Iniciativa fortalece Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e promove impacto social em comunidades diversas
A Fundação Cargill divulga os projetos selecionados para a 4ª edição do programa Nutrindo Soluções Locais, que tem como foco o fortalecimento institucional de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o desenvolvimento de lideranças sociais.
Neste ano, a iniciativa reafirma seu compromisso com a inclusão e a diversidade, direcionando esforços para grupos historicamente menos representados, como pessoas com deficiência, negras, indígenas, mulheres, LGBTI+ e comunidades tradicionais.
Focando no Centro-Oeste do Brasil, região de importância estratégica, mas frequentemente subestimada em termos de investimento social, o Nutrindo Soluções Locais busca reduzir desigualdades regionais.
Apoio técnico e financeiro para até 10 iniciativas
As iniciativas selecionadas na 4ª edição do programa Nutrindo Soluções Locais receberão até R$ 32 mil em financiamento, além de 24 horas de formação especializada. O programa tem como foco cinco áreas estratégicas para fortalecer organizações sociais:
- Articulação e parcerias: estimular redes de colaboração;
- Desenvolvimento de equipes e gestão de pessoas: promover capacitações e melhorar processos internos;
- Governança e estratégia organizacional: estruturar diretrizes e objetivos;
- Infraestrutura e processos de gestão: otimizar recursos e operações;
- Iniciativas socioambientais: criar ações que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente.
Segundo a diretora-presidente da Fundação, Flávia Tayama, “Esta edição do Nutrindo Soluções Locais é especial pois, além de reforçar nosso compromisso com o fortalecimento de OSCs, direcionamos esforços para o Centro-Oeste, uma região que precisa de maior visibilidade e apoio nos investimentos sociais. É gratificante ver projetos tão diversos que, com certeza, terão um impacto positivo nas comunidades locais”.
Os projetos foram escolhidos com base em critérios de capacidade técnica e institucional, potencial de impacto, aderência da proposta e potencial criativo e inspirador. Todos eles serão implementados a partir de janeiro de 2025 e terão duração de 6 meses.
Com essa iniciativa, a Fundação reafirma sua parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), fortalecendo suas ações e contribuindo para a transformação social de longo prazo.
Infraestrutura: Conheça as iniciativas que estão transformando vidas
A melhoria da infraestrutura desempenha um papel crucial em iniciativas que visam inclusão, desenvolvimento comunitário e promoção de oportunidades. Diversas iniciativas estão transformando vidas no Centro Oeste do Brasil, com ações voltadas à modernização de espaços e à oferta de recursos adequados para aprendizado e atividades cotidianas.
Em Lucas do Rio Verde, MT, o projeto Cozinha Inclusiva capacitará 190 pessoas com deficiência em habilidades culinárias, promovendo autonomia e inclusão profissional, com novos equipamentos para aprendizado prático.
No Distrito Federal, o projeto Fortalecimento da Musicalização e Artes beneficiará 150 pessoas com instrumentos musicais e equipamentos de informática para gestão e produção didática.
Em Uruaçu, GO, o projeto Escotismo Sustentável atenderá 183 beneficiários ao concluir a sede escoteira, garantindo segurança e acessibilidade. Em Cuiabá, MT, o projeto Atividade de Vida e Saúde revitaliza espaços esportivos, beneficiando 350 pessoas com melhorias na academia, estruturas e mobiliário.
Desenvolvimento de equipes: Capacitando pessoas para transformar comunidades
O desenvolvimento de equipes e a gestão de pessoas são pilares essenciais para a promoção de ações comunitárias efetivas e sustentáveis. Iniciativas nessa área buscam empoderar profissionais e instituições, garantindo que estejam preparados para enfrentar desafios sociais complexos e impactar positivamente as comunidades em que atuam.
Em Campo Grande, MS, o projeto Equipe Empoderada, Comunidade Empoderada, do Instituto ACIESP, busca qualificar uma equipe multidisciplinar para atender 400 vítimas de violência doméstica, promovendo oficinas, workshops e produção de materiais para prevenção e suporte adequado às vítimas.
No Distrito Federal, a Associação Elas no Poder realiza o projeto Cultura de Feedback e Comunicação Não Violenta, beneficiando 123 pessoas com formações em gestão, comunicação não violenta e feedback, além de pesquisas com voluntárias e encontros regulares para fortalecer a gestão e monitoramento das ações.
Já em Goiânia, GO, o projeto Caminho de Sonhadores, da instituição Oásis de Sonhos, beneficia 200 pessoas ao fortalecer sua gestão interna com a contratação de uma gestora em tempo integral, estruturação de um programa de voluntariado e capacitações em gestão de iniciativas e recrutamento, promovendo maior eficiência nas ações.
Fortalecendo processos de gestão para Iniciativas Socioambientais Sustentáveis
A gestão eficiente e o desenvolvimento de iniciativas socioambientais são essenciais para garantir o impacto positivo e a sustentabilidade das ações realizadas pelas instituições
Em Cuiabá, MT, o projeto Nutrindo Soluções – Realizando Sonhos, do Comitê Pró Infância, beneficiará 170 pessoas ao aprimorar a comunicação, gestão e tecnologia da instituição, com capacitações e implementação de novos sistemas, desde o diagnóstico até o monitoramento dos fluxos de trabalho.
Em Três Lagoas, MS, o projeto Fortalecer para Crescer, do Instituto Ação Social Amor e Atitude, atenderá 35 beneficiários, fortalecendo a instituição com uma equipe especializada, infraestrutura para oficinas profissionalizantes e estratégias de comunicação, por meio de formações, palestras e consultorias.
Governança e estratégia: Estruturando redes cooperativas para o futuro
A governança e a estratégia organizacional são pilares para o crescimento sustentável de instituições e redes cooperativas.
Em Cuiabá, MT, o projeto Fortalecimento e Estruturação da Federação das Cooperativas do Sistema Unicafes em Mato Grosso, promovido pela Associação União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Mato Grosso, beneficiará 2.650 pessoas.
A iniciativa busca estruturar a governança da FECAFES por meio de assessoria em gestão organizacional, registro jurídico, planejamento estratégico e também pretende viabilizar a operacionalização de serviços e ferramentas para comercialização em rede, fortalecendo a atuação das cooperativas e suas conexões no mercado.
A 4ª edição do programa Nutrindo Soluções Locais, da Fundação Cargill, destaca iniciativas que enfrentam desafios concretos em sustentabilidade no Centro Oeste do Brasil. Entre as ações selecionadas estão aquelas que ampliam o acesso a alimentos nutritivos, promovem tecnologias para reduzir o desperdício e fortalecem a agricultura familiar em comunidades vulneráveis.