Selecionados os projetos vencedores do Prêmio Alimentação em Foco 2018

Notícias

Selecionados os projetos vencedores do Prêmio Alimentação em Foco 2018

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA SOBRAL) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL) são as grandes vitoriosas

O Prêmio Alimentação em Foco 2018, voltado a conceder mentoria e apoio financeiro a projetos que atuam com agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos, educação alimentar e/ou empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação, selecionou os projetos vencedores de sua 3ª edição.

Foi durante o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), focado no empreendedorismo social e inovação, que a Fundação Cargill e a Enactus Brasil divulgaram os projetos escolhidos, dentre os 15 que haviam sido pré-selecionados, apresentados por estudantes de instituições de ensino participantes. O evento, em sua versão de 2018, ocorreu em julho, em Fortaleza.

Em paralelo ao Prêmio Alimentação em Foco, a Enactus divulgou também os vencedores do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2018, contemplando em 1º lugar o IFCE Iguatu (que participou do Alimentação em Foco e é bi-campeão do ENEB); e em 2º, o CEFET RJ.

Os projetos premiados pela Fundação Cargill

Inovadores na área de alimentação, os projetos premiados pela Fundação Cargill receberão os prêmios de R$ 7 mil (o 1º colocado) e R$ 5 mil reais (o 2º), que contribuirão para avançar com as iniciativas apresentadas pelos times vencedores.

1º colocado: UVA Sobral – Projeto SerTão Sustentável

O Projeto SerTão Sustentável investe na promoção de ações delineadas nas boas práticas de produção de alimentos e consumo consciente.

Para isso, fomenta na comunidade o desenvolvimento de ações pautadas no fortalecimento da agricultura familiar, principalmente em face da ampliação e aquisição dos gêneros alimentícios, suscitando ainda a minimização da perda e desperdício alimentar por meio da educação e da conscientização da população em relação ao aproveitamento das partes não convencionais dos alimentos, assim transformando hábitos e atitudes.

2º colocado: UFAL – Projeto Amitis

A hidroponia é a técnica de cultivar sem uso do solo, em que raízes recebem uma solução nutritiva, contendo água e nutrientes essenciais ao desenvolvimento.

Para o projeto, usa-se o sistema desenvolvido pelo Eng. Mário Calheiros, composto por uma base suspensa de pallets, em que são utilizadas garrafas PET como canaletas para o cultivo.

Técnicas de cultivo tradicionais são dependentes de solo, espaço físico favorável e possuem alto consumo de água, ao contrário do modelo desenvolvido para o projeto, que permite uma redução em consumo de água de até 90% e implantação em comunidades vulneráveis, com áreas degradadas e solos inférteis.

Parabéns aos participantes! E fiquem atentos à próxima edição.

Veja mais

Nutrindo Soluções Locais – 5ª Edição
Nutrindo Soluções Locais - 5ª Edição
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...