Tendências monitoradas pela Série Brasil Trends 2020 se confirmam com o passar dos anos

Notícias

Tendências monitoradas pela Série Brasil Trends 2020 se confirmam com o passar dos anos

A necessidade de posicionamento das agências reguladoras em relação a todos os health claims existentes no mercado é apenas uma das tendências identificadas pelos estudos da iniciativa ‘Brasil Trends 2020’ que vêm se confirmando com o tempo.

Segundo a pesquisa “é importante haver rigor na aprovação dos health claims propostos pela indústria, pois é um dos pilares da confiança dos consumidores no sistema de alimentação”. No entanto, o estudo identifica também que “o mesmo rigor deveria existir em relação aos health claims fora do escopo da rotulagem dos alimentos processados, que são caracterizados por diversos tipos de informações em pontos de venda do varejo, na mídia (televisão, revistas, jornais), internet (blogs de nutricionistas/médicos/curiosos etc.) e mesmo em eventos que livremente afirmam a existência de benefícios de alimentos, bebidas e suplementos, sem qualquer evidência científica que as sustente”.

O alerta é feito considerando que as agências regulatórias podem não dispor de recursos suficientes para controlar tudo que acontece na sociedade, mas lembrando que as agências têm condições de orientar e alertar sobre os riscos de divulgar informações enganosas à população, que está cada vez mais atenta às informações que recebe e, principalmente às que deixa de receber.

 

Brasil Trends 2020

A Brasil Food Trends 2020 é uma iniciativa intersetorial, que congrega indústrias e empresas de diversos setores, coordenada pela FIESP, onde são apresentados à indústria, aos consumidores e ao Governo, entre outros públicos, e que pretende analisar as tendências profundas do consumo de alimentos no nosso País nos próximos anos.

Os principais fatores que impactam as mudanças são: crescimento econômico, demografia (envelhecimento), maior número de mulheres trabalhando fora de casa.

Para nortear os estudos – realizados até o ano de 2015 – foram usados cinco eixos que moveram o mercado de alimentos internacionalmente nos últimos anos: (i) Sensorialidade e Prazer (ii) Saudabilidade e Bem-Estar (iii) Conveniência e Praticidade (iv) Confiabilidade e Qualidade (v) Sustentabilidade e Ética.

Os estudos da Série Brasil Trends 2020 são resultados do monitoramento das tendências e inovações no setor de alimentos, bebidas e embalagem, os dados foram baseados em estudos, pesquisas e visitas técnicas a feiras e congressos do setor. A realização destes estudos contribui para a disseminação de informações estratégicas, de forma pública e gratuita, gerando benefícios a milhares de empresas, auxiliando-as de algum modo a inovar e continuar fornecendo à sociedade brasileira alimentos de qualidade, agregando valores que permitem ao consumidor criar uma relação estreita de identidade e confiança no setor.

Outras tendências também se confirmam.

Confira aqui a série de publicações.

Veja mais

Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutr...
Entenda a importância do marketing digital para ONGs
Entenda a importância do marketing digital para ONGs
Insegurança alimentar: impactos e dimensões no Brasil
Insegurança alimentar: impactos e dimensões no Brasil
Conheça as 15 iniciativas selecionadas pela Fundação Cargill na Chamada Semeia 2024
Conheça as 15 iniciativas selecionadas pela Fundação Cargill na Chamada Semei...