Poti – UFES

Aproveitamento e redução no descarte inadequado das cascas de camarão, coletando e processando esses insumos, gerando uma farinha nutritiva.

Plantaris – UFRGS

O projeto Plantaris visa empoderar a comunidade ao promover práticas sustentáveis e de economia circular. Sem ele, a comunidade perderia acesso a alimentos saudáveis, fertilizantes acessíveis e conhecimentos práticos sobre compostagem e cultivo.

Fazendinha de Insetos – UFU

Enfrentar os desafios globais de segurança alimentar por meio da sustentabilidade e inovação. Contribuindo para a economia circular, redução do desperdício de alimentos e impactando a renda de pequenos produtores.

Santa Horta – UFRJ

Promover segurança alimentar e conscientização sobre nutrição na comunidade de Santa Marta. A iniciativa melhora o acesso a alimentos frescos, utiliza resíduos orgânicos para adubo e oferece oficinas educativas, promovendo impacto positivo.

Geladow – UNICAMP Limeira

O projeto Geladown trabalha com a venda de geladinhos gourmet, produzidos por jovens com síndrome de down, assim é um projeto de empreendedorismo na cadeia de valor de alimentação. Ao promover, geladinhos artesanais, com baixo industrializados aos consumidores.

PCER – Programa de Capacitação em Empreendedorismo Rural – UFMS

Este projeto visa estimular a inovação e práticas sustentáveis em empreendedorismo na agricultura familiar, aumentando a produtividade e eficiência, além de fortalecer a economia local por meio de atividades como apicultura e horticultura, fruticultura e agroindústrias.

Raízes – Mackenzie Campinas

Gerar fontes de renda para a comunidade através do desenvolvimento de uma produção sustentável, para a irrigação do local, de maneira solar ou eólica. Tecnologias aplicadas nas hortas.

Guardiões do Futuro – UFOPA

Criação e implementação de hortas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com o intuito de promover a educação ambiental e a conscientização sobre sustentabilidade entre crianças.

PantaMel – UFMS

O projeto visa levantar as necessidades específicas da comunidade na produção de mel e promover ações focando no empoderamento junto à comunidade

Agricultores – UEM

O projeto promove a autonomia econômica e a disseminação de práticas sustentáveis, beneficiando toda a comunidade agrícola e contribuindo para seu desenvolvimento, gerando renda e forma sustentável.