Café da manhã: momento de cuidar da saúde

Notícias

Café da manhã: momento de cuidar da saúde

Ao acordar, nosso corpo precisa se restabelecer após um longo período de jejum, por isso, o café da manhã é considerado uma das refeições mais importantes do dia. “Durante o sono nosso organismo continua trabalhando nas funções vitais e é com o café da manhã que conseguimos repor essa energia para desempenhar as tarefas diárias”, afirma Daniela Dezoti, nutricionista com especialização em Nutrição Humana e Terapia Nutricional.

Apesar do reconhecimento de sua importância, pesquisas apontam para a tendência global de pouca atenção e dedicação a essa refeição e até mesmo a diminuição de seu consumo devido a diversos fatores, sobretudo, a falta de tempo no dia a dia.

Em uma revisão sobre o tema, o Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificou entre as pesquisas um dado que indica que crianças e adolescentes, entre 4 e 18 anos, compõem o grupo com menor consumo de café da manhã, situação preocupante visto que esta refeição é fundamental para o desenvolvimento humano.

“Já é comprovado cientificamente que crianças que têm o hábito de se alimentar pela manhã têm um melhor desenvolvimento cognitivo, maior capacidade para resolução de problemas, melhor memória e consequentemente melhor desempenho escolar”, afirma a endocrinologista Giulianna Pansera, pós-graduada em Endocrinologia pelo IPMED e Harvard.

Um equívoco comum também é manter-se em jejum após acordar enquanto se realiza dietas, uma vez que o consumo de café da manhã está associado a baixo risco de sobrepeso e obesidade. “A omissão do café da manhã prejudica o processo de emagrecimento, pois quando se permanece em jejum, na próxima refeição a chance de se exagerar no consumo dos alimentos é grande”, explica Daniela. “Daí a importância de se alimentar de três em três horas”, reforça.

Ainda segundo Daniela, é importante o planejamento e organização dos alimentos a serem consumidos. “A escolha dos produtos deve apresentar harmonia e qualidade. E não somente no café da manhã, mas no decorrer do dia. Deve-se evitar excesso de alimentos ricos em açúcares, gorduras e sódio”.

Os especialistas recomendam a inclusão de alimentos compostos de carboidratos, como pães, torradas, biscoitos – por serem importantes fontes de energia; de proteínas, para a manutenção da massa muscular, como queijos, iogurte, leite; frutas e verduras, que além de proteínas, possuem vitaminas e minerais; e fibras, presentes em cereais, para o bom funcionamento do intestino.

“Normalmente eu indico o consumo de aveia, leite de amêndoas, café, chá, iogurtes desnatados sem sabor, ovos, frutas e alguns outros grãos e sementes. Você não precisa comer tudo isso de uma vez só, mas faça sua combinação saudável”, sugere Giullianna.

Veja mais

Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Chamada Semeia Fundação Cargill 2025
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais
Fundação Cargill anuncia as iniciativas selecionados para a 4ª edição do Nutrind...
Entenda a importância do marketing digital para ONGs
Entenda a importância do marketing digital para ONGs
Insegurança alimentar: impactos e dimensões no Brasil
Insegurança alimentar: impactos e dimensões no Brasil