Campanha Brasil Saudável e Sustentável é lançada no Rio de Janeiro

Notícias

Campanha Brasil Saudável e Sustentável é lançada no Rio de Janeiro

O governo federal, em parceira com organizações da sociedade e o setor privado, lançou nesta terça-feira (15), no Rio de Janeiro, a campanha Brasil Saudável e Sustentável, um conjunto de iniciativas com objetivo de promover a alimentação saudável e alertar para os riscos da má alimentação. O calendário das ações começa no dia 15 de março, Dia do Consumidor, passa pelas Olimpíadas Rio 2016 e vai até maio de 2017.

A campanha vai promover o acesso à informação para sensibilizar o consumidor, o mercado privado e o agricultor; disseminar informações para a população a respeito dos benefícios da alimentação saudável e apoiar a divulgação de práticas alimentares saudáveis nas redes públicas de saúde, educação e assistência social.

Serão realizadas ações que estimulem as pessoas a refletir sobre os hábitos de consumo e a optar por escolhas alimentares saudáveis, demonstrando as vantagens do consumo de produtos locais, frescos, vindos da agricultura familiar e da produção orgânica ou agroecológica.

Combate à obesidade e sobrepeso

A promoção da alimentação saudável está no centro da pauta do governo federal. Após o Brasil sair, em 2014, do Mapa Mundial da Fome, publicado anualmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), outro desafio surgiu: o combate à obesidade e o sobrepeso. Preocupado com este quadro, um conjunto de políticas públicas e outras iniciativas de garantia de acesso a alimentos vem sendo reforçado.

Indicadores demonstram que, atualmente, um terço das crianças brasileiras está com sobrepeso, 56,9% da população adulta está com excesso de peso e destes, 21,3% estão obesos (PNE, 2015). Isto tem contribuído com a expansão de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, muitas delas decorrentes da má alimentação, e que são responsáveis 72% das mortes no Brasil.

“Esperamos atingir o maior número de pessoas possíveis com esta mensagem que é, ao mesmo tempo, um alerta e um estímulo a práticas alimentares mais saudáveis. O Brasil, como grande produtor de alimentos saudáveis e sustentáveis, não pode ver sua população entrar no mapa da obesidade. O desafio é de todos”, afirma a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

2016: um prato cheio de atividades

De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, “o momento é de unir esforços em torno da promoção da alimentação saudável e combater a obesidade”. Uma série de atividades da campanha se concentrará no Rio de Janeiro. Porém, a proposta é que as ações ganhem escala e inspirem outras iniciativas pelo país.

 

Acesse o site e conheça a campanha: http://brasilsaudavelesustentavel.gov.br/

Com informações: Portal Brasil e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Veja mais

Nutrindo Soluções Locais – 5ª Edição
Nutrindo Soluções Locais - 5ª Edição
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Fundação Cargill lança Programa Raízes da Transformação
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...