Tipos de feijão: conheça quais são e seus benefícios

Tipos de feijão: conheça quais são e seus benefícios

Conheça os diferentes tipos de feijão, seus benefícios e a forma mais comum de consumo

Presente no dia a dia dos brasileiros, o feijão é muito querido e apreciado de norte a sul do País.

Além de seu poder de movimentar a agricultura, muitos médicos recomendam adicionar esse grão à dieta devido aos benefícios à saúde.

Dentre a ampla variedade de tipos de feijão, o mais popular e campeão em vendas é o carioca, que representa cerca de 85% das vendas no País, de acordo com o Instituto Agronômico (IAC). Entretanto, essa não é a única variação da leguminosa.

Quantos tipos de feijão existem?

Há uma grande variedade de tipos de feijão ao redor do mundo. Dados da publicação da FAO (Food And Agriculture Organization) indicam que existem mais de 150 espécies de feijoeiros.

Com base nesses números, acompanhe os tipos de feijão mais comuns no Brasil e suas principais características.

Feijão-carioca

De conhecimento popular, o feijão-carioca possui uma coloração bege com listras marrons. Seu tamanho é médio e o consumo mais comum é a mistura de arroz e feijão. Apreciado no País desde 1970, recebe esse nome por sua semelhança com o piau carioca.

Feijão-preto

Campeão de consumo no Rio de Janeiro, o feijão-preto é rico em fibras e conhecido por ser o principal ingrediente da famosa feijoada, prato tipicamente brasileiro.

Feijão-branco

Menos consumido do que os anteriores, o feijão-branco possui grãos maiores e é muito utilizado na receita de dobradinha. Também é comum encontrar esse tipo de feijão em conjunto com linguiça calabresa.

Feijão-vermelho

O feijão-vermelho apresenta um tamanho menor, além de casca fina e de fácil consumo. Apesar de menos popular do que os demais, está presente em diversas receitas brasileiras.

Feijão-de-corda

O feijão-de-corda é menor, com uma cor bege e hilo preto. Existe uma receita que leva seu próprio nome, feita com feijão, bacon, calabresa e farofa.

Feijão-fradinho

Muito parecido com o feijão-de-corda, o feijão-fradinho é o principal ingrediente para o acarajé, além de marcar presença em diversas outras receitas.

Feijão-caupi

Bem desenvolvido por climas secos e sendo o segundo mais cultivado no Brasil, o feijão-caupi – popularmente conhecido como feijão-de-corda, feijão-fradinho, feijão-macáçar e outros, dependendo da região – é altamente consumido no norte e nordeste do País.

Rico em nutrientes e proteínas, a biofortificação do feijão-caupi tende a impactar diretamente na qualidade alimentar.

Feijão-jalo

O jalo possui um formato maior do que os demais e é pouco conhecido no Brasil. Seu sabor se apresenta de maneira mais adocicada e costuma ter um caldo mais grosso e encorpado.

Feijão-verde

Popular na região Nordeste, o feijão-verde possui mais proteínas do que a ervilha e a vagem. Diversas receitas utilizam o ingrediente, seja como o principal ou secundário.

Feijão-cavalo

O feijão-cavalo se assemelha ao feijão-vermelho por conta da sua coloração. Costuma ser utilizado em saladas, por ser mais firme e consistente.

Feijão-adzuki

Famoso pelas sobremesas japonesas, o tipo de feijão-adzuki é pequeno e adocicado, com uma cor marrom.

Feijão-roxinho

Para finalizar a lista de tipos de feijão, o feijão-roxinho tem textura macia e possui tom avermelhado. A região Sudeste do País tende a ser a que mais consome esse tipo de grão.

Agora que você conhece os principais tipos de feijão, descubra sua origem e benefícios.

Qual a origem do feijão?

Com base na publicação “Origem e história do feijoeiro comum e do arroz”, da Embrapa, o feijoeiro – planta de onde se extrai o feijão – possui registros desde 7.000 a.C.

Já a localidade que deu origem ao famoso feijão se concentra em três centros de produção. Entre eles estão: sudeste dos Estados Unidos até o Panamá, sul dos Andes até o noroeste da Argentina e norte dos Andes até o norte do Peru.

O feijão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, simbolizava vida para o antigo Egito e Grécia. Passado de cultura em cultura, encontra-se presente nos pratos até hoje.

Benefícios do feijão

Seja qual for o tipo do feijão, ele possui muitos benefícios e tende a se manter, independentemente de sua categoria. Mantenha esse alimento na alimentação diária e construa uma dieta equilibrada. Conheça abaixo os principais benefícios do feijão.

Previne a anemia

Com um alto teor de ferro, o feijão é um poderoso aliado na prevenção de deficiência de ferro e da anemia. Em média, o feijão possui 5g de ferro em uma porção. Porém, não é só isso. Sua composição possui outras vitaminas que favorecem a absorção do ferro.

Auxilia o funcionamento do intestino

Por conter muitas fibras, é um alimento que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Além disso, o feijão possui outros benefícios e componentes que ajudam a modular o trânsito intestinal.

Ajuda a controlar o colesterol

Incluir o feijão na alimentação pode ajudar a reduzir o seu colesterol ruim, especialmente se consumido diariamente com moderação. Dessa forma, o benefício também está para a saúde do coração, de modo a melhorar a circulação.

Possui baixo índice glicêmico

Para regular os níveis de açúcar no sangue, o feijão possui um baixo índice glicêmico. Consumir esse grão e outros alimentos leguminosos pode ajudar a diminuir a glicemia e manter seus níveis equilibrados.

Pode melhorar a gordura do fígado

De acordo com a nutricionista Karoline Frota, da Universidade de São Paulo (USP), o consumo de feijão ajuda no colesterol e pode apresentar uma melhora na gordura do fígado, por conta dos benefícios metabólicos observados em testes.

Aproveite a variedade de tipos de feijão e inclua esse alimento e suas versões em sua alimentação diária. Essa prática traz benefícios para a sua saúde.

Fontes: