Leite de amêndoas: como fazer e quais os benefícios?

Leite de amêndoas: como fazer e quais os benefícios?

Aprenda a produzir seu próprio leite de amêndoas caseiro

Há alguns anos, leite vegetal era sinônimo de leite de soja, afinal era a única opção similar ao leite animal disponível nas prateleiras dos mercados.

Atualmente, bebidas feitas à base de outros grãos – como arroz, aveia e castanhas – vêm agradando os consumidores brasileiros, entre elas, o chamado leite de amêndoas.

Leite de amêndoas é o nome dado a um líquido branco, com aparência de leite, obtido por meio da mistura de amêndoas trituradas e água.

O sabor do leite de amêndoas é neutro e combina tanto com receitas salgadas quanto doces. Além disso, tem textura consistente, dando a sensação de saciedade e é de fácil digestão.

O mercado de leites vegetais

Hoje são comercializadas 44 diferentes marcas de bebidas vegetais no Brasil.

Esse número expressivo é um reflexo da crescente demanda existente no mercado.

Segundo pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional houve um crescimento de 540% no consumo de bebidas de origem vegetal nos últimos 5 anos no Brasil (de 2016 a 2021).

Diferentes motivos levam o consumidor a optar por consumir bebida vegetal: intolerância a lactose, redução de calorias, veganismo, vegetarianismo, busca por uma alimentação saudável.

O que diz a história?

Apesar de ter se tornado mais conhecido no Brasil apenas nos últimos anos, e nos Estados Unidos e Europa nas últimas décadas, o leite de amêndoas é consumido no norte da África e no Oriente Médio há séculos.

Na idade média, este leite tinha adeptos tanto no cristianismo como no islamismo, as duas religiões predominantes no mundo na época e que influenciavam muito na alimentação dos seus fiéis.

De fácil manutenção, poderia ser armazenado fora de refrigeração por alguns dias sem “azedar”, como o leite de vaca.

Por vir de uma noz, ou seja, de uma semente proveniente de uma planta, o leite de amêndoas representava um alimento nutritivo que poderia ser consumido, principalmente na Quaresma, período de prática de jejum de carne e derivados entre os cristãos.

Quais os benefícios do leite de amêndoas?

O consumo desta bebida gera uma série de benefícios para a saúde.

Poucas calorias

Um copo de leite de amêndoas sem açúcar contém cerca de 30 a 50 calorias apenas.

Rico em antioxidantes

Um dos principais antioxidantes (substâncias capazes de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres) encontrado no leite de amêndoas é a vitamina E. Ela auxilia na prevenção de diversas doenças como cardíacas e câncer.

Fonte de magnésio

É rico em magnésio, fundamental para controlar o nível de açúcar no sangue.

Baixo teor de açúcar

Um copo deste leite possui apenas 1 ou 2 gramas de carboidratos. Por isso, é muito indicado para diabéticos.

Faz bem para o coração

É rico em ômega 3, responsável por diminuir os índices do colesterol “ruim” a aumentar o de colesterol “bom” do nosso organismo.

Agora que você já conhece os benefícios, aprenda a produzir o seu próprio leite de amêndoas de maneira prática, utilizando apenas dois ingredientes: amêndoas e água.

Como preparar o leite de amêndoas caseiro tradicional?

• Primeiro, deixe uma xícara de amêndoas mergulhada em água por aproximadamente 12 horas para que elas sejam hidratadas.
  • Depois, descarte a água e leve as amêndoas no liquidificador, adicionando quatro xícaras de água filtrada. Bata até que as amêndoas estejam bem trituradas.
  • Por último, coe a mistura em um pano de prato ou coador de pano para que se separe bem a parte sólida do líquido.

Pronto! Seu leite de amêndoas está pronto para o consumo imediato ou para ser guardado em refrigeração por até 3 dias.

O resíduo sólido que sobra no coador pode gerar outras receitas, como por exemplo, patê de amêndoas após ser salgado e temperado.

Existe a opção de preparar o leite de amêndoas caseiro sem coar:

Neste caso, após deixar as amêndoas de molho por 12 horas, descasque-as com a ajuda de água morna e bata as amêndoas descascadas no liquidificador com água. Depois disso, já está pronto, sem precisar coar.

Atenção: não é recomendado substituir o leite de vaca pelo leite de amêndoas sem a orientação de uma nutricionista. Cada alimento possui diferentes propriedades e benefícios para a saúde.

Fontes