Como manter a biodiversidade do meio ambiente?

Como manter a biodiversidade do meio ambiente?

Saiba como ajudar a manter a biodiversidade do meio ambiente e proteger o planeta Terra

A biodiversidade, a diversidade entre os seres vivos da Terra e a relação entre eles é de extrema importância para a saúde do planeta. Plantas, microrganismos, animais e todas as variações de vida existentes na terra.

O problema é que o homem interfere nos demais seres da Terra e há imprudência perante as ações. Desmatamento, construções de barragens, queima de combustíveis fósseis, queimadas e muitas outras ações afetam diretamente a biodiversidade.

Essas intervenções humanas acabam destruindo espécies de animais e plantas, causando diversos problemas para a terra, como efeito estufa, extinção de animais, doenças novas infecciosas e muitas outras consequências.

Saiba como manter a biodiversidade do meio ambiente e proteger o planeta Terra.

Proteja animais e plantas que estão à beira da extinção

De acordo com o levantamento do IBGE, em 2014, 3.299 espécies de animais e plantas estavam ameaçadas de extinção no Brasil. Esse número representa mais de 19% do total de espécies.

Para fazer a sua parte e ajudar na proteção das espécies, você pode plantar mudas de árvores e combater o desmatamento das espécies. Ensine as crianças a proteger os animais e a importância de lutar contra o abandono e tráfico.

Cuide dos rios

Cuidar dos rios é cuidar da biodiversidade do meio ambiente. Para ter esse hábito, o primeiro cuidado é não desperdiçar água. Evite também o uso de produtos químicos poluentes próximos aos rios.

Não jogue óleo e outros produtos no ralo da sua casa. Além disso, denuncie poluição em rios e fique atento aos vazamentos.

Não pesque na piracema

Durante o período de reprodução dos peixes de água doce, não pratique a pesca para que seja mantido o ciclo de vida dos animais. Para o caso de pescadores que tiram seu sustento da prática, há instruções para alternativas de pesca durante a piracema.

Denuncie tráfico de animais e plantas silvestres

Caso encontre um caso de tráfico de animais ou plantas silvestres, seja de pessoa física ou jurídica, denuncie o caso para o IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

O IBAMA atua na proteção da biodiversidade e auxilia diversos profissionais relacionados ao meio ambiente. Portanto, caso seja testemunha de um caso ilegal, comunique o instituo.

Reutilize e recicle

O conceito de reciclagem e reutilização são propagados desde as primeiras fases da educação infantil, criando brinquedos com materiais de reciclagem e ensinando as crianças a separar o lixo corretamente.

Após a vida adulta, as ações devem continuar, pensando na separação de cada um dos materiais e no seu destino.

Existem diversas maneiras de aproveitar os materiais já utilizados, como artesanato, reutilização de recipientes e outros destinos para o que viraria lixo.

Uma das opções para incluir a reciclagem no dia a dia é realizar a reciclagem do lixo orgânico, transformando os resíduos em compostagem.

Diminua o consumo de energia elétrica

Ao aplicar a prática da diminuição do consumo de energia, você ajudará tanto na redução da emissão do dióxido de carbono como na economia de água das usinas do planeta.

Outras formas de energias renováveis estão cada vez mais em alta, sendo também uma alternativa para áreas com a possibilidade ou mesmo para empresas.

Informe-se e compartilhe

Para manter a biodiversidade do meio ambiente, é essencial estar atento aos acontecimentos e como recorrer, além de continuar a construir uma rede de luta para proteger a biodiversidade.

Converse com amigos e familiares para incluir práticas sustentáveis e que visam manter a biodiversidade.

Estrutura global para gerenciar a natureza da CDB

A CDB, Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, propôs em 2021 uma nova estratégia global com foco na natureza para ser realizada até 2030. Dentro da estratégia, metas foram criadas para reverter o atual cenário de destruição ecológica da Terra, veja abaixo:

Redução da extinção em dez vezes

Durante a convenção, um dos focos foi a extinção de animais e plantas e como evitá-los. Dentro da proposta, quatro metas foram criadas para que o objetivo seja atingido.

Em divulgação no site da ONU, Elizabeth Maruma Mrema, secretária-executiva da CDB, afirmou ser uma ação urgente. “A estrutura visa incentivar essa ação urgente e transformadora por parte dos governos e de toda a sociedade, incluindo povos indígenas e comunidades locais”, disse.

O objetivo principal da meta de redução da extinção é expandir os ecossistemas em 15% e reduzir os números atuais de extinção.

Diminuir lacuna entre os recursos financeiros disponíveis

A meta do CDB é que essa redução seja de 700 bilhões de dólares por ano. Assim como outras metas da convenção, o prazo também é válido até 2050. O objetivo é utilizar o recurso financeiro para investimento em pesquisas e desenvolvimento em prol da biodiversidade.

Valorização da natureza até 2050

Ainda de acordo com a publicação da ONU, o documento relata que uma das metas é que as contribuições da natureza devem ser “valorizadas, mantidas ou aprimoradas por meio da conservação”.

Isso significa que o que a natureza provê para o planeta deve ser reconhecido e cada vez mais protegido para que as ações naturais sejam mantidas.

Compartilhamento de recursos genéticos para a biodiversidade

O último grande objetivo é focado em uma divisão justa dos atuais recursos disponíveis para o estudo e conservação da biodiversidade, ampliando a participação em subsídios e pesquisas.

Todas as ações vão ser acompanhadas pela ONU e os resultados serão apresentados pelos 196 participantes. Seja na atuação de países ou nas práticas individuais, manter a biodiversidade do meio ambiente é de grande importância, para preservar a vida e a natureza.

Fontes: