11 projetos receberão apoio da Fundação Cargill em 2022 para o desenvolvimento de cada iniciativa
Desde 2014 a Fundação Cargill lança anualmente editais para apoiar iniciativas alinhadas à sua missão: promover a alimentação segura, sustentável e acessível.
Como funcionou neste ano?
Durante os meses de fevereiro, março e abril de 2021, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino Superior e Pesquisa e Startups puderam inscrever seus projetos para o Edital Fundação Cargill 7ª Edição.
Os projetos passam por um detalhado processo de avaliações e análises.
Quais os objetivos e critérios avaliados no processo de seleção?
Primeiramente os objetivos do projeto inscrito devem estar alinhados com um ou mais temas a seguir:
- Iniciativas inovadoras no combate à perda e desperdício de alimentos;
- Inovação tecnológica (soluções e pesquisa) na cadeia de alimentos;
- Parcerias para inovação e o fortalecimento do empreendedorismo na cadeia da alimentação
- Resolução de problemas reais e com justificativas comprovadas
Posteriormente, todas as iniciativas são analisadas com os critérios:
1º Inovação
2º Alinhamento e Coerência
3º Planejamento e Gestão
4º Impacto e Relevância
5º Escalabilidade e Mobilização
6º Perenidade
Leva-se em consideração também a maturidade do projeto, região de atuação, se promove a diversidade e inclusão social e sua conexão com as demandas da sua região.
Após as fases de triagem inicial, recebimento de materiais, análises aprofundadas, reuniões virtuais para conhecer as principais iniciativas e validação com a diretoria e conselho da Fundação Cargill, chega-se aos projetos selecionados para a edição.
Projetos selecionados no Edital Fundação Cargill 7ª Edição
Foram selecionados 11 projetos que serão contemplados com suporte técnico e financeiro para desenvolvimento de suas iniciativas durante um período de 12 a 24 meses.
“Cada vez que lançamos um edital, recebemos iniciativas que fazem a diferença onde estão inseridas. Nesse ano, não foi diferente e a escolha é sempre muito difícil. Por isso, já estamos elaborando novidades para a próxima edição. As iniciativas escolhidas nesse ano possuem propostas que poderão trazer benefícios não somente para as pessoas que participam, mas também um impacto positivo socioambiental para a região e isso é muito importante para nós. Esperamos que, com o nosso apoio, eles possam continuar o trabalho junto às comunidades, crescer e prosperar cada vez mais”, afirma Flávia Tayama, diretora da Fundação Cargill no Brasil.
Confira os projetos selecionados para o Edital Fundação Cargill 7ª Edição:
Da Terra ao Prato
Cidades: Campinas (SP)
Organização: Agir Verde Sustentabilidade
Total de pessoas beneficiadas: 30
Objetivo: Fortalecer a cadeia agroecológica local e promover o acesso à alimentação saudável através da articulação entre agricultores, poder público, consumidores e sociedade civil, desenvolvendo um arranjo territorial multissetorial, trabalhando o engajamento dos atores e cocriando soluções nos eixos da produção (agricultura), distribuição (consumo) e educação.
Periferia Conectada
Cidade: São Paulo (SP)
Organização: Projeto Arrastão
Total de pessoas beneficiadas: 78
Objetivo: Capacitar jovens e adultos para o desenvolvimento de suas competências empreendedoras e apoiar a criação de propostas de negócios inovadores e sustentáveis no setor de alimentos. Assim como, apoiar e fortalecer negócios de alimentação, através de formações, assessorias, mentorias e conexões com o ecossistema regional de negócios periféricos da Região Sul da Grande São Paulo.
Saudabilidade através do mel de cacau: explorando as propriedades como prebiótico e probióticos nos alimentos
Cidade: Campinas (SP) e Ilhéus (BA)
Organização: SupportLab
Total de pessoas beneficiadas: 500
Objetivo: O projeto pretende causar um impacto positivo na cadeia produtiva do cacau através de uma mudança da percepção de valor cultural, social e econômico. Ampliar o foco do beneficiamento do cacau para além da extração das amêndoas que são a matéria-prima do chocolate, focando no aproveitamento integral do fruto do cacau evitando o desperdício da polpa e do mel de cacau.
Cacau consorciado – Abrindo Horizontes
Cidade: São José do Rio Preto (SP)
Organização: Associação Comercial Empresarial de São José do Rio Preto – ACIRP
Total de pessoas beneficiadas: 1000
Objetivo: Construção de um viveiro para oferecer simultaneamente mudas e material genético em maior escala para produtores e viveiristas interessados no consórcio com cacau, juntamente com as informações levantadas nos campos já instalados e reforçados pela ação na linha de pesquisa com materiais clonais diversos.
Circuito Startup Tech – Desafios de MATOPIBA
Cidade: Barreiras (BA) e Balsas (MA)
Organização: Associação Wylinka
Total de pessoas beneficiadas: 80
Objetivo: Circuito de programas (Bootcamp + Sprint) para desenvolvimento de soluções de base científica e tecnológica para os desafios da cadeia de alimentação de MAtopiBA por estudantes universitários das regiões de Balsas e Barreiras.
Resgate da alimentação cultural Xerente com uso de novas práticas agrícolas
Cidade: Pedro Afonso (TO)
Organização: Associação dos Brigadistas Xerente
Total de pessoas beneficiadas: 95
Objetivo: implantar 3ha de agrofloresta, ofertar um curso técnico em agroecologia que permitirá o resgate do preparo das lavouras familiares com seus alimentos tradicionais, a recuperação de áreas degradadas de cerrado e córregos garantindo a segurança hídrica e alimentar ao povo Xerente. Resgatar a troca de saberes de seus anciãos e os jovens com o repasse das técnicas de cultivo e, possibilitar a implementação de um sistema de irrigação por energia solar, atuará no retorno às práticas da agricultura fortalecendo a história e a cultura alimentar deste povo.
Nutrir plantas para nutrir pessoas: fertilização de solos para aumentar a produção de alimentos no Oeste do Pará
Cidades: Santarém (PA)
Organização: Consultoria e Investigação Florestal Júnior – CIFLOR JR
Total de pessoas beneficiadas: 480
Objetivo: Manejar e Fertilizar solos com biofertilizantes produzidos a partir de resíduos orgânicos para aumentar a produção de alimentos de pequenos agricultores em um raio de 40 km da área central de Santarém, Oeste do Pará.
Formação de Jovens Empresários Rurais da Agricultura Familiar
Cidade: Gandú (BA)
Organização: CASA FAMILIAR RURAL DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Total de pessoas beneficiadas: 85
Objetivo: Ofertar educação contextualizada ao campo com o propósito de impulsionar o empreendedorismo na cadeia de produção de alimentação, fortalecer os processos sustentáveis, fomentar à agricultura familiar e a inclusão socioprodutiva, com a geração de trabalho e renda, fixar o jovem no campo e execução de 55 unidades produtivas educativas familiares
Hortas urbanas em rede: assistência técnica, gestão e comercialização
Cidades: Campo Novo do Parecis (MT)
Organização: Associação dos Servidores Penitenciários de Campo Novo do Parecis
Total de pessoas beneficiadas: 475
Objetivo: O objetivo do projeto é aumentar a oferta de alimentos através de hortas urbanas, fortalecer a segurança alimentar da população mais vulnerável e conectar-se em rede com vistas a garantir o acesso de todas as pessoas, em particular pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano, além de promover a criação de um produto para comercialização e rentável para Casa das Marias.
Leite humano em pó: processamento, controle de qualidade e aleitamento materno
Cidades: Maringá (PR)
Organização: Universidade Estadual de Maringá
Total de pessoas beneficiadas: 500
Objetivo: Obtenção do leite humano em pó estendendo o prazo de validade em relação ao leite humano “in natura”. Permitir a utilização do leite humano em pó, em diversas e diferentes situações hospitalares sempre alinhado com as diferentes fases do desenvolvimento do recém-nascido. Realizar campanhas educativas sobre o aleitamento materno e assim preservar sempre a lei natural dos humanos (contato maternal entre mãe e filho).
Gerar Alternativas
Cidade: Curitiba (PR)
Organização: GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional
Total de pessoas beneficiadas: 120
Objetivo: Implementar melhorias na infraestrutura física do programa Banco de Alimentos com a aquisição e doação de um túnel de congelamento e qualificação social e profissional de um grupo de Apenados em liberdade condicional que atuam no beneficiamento dos alimentos doados ao Banco de alimentos do CEASA-PR.
Em 2022, as instituições selecionadas receberão entre R$ 50 mil e R$ 200 mil. A Fundação Cargill tem orgulho em contribuir com iniciativas tão inovadoras e importantes para o desenvolvimento do nosso país, reforçando seu papel de agente transformador e o compromisso com uma alimentação segura, sustentável e acessível.