ITAL lança site sobre alimentos processados

Notícias

ITAL lança site sobre alimentos processados

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou na última semana o site Alimentos Processados. O grande número de informações muitas vezes distorcidas circulando hoje sobre alimentação, dietas milagrosas e conceitos sobre determinados ingredientes foi a motivação para a construção da plataforma. “Queremos ser uma fonte confiável para os consumidores, onde eles possam encontrar informações respaldadas pela Ciência e Tecnologia de Alimentos”, disse o diretor geral da Instituição Luis Madi.

O site traz uma apresentação sobre o que são os alimentos processados e quais seus benefícios, destacando a segurança com relação ao controle de micro-organismos patogênicos, a disponibilidade (que fica favorecida a partir do processamento), o menor custo de produção, entre outros aspectos. Segundo Raul Amaral, coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital, “classificar alimentos em ‘bons’ ou ‘ruins’ de acordo com o nível de processamento é uma atitude sem base científica, que compromete a escolha do consumidor”.

Há também uma seção destinada a debater mitos e fatos relacionados à alimentação. “Os mitos geralmente reforçam a ideia de que um alimento, ingrediente ou aditivo traz benefícios ou prejuízos à saúde sem a devida comprovação científica. Para combatê-los, apresentamos fatos baseados no estado da arte da ciência e tecnologia de alimentos e em estatísticas disponíveis de fontes confiáveis, sempre com revisão sistemática de especialistas pertencentes a importantes instituições acadêmicas, científicas e tecnológicas representativas do setor de alimentos, bebidas e embalagens”, explica Raul.

Em outra área, o site traz informações sobre os ingredientes utilizados nos alimentos processados, explicando o que são os macroingredientes, os aditivos alimentares e demais categorias que podem compor um alimento processado, como as vitaminas, minerais, fibras, entre outros.

Comitê Técnico Científico – As informações disponibilizadas no site passam por um comitê técnico científico, formado por profissionais de renomadas instituições, como a Unicamp, a USP, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o International Food Information Council (IFIC), a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA).

“Por muito tempo nós, profissionais de saúde, e os representantes da indústria dos alimentos, deixamos de nos comunicar de forma eficiente com a sociedade. Isso deu margem para que as pessoas fossem buscar informações em fontes nem sempre confiáveis, criando mitos, terrorismo nutricional e muita insegurança nas pessoas sobre o que devem comer e como comer. Precisamos assumir esse papel de informar adequadamente a população e esta plataforma é uma excelente iniciativa neste sentido”, avaliou o médico pediatra Mauro Fisberg, que participou do evento de lançamento do site.

Veja mais

Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...
Entenda a importância do marketing digital para ONGs
Entenda a importância do marketing digital para ONGs
Insegurança alimentar: impactos e dimensões no Brasil
Insegurança alimentar: impactos e dimensões no Brasil