Fundação Cargill lança edital para apoio de projetos em 2016

Notícias

Fundação Cargill lança edital para apoio de projetos em 2016

Serão selecionados 12 projetos que receberão até R$ 100 mil cada um

No Dia Internacional da Alimentação, 16 de outubro, a Fundação Cargill lança o edital para seleção de projetos que serão apoiados em 2016. Com a iniciativa, a Fundação Cargill visa identificar, estimular o desenvolvimento e apoiar a gestão de projetos realizados por organizações da sociedade civil, voltados à alimentação saudável, segura, sustentável e acessível.

Neste ano, poderão se inscrever organizações não governamentais e sem fins lucrativos instaladas em 23 municípios onde há presença da Cargill. Os projetos poderão receber até R$ 100 mil e deverão ser executados integralmente no decorrer de 2016.

Serão aceitos projetos que atendam a uma das quatro seguintes categorias: produção no campo; combate e prevenção à má nutrição; combate e prevenção à obesidade; e capacitação de profissionais da cadeia de valor de alimentação.

O consultor de sustentabilidade da Unidade de Negócios Foods da Cargill, Márcio Barela, explica que a Fundação Cargill busca projetos que promovam impacto social, ambiental e econômico. “O ideal é apoiarmos projetos que consigam envolver toda a nossa cadeia produtiva, desde o campo até o consumidor, pois dessa forma estaremos participando de projetos que estão alinhados à missão da Fundação”.

Os funcionários da Cargill também podem indicar projetos para serem apoiados. Neste caso, Barela ressalta que é preciso estar atento a algumas questões. A primeira delas é o alinhamento entre o projeto e a missão da Fundação Cargill, que é promover a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, do campo ao consumidor.

Outro aspecto importante é avaliar a legitimidade e a idoneidade da organização indicada, e os impactos provocados pelo projeto proposto. “A Fundação Cargill valoriza voluntários que fazem a conexão com organizações que têm trabalhos sérios e alinhados à sua missão e que precisam de um apoio, não só financeiro, mas também técnico. Projetos que gerem transformações reais e duradouras em suas comunidades ou na cadeia produtiva”, destaca.

Critérios de seleção

Os projetos inscritos serão analisados com base em seis critérios. Entre eles está o alinhamento estratégico da proposta com a missão da Fundação Cargill. A coerência entre o projeto proposto e a missão da própria instituição proponente, ou seja, se o projeto representa uma forma da instituição se fortalecer em sua missão, também será avaliado.

Além disso, a Fundação analisará a relevância do projeto frente ao contexto local no qual pretende atuar, o planejamento e se os indicadores estão alinhados aos objetivos propostos.

Por fim, serão observados quesitos de sustentabilidade e inovação do projeto, bem como o potencial de escala e a consequente transformação social gerada pela proposta.

Cronograma:

Nos meses de janeiro e fevereiro, os projetos selecionados serão visitados por representantes da Fundação Cargill. Nas visitas, serão acordadas as metas e os indicadores a serem acompanhados no desenvolvimento do projeto.

As organizações apoiadas deverão apresentar dois relatórios técnicos e financeiros, que demonstrem a aplicação dos valores recebidos. O primeiro deve ser entregue até 30 de junho e o segundo até 30 de novembro. Também é necessário apresentar um relatório final, até o dia 15 de dezembro de 2016.

Veja mais

Nutrindo Soluções Locais – 5ª Edição
Nutrindo Soluções Locais - 5ª Edição
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...