Qual a importância dos fertilizantes no bom desenvolvimento da planta?
Fertilizantes são substâncias utilizadas na agricultura convencional para aumentar a quantidade de nutrientes do solo, e consequentemente da planta e, desta maneira, ter um ganho de produtividade na colheita.
A fertilidade do solo desempenha o principal papel na produtividade da colheita. Um solo fértil, ou seja, rico em nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, garante bons frutos.
Mas, quais são os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das plantas?
Podemos classificá-los em dois grupos: macro nutrientes e micronutrientes.
Os macro nutrientes são essenciais para a vida da planta e por isso são necessários em grandes quantidades. São eles:
- Cálcio;
- Enxofre;
- Fósforo;
- Magnésio;
- Nitrogênio;
- Potássio.
Os micronutrientes possuem função reguladora da planta e são necessários em pequenas quantidades. São eles:
- Boro;
- Cloro;
- Cobalto;
- Cobre;
- Ferro;
- Manganês;
- Molibdênio;
- Níquel;
- Zinco.
Impacto da substância na produtividade agrícola?
Os fertilizantes repõem no solo todos os nutrientes necessários, permitindo que a planta se alimente, cresça mais rápido, mais saudável e produza mais frutos.
Além disso, o fertilizante contribui para que o solo não fique desgastado e, assim, dificultando o plantio das culturas.
Tipos de fertilizantes
Existem dois tipos de fertilizantes que podem fornecer os micronutrientes e macro nutrientes necessários para o solo: minerais e orgânicos.
Fertilizante Mineral
São extraídos do solo ou de minas, passam por transformações em empresas químicas para separar as substâncias, como o fósforo, nitrogênio, potássio.
Os fertilizantes minerais podem ser fornecidos para as plantas através de uma composição de nutrientes ou apenas um único nutriente.
O seu processo de absorção pela planta é rápido, pois são desenvolvidos para disponibilizar prontamente os nutrientes para as plantas.
Os fertilizantes minerais mais utilizados e que fornecem os principais nutrientes necessário para as plantas podem ser classificados em:
- Fosfatados: ricos em fósforo;
- Potássicos: ricos em potássio;
- Nitrogenados: ricos em nitrogênio;
- Corretivos: são calcários, utilizados para corrigir a acidez do solo;
- Mistos: contém mais de um nutriente predominante.
Fertilizante Orgânico
São feitos a partir de restos animais e vegetais, tendo origem, normalmente, em esterco de animais e sobras de frutas e legumes.
Os materiais passam por um processo de decomposição para que os nutrientes fiquem disponíveis para utilização.
Seu processo de absorção pela planta é mais lento do que os fertilizantes minerais, porém eles possuem a vantagem de promover também o desenvolvimento da biodiversidade do solo com o desenvolvimento de micro-organismos, como fungos, que ajudam no crescimento das plantas.
Conheça abaixo os principais tipos de fertilizantes orgânicos:
- Fertilizantes orgânicos simples: obtidos apenas a partir de matéria vegetal e/ou animal;
- Fertilizantes orgânicos mistos: feitos a partir da mistura de dois ou mais fertilizantes orgânicos simples;
- Fertilizantes orgânicos compostos: feitos a partir de material orgânico obtidos por meio de processos químicos, físicos ou bioquímicos;
- Fertilizantes organominerais: obtidos a partir da mistura de fertilizantes orgânicos e minerais;
Para o bom desenvolvimento vegetal, é necessário que os nutrientes sejam disponibilizados em proporções adequadas, pois tanto a deficiência quanto o excesso de nutrientes podem causar limitações na produtividade das plantas.
Para saber qual o tipo de fertilizante ideal para sua lavoura, é necessário estudar as necessidades nutricionais das plantas que serão cultivadas e o estado do solo com relação à disponibilidade de nutrientes, preferencialmente com o acompanhamento de um Engenheiro Agrônomo.
A ajuda de um profissional técnico para avaliar as condições do local, assim como o objetivo da cultura, contribui para minimizar erros e desperdícios.