Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Romã: por que a fruta é popular no ano novo?
Romã: por que a fruta é popular no ano novo?

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
29/12/2021
Alimentação AcessívelNotícias

Romã: por que a fruta é popular no ano novo?


Aprenda a simpatia da romã que promete trazer prosperidade, amor e dinheiro para o novo ano

No último mês do ano, mercados, feiras e hortifrutis ampliam seus estoques de romãs, prevendo o crescimento repentino da sua procura. 

Impulsionado por superstições de ano novo, o consumo dessa fruta aumenta significativamente em dezembro. Muitas pessoas acreditam que as sementes de romã, consumidas na noite de réveillon e guardadas na carteira, trazem abundância e fertilidade durante o ano todo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse fruto repleto de misticismo.

Como é o fruto?

A romã é o fruto da romãzeira, árvore nativa do Irã (antiga Pérsia), comum na região do Oriente Médio e parte da Ásia e Europa. 

Com a casca bem dura, tem o tamanho de uma laranja com formato um pouco mais achatado, quase hexagonal. O pigmento da casca pode ser marrom brilhante, amarelado ou rosado. Por dentro, é formada por uma polpa comestível formada por centenas de sementes bem vermelhas inseridas em bolsas individuais.   

Como surgiram as crenças?

A importância da romã é milenar.

Por ser vigorosa e ter uma quantidade muito grande de sementes, ela sempre foi associada a fartura, fertilidade e prosperidade.

Para os gregos, a romã era símbolo de fecundidade e amor. Segundo a mitologia grega, a primeira árvore de romã surgiu por ordem de Afrodite, a deusa da beleza e do amor.

Para os judeus, a romã é um símbolo religioso que traz esperança para um ano novo próspero. Alguns judeus ocidentais têm o costume de guardar os caroços de fruta debaixo do travesseiro para atrair prosperidade ao novo ano judaico.

Na Roma antiga, a romã simbolizava riqueza e nobreza e sempre estava presente nas refeições dos banquetes e cerimoniais. 

No catolicismo é tradição consumir romãs nos Dias de Reis, comemorado em seis de janeiro, como forma de conexão espiritual e religiosa com os três Reis Magos.

Além de todo o simbolismo que o envolva, esse fruto é bastante saboroso e rico em nutrientes.

Benefícios da romã

A romã melhora o sistema imunológico por ser rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico.

Além disso, é rica em compostos com ações antioxidantes e anti-inflamatória, prevenindo doenças do coração, câncer e até Alzheimer. Pode ser consumida in natura, em saladas, sobremesas e sucos.

Se você se interessou pelo poder místico desta fruta, confira o passo a passo de uma simpatia que promete atrair prosperidade para o novo ano.

Simpatia da romã no ano novo

Existem muitas variações da simpatia para atrair fartura, dinheiro e amor para o ano novo, vamos descrever abaixo sua versão mais tradicional:

Você vai precisar de:

  • uma romã
  • uma faca 
  • um pedaço de papel branco 
  • um pedaço de pano
  • muita fé

Providencie a romã alguns dias antes de 31 de dezembro. 

A fruta pode ser armazenada em temperatura ambiente, ela terá durabilidade de aproximadamente duas semanas. Caso esteja muito madura, é recomendado mantê-la sob refrigeração para que se mantenha fresca por mais tempo.

Na noite de ano novo, o mais próximo possível da meia noite, corte-a ao meio com o auxílio de uma faca. Você vai notar seu interior repleto de sementes vermelhas.

Usando sua intuição, de maneira tranquila e concentrada escolha três sementes e as mantenha com você até a virada do ano.

Às 0:00h do dia primeiro de janeiro, coloque as sementes na boca sem mordê-las. Tenha bastante cuidado pois elas são muito delicadas. 

Mentalize, então, três pedidos relacionados à prosperidade, amor ou dinheiro que você quer que se realize no próximo ano.

Quanto mais forte a vibração, mais o universo irá conspirar a seu favor.

Então, retire-as da boca, as seque num pedaço de pano e as enrole no papel branco.

Você deverá manter as sementes sempre junto a você, de preferência dentro da carteira, levando as boas vibrações emanadas na noite de ano novo para todo o ano seguinte.

 

Fontes:

https://www.ecycle.com.br/roma/

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/8543-a-origem-dos-costumes-que-fazem-parte-da-noite-de-ano-novo

https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/roma

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rom%C3%A3

https://www.tuasaude.com/roma/

https://comoarmazenar.com/1533/como-armazenar-roma-fresca-e-suco/

https://www.wemystic.com.br/simpatia-roma-prosperidade-fartura/




Conteúdos relacionados



Projetos aprovados 8º Edital Fundação Cargill

Desperdício de alimentos: atitudes que mudam o cenário

Projeto Leite Humano em pó

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
156 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
67 postagens
Institucional
78 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade