Fundação Cargill desenvolve sistemas agroflorestais no interior paulista

Notícias

Fundação Cargill desenvolve sistemas agroflorestais no interior paulista

Projeto promove o cultivo consorciado de seringueiras e cacaueiros em São Paulo com dias de campo, visitas técnicas, reuniões e workshops

A Fundação Cargill, com apoio do negócio de Cacau e Chocolate da Cargill, está incentivando o plantio de seringueiras e cacaueiros em Sistemas Agroflorestais (SAF) no Planalto de São Paulo.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e o Escritório de Desenvolvimento Regional São José do Rio Preto (SAA/CATI–EDR SJRP), e com a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto, por meio de sua Diretoria de Agronegócios (ACIRP).

“O objetivo é apresentar à comunidade rural da região uma alternativa de agricultura sustentável. Para isso, estamos implantando Unidades de Adaptação Tecnológica (UAT) que servirão como centros de informações e sediarão reuniões e workshops. Também estão previstos dias de campo e visitas técnicas”, explica o diretor-presidente da Fundação Cargill, Yuri Feres.

As UATs serão inauguradas até maio de 2019 em municípios da região de São José do Rio Preto. Nas unidades, abertas à visitação pública, serão realizadas atividades gratuitas para a comunidade, como cursos sobre Protocolo de Boas Práticas Agrícolas.

Também estão confirmadas visitas técnicas às áreas de SAF com cacau na Bahia e Dia de Campo e Workshop com participação de técnicos da CEPLAC nas unidades implantadas neste projeto.

Sobre a Fundação Cargill

Há 45 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. O foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final.

Em 2017, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 45 projetos em 61 municípios, além de fomentar o trabalho de 51 comitês de voluntariado corporativo. Com a ajuda de 852 voluntários, a instituição beneficiou 51.554 pessoas.

Sobre a Cargill

Os 155 mil funcionários da Cargill em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar.

Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.

No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.

Sobre a SAA/CATI

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), sediada em Campinas (SP),criada em 1967, é um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e têm a missão de promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio de programas e ações participativas com o envolvimento da comunidade, de entidades parceiras e de todos os segmentos dos negócios agrícolas.

Presente em todo estado (594 Casas da Agricultura, 40 Escritórios de Desenvolvimento Regionais e 21 Núcleos de Produção de Sementes e Mudas), coordena e executa os serviços de assistência técnica e extensão rural ao pequeno e médio produtor rural, proporcionando o desenvolvimento do agronegócio, de acordo com a realidade regional.

Ao longo de sua história, têm contribuído para a geração de emprego e renda, segurança alimentar, inclusão social, competitividade do agronegócio, melhora no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e preservação ambiental.
Para mais informações, visite www.cati.sp.gov.br.

Sobre Escritório de Desenvolvimento Rural – EDR de São José do Rio Preto

São Paulo possui uma área de 130.000 hectares de seringueiras (cerca de 56% da produção nacional), sendo a região de São José do Rio Preto a maior produtora de borracha natural do Brasil (34.000 hectares).

A importância sócio econômica da Heveicultura é caracterizada pela geração direta e indireta de empregos no meio rural e pela renda que movimenta a economia dos pequenos municípios, contudo a redução de preços internacionais da commodity borracha tem desestimulado o plantio e exploração dos seringais.

Neste cenário, o Escritório de Desenvolvimento Rural – CATI/SAA, busca alternativas que mantenham a viabilidade desta cultura de grande relevância regional.

Entre as opções encontradas, mencionam-se o emprego do SAF – Sistema Agroflorestal cacaueiro e seringueira, cujos produtos possuem mercado, proporcionando um retorno econômico atrativo, além de ser um modelo sustentável do ponto de vista sócio ambiental.

Sobre a Acirp

Em 17 de outubro de 1920, a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) foi fundada com a missão de congregar a classe empresarial da cidade, defendendo seus interesses.

Com cerca de 5 mil associados, entre micro, pequenas, médias e grandes empresas do comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócios, a Acirp tornou-se uma das mais representativas instituições da sociedade civil organizada da região Noroeste paulista.

Sua atuação em diversos momentos da história de São José do Rio Preto fez dela porta-voz da classe empresarial do município e microrregião e importante player na vida econômica, política e social rio-pretense. A Acirp participa de todos os Conselhos Municipais. Sua diretoria é composta por empresários voluntários.

A instituição mantém uma sede, na área central de São José do Rio Preto (rua Silva Jardim, 3099) onde funciona o “complexo Acirp”, composto pelo Centro de Atendimento, Câmara de Mediação e Arbitragem e o prédio histórico, além de um Centro de Convenções (instalado à avenida Bady Bassitt, 4052) e uma subsede “Distrital Norte” (à avenida Mirassolândia, 1810).

Para mais informações, acesse https://www.acirpriopreto.com.br/

Informações para a Imprensa

Cargill
imprensa@cargill.com
(11) 5099-3127

Creation
Paula Boracini – paula.boracini@creation.io (11) 3027-0276 / (11) 98123-5235
Janahina Rodrigues – janahina.rodrigues@creation.io (11) 3027-0200 ramal: 380
Viviane Santa Cruz – viviane.santacruz@creation.io (11) 3027-0220

Veja mais

Nutrindo Soluções Locais – 5ª Edição
Nutrindo Soluções Locais - 5ª Edição
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...