Romã: por que a fruta é popular no ano novo?

Romã: por que a fruta é popular no ano novo?

Aprenda a simpatia da romã que promete trazer prosperidade, amor e dinheiro para o novo ano

No último mês do ano, mercados, feiras e hortifrutis ampliam seus estoques de romãs, prevendo o crescimento repentino da sua procura.

Impulsionado por superstições de ano novo, o consumo dessa fruta aumenta significativamente em dezembro. Muitas pessoas acreditam que as sementes de romã, consumidas na noite de réveillon e guardadas na carteira, trazem abundância e fertilidade durante o ano todo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse fruto repleto de misticismo.

Como é o fruto?

A romã é o fruto da romãzeira, árvore nativa do Irã (antiga Pérsia), comum na região do Oriente Médio e parte da Ásia e Europa.

Com a casca bem dura, tem o tamanho de uma laranja com formato um pouco mais achatado, quase hexagonal. O pigmento da casca pode ser marrom brilhante, amarelado ou rosado. Por dentro, é formada por uma polpa comestível formada por centenas de sementes bem vermelhas inseridas em bolsas individuais.

Como surgiram as crenças?

A importância da romã é milenar.

Por ser vigorosa e ter uma quantidade muito grande de sementes, ela sempre foi associada a fartura, fertilidade e prosperidade.

Para os gregos, a romã era símbolo de fecundidade e amor. Segundo a mitologia grega, a primeira árvore de romã surgiu por ordem de Afrodite, a deusa da beleza e do amor.

Para os judeus, a romã é um símbolo religioso que traz esperança para um ano novo próspero. Alguns judeus ocidentais têm o costume de guardar os caroços de fruta debaixo do travesseiro para atrair prosperidade ao novo ano judaico.

Na Roma antiga, a romã simbolizava riqueza e nobreza e sempre estava presente nas refeições dos banquetes e cerimoniais.

No catolicismo é tradição consumir romãs nos Dias de Reis, comemorado em seis de janeiro, como forma de conexão espiritual e religiosa com os três Reis Magos.

Além de todo o simbolismo que o envolva, esse fruto é bastante saboroso e rico em nutrientes.

Benefícios da romã

A romã melhora o sistema imunológico por ser rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico.

Além disso, é rica em compostos com ações antioxidantes e anti-inflamatória, prevenindo doenças do coração, câncer e até Alzheimer. Pode ser consumida in natura, em saladas, sobremesas e sucos.

Se você se interessou pelo poder místico desta fruta, confira o passo a passo de uma simpatia que promete atrair prosperidade para o novo ano.

Simpatia da romã no ano novo

Existem muitas variações da simpatia para atrair fartura, dinheiro e amor para o ano novo, vamos descrever abaixo sua versão mais tradicional:

Você vai precisar de:

• uma romã
  • uma faca
  • um pedaço de papel branco
  • um pedaço de pano
  • muita fé

Providencie a romã alguns dias antes de 31 de dezembro.

A fruta pode ser armazenada em temperatura ambiente, ela terá durabilidade de aproximadamente duas semanas. Caso esteja muito madura, é recomendado mantê-la sob refrigeração para que se mantenha fresca por mais tempo.

Na noite de ano novo, o mais próximo possível da meia noite, corte-a ao meio com o auxílio de uma faca. Você vai notar seu interior repleto de sementes vermelhas.

Usando sua intuição, de maneira tranquila e concentrada escolha três sementes e as mantenha com você até a virada do ano.

Às 0:00h do dia primeiro de janeiro, coloque as sementes na boca sem mordê-las. Tenha bastante cuidado pois elas são muito delicadas.

Mentalize, então, três pedidos relacionados à prosperidade, amor ou dinheiro que você quer que se realize no próximo ano.

Quanto mais forte a vibração, mais o universo irá conspirar a seu favor.

Então, retire-as da boca, as seque num pedaço de pano e as enrole no papel branco.

Você deverá manter as sementes sempre junto a você, de preferência dentro da carteira, levando as boas vibrações emanadas na noite de ano novo para todo o ano seguinte.

Fontes: