Leguminosas têm perdido consumo e produção na América Latina

Notícias

Leguminosas têm perdido consumo e produção na América Latina

A importância de defender alimentos leguminosos

“As novas gerações estão perdendo o conhecimento sobre as formas de produção, consumo e preparação de leguminosas. Trata-se de um tesouro latino-americano que está em risco”, afirma Allan Hruska, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), destacando a importância de defender os alimentos nativos e nutritivos.

Na América Latina e no Caribe, as leguminosas têm competido com cultivos mais comerciais e de exportação que ocupam áreas com melhores solos e de mais fácil irrigação.

Segundo uma pesquisa feita pela FAO na região, nas últimas décadas a produção de leguminosas migrou para as regiões mais secas, o que gerou uma queda em seus rendimentos, competitividade, volumes produzidos e no número de produtores que as cultivam.

Consumo de leguminosas

O consumo de leguminosas também diminuiu. “As novas gerações estão perdendo o conhecimento sobre as formas de produção, consumo e preparação de leguminosas. Trata-se de um tesouro latino-americano que está em risco”, afirma Allan Hruska.

Durante este ano, a FAO trabalhou com governos e associações de produtores para revalorizar e reposicionar as leguminosas como alimentos estratégicos para a segurança alimentar e a superação da pobreza rural.

Agricultores familiares: Guardiões das leguminosas

Segundo a FAO, os agricultores familiares são os que ainda preservam o saber e os costumes que os governos precisam para recuperar as leguminosas da região. A agricultura familiar não perdeu o hábito de produzir leguminosas, mantendo redes de troca de sementes no nível dos produtores e práticas ancestrais de manejo, as quais requerem apoio estatal para continuar.

O clima em muitas partes da região possibilita a produção de leguminosas com qualidade e diversidade em pouco tempo, o que permite aos agricultores gerar renda de forma mais rápida.

As leguminosas têm um papel importante como uma alternativa produtiva para as regiões com terrenos marginais e de seca, permitindo a recuperação de solos degradados.

Graças à sua capacidade de adaptação a todo tipo de solos e à relativa falta de cuidados que requerem, as leguminosas são um insumo chave para os agricultores, já que como fixadoras de nitrogênio, aportam adubos verdes que permitem a recuperação e conservação dos solos.

As leguminosas contam também com uma grande diversidade genética e podem ser muito atraentes para os consumidores se estes tiverem a informação necessária, tornando necessário ampliar a divulgação de suas propriedades, preparações e benefícios nutricionais.

Com informações: ONU Brasil

Veja mais

Nutrindo Soluções Locais – 5ª Edição
Nutrindo Soluções Locais - 5ª Edição
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...