FAO lança Ano Internacional das Leguminosas

Notícias

FAO lança Ano Internacional das Leguminosas

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, lançou, recentemente, 2016 como sendo o Ano Internacional das Leguminosas. O objetivo da agência é promover no ano que vem o poder da proteína e os benefícios à saúde dos legumes secos.

Com o tema: “Sementes Nutritivas para um Futuro Sustentável”, a meta é chamar atenção para os muitos benefícios desses alimentos, e aumentar a produção e o comércio. Segundo a FAO, as leguminosas representam uma fonte alternativa de proteínas mais barata do que as encontradas nas carnes, têm o dobro das proteínas do trigo e o triplo do arroz, são ricas em micronutrientes, aminoácidos e vitamina B, substâncias que as tornam partes essenciais de uma dieta saudável.

Combate à insegurança alimentar

As leguminosas mais populares são os diversos tipos de feijão: preto, mulatinho, manteiga e carioca; grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha e fava, entre outros. Para o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, as leguminosas são colheitas importantes para a segurança alimentar de grande parte das populações, em particular na América Latina, África e Ásia. Nessas regiões, fazem parte da dieta tradicional e geralmente são produzidas por pequenos agricultores.

 

Veja mais

Nutrindo Soluções Locais – 5ª Edição
Nutrindo Soluções Locais - 5ª Edição
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...