Com o foco em Alimentação Sustentável, o Projeto “Olha a Gente Aqui” conscientizou mais de mil estudantes em 2019

Notícias

Com o foco em Alimentação Sustentável, o Projeto “Olha a Gente Aqui” conscientizou mais de mil estudantes em 2019

Projeto é importante para alertar os jovens sobre o desperdício de alimentos e seu consumo consciente

Desde 2013, o Projeto “Olha a Gente Aqui”, do Instituto Asas proporciona a estudantes de 13 a 18 anos a produção participativa e consciente de conteúdos educacionais através da experimentação de linguagens multimídia.
Com o apoio da Fundação Cargill, a edição de 2019 teve como temática a alimentação sustentável, com foco no desperdício de alimentos. Além de ser um tema de importância mundial é também um dos objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas que pretende reduzir pela metade as perdas de alimentos, desde o plantio até os hábitos à mesa.
A equipe de educadores do Instituto Asas contou com o apoio técnico de nutricionistas, engenheira agrônoma e biólogo, proporcionando aos estudantes o preparo e a degustação em sala de aula de receitas de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), além de aprenderem técnicas de horticultura, compostagem e a linguagem da macrofotografia em alimentos.

Escola Estadual Dom João Nery - Jovem fotografando horta

“Eu aprendi mais sobre o conceito de horta e agora eu vou praticar na minha casa” – disse a aluna Mariana Santos da Escola Estadual Dom João Nery.

 

Escola Estadual Eliseu Narciso - Alunos aprendendo sobre alimentação sustentável

“Eu nem imaginava que era tão legal essa eletiva [Medicina da Terra]. Porque restos de alimentos a gente pode usar para se decompor”, observa Antônio Leandro de Pinho, da Escola Estadual Eliseu Narciso.

 

O projeto promoveu ainda, encontros com atividades práticas e teóricas, como rodas de conversa e debates, sobre alimentação sustentável. Através de oficinas multimídias, os alunos aprenderam diversas maneiras de reduzir o desperdício de alimentos na escola, em casa e na sua comunidade.

Escola Estadual Benedita Wutke - Oficinas multimídias

“Gostei muito de todas as oficinas, aprendi a dar mais valor aos alimentos, a não desperdiçar”, declarou Juliana Cristina, de 15 anos, da Escola Estadual Benedita Wutke.

 

Através de entrevistas, fotografias e vídeos, os alunos mobilizaram outros setores da escola e da comunidade, como gestores, professores, merendeiras e familiares.

Escola Estadual Eliseu Narciso - Alunos conhecendo plantas medicinais

“Eu adorei as gravações, eu pude aprender mais com todos. Entrevistar pessoas é uma coisa maravilhosa, eles aprendem e a gente também” avalia Jadila de Jesus dos Santos da Escola Estadual Eliseu Narciso.

O projeto “Olha a Gente Aqui – edição alimentação sustentável” atuou em seis escolas estaduais de Campinas, escolhidas através de parcerias feitas com Coordenadoria da Juventude de Campinas e com a Diretoria de Ensino de Campinas Oeste. Foram elas: EE Benedicta Wutke, EE Dep. Jamil Gadia, EE Dom João Nery, EE Rev. Eliseu Narciso, EE Ruy Rodriguez e EE Vitor Meirelles.

Ao todo, 1.098 estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio foram beneficiados de forma gratuita por meio dessa iniciativa.

 

“As atividades foram dinâmicas, permeando nossas disciplinas eletivas, e a didática favoreceu a interação professor/aluno, atraindo o interesse e a participação efetiva dos alunos e o envolvimento de toda a escola. O ápice da parceria foi a participação em nossa culminância, com a exposição das produções realizadas no semestre” – analisa Luiz Fernando Oliveira, professor e coordenador geral da Escola Estadual Dom João Nery.

O foco do projeto é dar voz ao estudante e valorizar o seu “olhar” para que ele crie um vínculo maior com o universo escolar, abordando a importância da credibilidade da informação e das fontes, a pluralidade de pontos de vista, e mostrando alguns dos truques usados em manipulações midiáticas, entre outros.

Escola Estadual Dom João Nery - Alunos ganharam certificado

“A escola Dom João Nery está de portas abertas a toda a equipe do projeto para este ano de 2020 e outros subsequentes”, finaliza Luiz Fernando.

Iniciativas como esta engajam a juventude em assuntos de extrema importância para o futuro do nosso planeta. Através da conscientização dos jovens podemos atingir toda a sociedade.

Sobre o Instituto Asas: o Instituto Asas Comunicação Educativa é uma organização social de interesse público (Oscip), sem fins lucrativos, com sede na capital paulista. Desde 2009 desenvolve cursos e oficinas relacionados à educação midiática e à experimentação das ferramentas de tecnologia da informação, da fotografia, do jornalismo, do vídeo e de linguagens afins, como forma de incentivar a democratização da informação e a apropriação consciente da comunicação pelos jovens. www.projetoasas.com.br
atendimento@projetoasas.com.br
Tel: (11) 3864-6650

Sobre a Fundação Cargill: Desde 1973 a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação segura, sustentável e acessível. Em 2019, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 31 projetos em 70 municípios, além de fomentar o trabalho de 63 comitês de voluntariado corporativo. Com a ajuda de 1392 voluntários, a instituição beneficiou 79.411 pessoas.
Para conhecer mais sobre a nossa trajetória, clique aqui.

FONTES:
https://alimentacaoemfoco.org.br/quem-somos/projetos/
https://www.cargill.com.br/pt_BR/2018/edital-fundacao-cargill-aprovados
https://www.embrapa.br/

Veja mais

Nutrindo Soluções Locais – 5ª Edição
Nutrindo Soluções Locais - 5ª Edição
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...