de reunir os especialistas, atuantes e interessados no tema, o projeto também visa estimular e facilitar o diálogo intersetorial; disseminar as melhores práticas e processos de inovação na área; informar a rede sobre conteúdos, notícias e eventos relevantes; e sensibilizar a sociedade, buscando maior conscientização sobre o tema.

Segundo Viviane, o projeto vai ampliar o acesso a informações, profissionais, conhecimentos, experiências, tecnologias, problemas e soluções, bem como metodologias e abordagens, através de um Portal Web que será o espaço virtual que promoverá a conectividade, cooperação e efeito multiplicador da rede. “Somam-se ao portal, treinamentos, oficinas e workshops presenciais a serem desenvolvidos, que contribuirão para o aprendizado e a criação de valor conjunto entre os stakeholders, além de fortalecer processos de advocacy e de articulação institucional com governo e sociedade civil, orientados para a formulação de políticas públicas que promovam a redução de perdas e desperdícios de alimentos no Brasil”, explica. O portal web já pode ser acessado pelo endereço http://www.savefoodbrasil.org.

Selecionado pelo Edital 2017 da Fundação Cargill, o projeto receberá apoio para a realização de workshops e aprimoramento do portal web. “São elementos importantes para sensibilizar diferentes stakeholders ao longo da cadeia produtiva e compartilhar conhecimentos em prol da adoção de boas práticas”, ressalta a doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e analista de pesquisa do programa de Clima do WRI Brasil, Juliana Speranza.

Segundo a analista de projetos da Fundação Cargill, Perla Steirensis, o projeto foi selecionado pelo Edital 2017 pela relevância do tema na atualidade. “A perda e o desperdício de alimentos é um tema que está na pauta da Fundação em função do impacto social que este problema gera. Nós acreditamos no trabalho em rede e na mobilização de atores de diversos setores para enfrentar este desafio. Por isso apoiamos esta iniciativa”, enfatiza.

 

 

Veja mais

Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...
Entenda a importância do marketing digital para ONGs
Entenda a importância do marketing digital para ONGs
Insegurança alimentar: impactos e dimensões no Brasil
Insegurança alimentar: impactos e dimensões no Brasil