Associação Pedra Bonita apresenta o projeto Agroflorestando em Comunidades

Associação Pedra Bonita apresenta o projeto Agroflorestando em Comunidades

Iniciativa Agroflorestando em Comunidades possui incentivo da Fundação Cargil e promete mudar para melhor a vida de agricultores e comunidades do Mato Grosso do Sul

A Associação Pedra Bonita está em processo de implementação do projeto Agroflorestando em Comunidades. Com apoio da Fundação Cargill, a ação implantará em 28 áreas de 600 m² cada o Sistema Agroflorestal para famílias ligadas às associações Almanara, Esperança, Pedra Bonita e Santana Santa Emília, na região da cidade de Brasilândia, em Mato Grosso do Sul.

Com o projeto, a Associação almeja atender as necessidades agrícolas em regiões menores que cultivam frutas, legumes e verduras, distantes dos grandes centros. A ideia é utilizar a mecanização dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) para gerar mais qualidade de vida, com alimentos agroecológicos que serão utilizados para consumo e comercialização. O projeto também contemplará integração entre os associados das comunidades, mobilização dos produtores na realização de mutirões, troca de mudas e sementes, e produtores cada vez mais capacitados para implantação do sistema de irrigação.

Sistema Agroflorestal (SAF)

De acordo com a Associação Pedra Bonita, uma das responsáveis pelo projeto, o SAF funciona como um consórcio de culturas agrícolas frutíferas e nativas. Ele pode ser utilizado para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas, além de minimizar os riscos das atividades agrícolas para o solo e ataques de pragas. A associação ainda explica que com o SAF o agricultor otimiza o tempo e ganha mais qualidade no solo e no que é cultivado e colhido.

“É um projeto que vem atender as necessidades de produção agrícola em pequenas áreas. Com um olhar panorâmico nas comunidades, observa-se que, grande parcela de seus associados é da melhor idade e necessita das suas produções para subsistência e/ou efetuarem suas comercializações para complementação de renda ou como sua única fonte de renda”, aponta Ana Paula Areias Van Der Laan, Técnica em Comercialização e Gestão com Comunidades da Associação Pedra Bonita.

Beneficiários

Em seu escopo, o Agroflorestando em Comunidades irá contemplar 28 famílias, mas a conta de beneficiários é muito maior, pois o projeto impactará toda comunidade, diretamente ou indiretamente. Garantindo uma alimentação saudável, Serão contemplados com todos os alimentos colhidos no projeto: familiares, crianças das escolas municipais e estaduais, pacientes de hospitais, moradores de casas para idosos, supermercados, mercearias, entre outros, através das vendas nas feiras e nas ruas da cidade.

Ainda de acordo com Ana Paula, a iniciativa já está em execução com quatro grupos de trabalho que se organizaram em mutirões para implantarem as áreas de SAF em cada região. Com o mutirão, as famílias evitarão um problema denominado como monocultura.

“A monocultura é um sistema de exploração do solo especializado em cultivo de uma única plantação. Essa prática deixa as famílias produtoras reféns do mercado e da compra de insumos agrícolas para produção. Muitas vezes, elas dedicam tempo e recurso na produção de um determinado produto e no momento da comercialização dependem da sazonalidade do mercado”, finaliza Ana Paula Areias Van Der Laan – Técnica em Comercialização e Gestão com Comunidades.

Sobre a Associação Pedra Bonita

A Associação Pedra Bonita foi fundada nos anos 2000 no município de Brasilândia, em Mato Grosso do Sul.

Em seus quase vinte anos de história, a associação é responsável pela distribuição de alimentos para hortifrútis, escolas da rede pública e estadual, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) municipal e estadual, além de doações de alimentos para o Hospital Dr Júlio César Paulino Maia, Casa do Idoso de Brasilândia e a APAE.

A Associação Pedra Bonita também participa de mais editais, com objetivo de captar recursos para beneficiar as comunidades de Brasilândia com interesses comuns, além de reivindicar junto aos órgãos públicos para obter melhorias nas vias de acesso e atendimento médico na comunidade.