Dia Mundial da Alimentação promove discussões e eventos ao redor do mundo

Dia Mundial da Alimentação promove discussões e eventos ao redor do mundo

Anualmente, no dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. O dia foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e também marca a data de sua fundação. Esse dia é considerado um dos mais importantes da ONU, pois promove a participação de 150 países ao redor do mundo, através de eventos e atividades de divulgação, em parceria com governos e empresas. A celebração surgiu em 1981 com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre questões relacionadas à alimentação e a cada ano promove um assunto diferente.

Em 2019, o Dia Mundial da Alimentação terá como foco o tema: Dietas saudáveis para um mundo com fome zero. O assunto foi escolhido por conta de dados alarmantes da própria FAO que demonstram que mais de 820 milhões de pessoas ao redor do mundo estão em situação de fome e um número ainda maior de indivíduos apresentam sobrepeso ou obesidade. Portanto, o objetivo da data neste ano, é promover conhecimentos para uma alimentação nutritiva, estimulando uma dieta saudável e acessível para todos, em todos os lugares. Esse tema, vai ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável, presente na Agenda 2030, plano de ação da ONU que traça metas mundiais para alcançarmos um desenvolvimento sustentável até 2030.

O BRASIL E A FUNDAÇÃO CARGILL NESTE CONTEXTO

O Brasil tem compromissos com o Dia Mundial da Alimentação e com a Agenda 2030, além de garantir em sua Constituição Federal, Lei nº 11.346, uma alimentação adequada e segurança alimentar e nutricional da população. Nesse cenário, a Fundação Cargill atua há 46 anos disseminando conhecimento e incentivando iniciativas que promovem uma alimentação segura, sustentável e acessível em todo o país. Ao longo dessa trajetória já foram diversos projetos apoiados tecnica e financeiramente, como a iniciativa Comer e Brincar na Escola, Serve Pra Quê?Prato Firmeza, O Guia de Gastronomia das Quebradas de SP.

Neste mês de Setembro, a Fundação Cargill também publicou o regulamento para o Prêmio Alimentação em Foco, realizado em parceria com a Enactus Brasil, que visa estimular estudantes universitários a desenvolver projetos de empreendedorismo em suas comunidades, com o enfoque no tema alimentação em sua cadeia.Entre Setembro e Dezembro a Cargill globalmente estimula a atuação de seus voluntários corporativos em suas comunidades por meio da Temporada da Alimentação. No Brasil não poderia ser diferente, e os voluntários do Semeando futuro, Programa de voluntariado Corporativo da Cargill, se mobilizam em todo o Brasil com ações em suas comunidades, beneficiando milhares de pessoas anualmente.