Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde

Notícias

Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde

escolhas sustentáveis para saúde

Entenda o que realmente é consumo consciente e como tomar decisões de compra mais sustentáveis pode beneficiar sua saúde e qualidade de vida

A humanidade consome 74% a mais de recursos do que o Planeta Terra é capaz de regenerar anualmente. Esse dado coloca o consumo consciente como uma necessidade inadiável para todos nós.

Não se deixe enganar, para colocar o consumo consciente na sua vida você não precisa ser vegetariano, vegano ou viver sem conforto.

Então, vamos começar com o básico? Conheça a seguir o que é o consumo consciente de verdade, porque e como colocá-lo em prática na sua vida!

O que é consumo consciente?

O consumo consciente consiste em compreender qual o seu papel em uma cadeia produtiva e como suas escolhas impactam o todo.

Isso significa que você precisa fazer as melhores escolhas ambientais o tempo todo? Não necessariamente, mas é importante que tenha consciência sobre as suas opções.

Trata-se, basicamente, de estar bem-informado para que possa escolher de acordo com seus princípios e valores pessoais.

Se, com mais informação, você adaptar suas práticas para que elas sejam mais sustentáveis, ótimo! O consumo consciente é, afinal, sobre escolhas.

E o que seria exercer um consumo consciente então?

Na prática, o consumo consciente é sobre evitar o excesso de compras, adquirindo apenas aquilo que é realmente necessário e que faz sentido para você.

Isso ajuda a evitar o acúmulo e a necessidade de produção irracional do nosso tempo que também acaba por levar ao descarte e produção de lixo.

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020 cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que significa mais de 1 kg por dia.

O consumo consciente ajuda a evitar essa produção exacerbada de lixo.

Também é um princípio os 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Isso quer dizer reduzir a compra sempre que possível, reutilizar aquilo que pode ser aproveitado para outros fins e fazer o descarte correto dos resíduos por meio da reciclagem.

Qual a importância do consumo consciente?

Se nesse momento você está usando um computador ou celular está integrado em extensas cadeias produtivas que têm início com o desenvolvimento de tecnologia, passam pela mineração do solo, incluem mão-de-obra em algum lugar do mundo e chegam até você por meio de uma rede logística de transporte.

Saber isso não exige que você deixe de usar os eletrônicos, mas permite que você se informe sobre as práticas das empresas que consome. 

Elas promovem políticas ambientais? Estão comprometidas com mão de obra justamente remuneradas? Pesquisam alternativas com menor impacto ao meio ambiente?

Quando você escolhe uma marca e não outra se compromete com todo o processo produtivo que ela coloca em prática.

O consumo consciente também pode beneficiar seu bolso: em vez de trocar de celular em cada lançamento, que tal substituir o aparelho só quando ele realmente deixar de atender suas necessidades? 

E com isso, uma opção é levar o aparelho antigo para um ponto de recolhimento de eletrônicos, onde ele será descartado corretamente e com aproveitamento de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados.

O consumo consciente também pode ser benéfico para sua saúde. Quer um exemplo? Que tal o uso de peças de roupa ecologicamente sustentáveis que incluem menos uso de sintéticos e reduzem as chances de alergias?

O mesmo pode ser dito sobre sua alimentação. Muitas das escolhas ambientalmente responsáveis são também aquelas que são as mais benéficas à sua saúde, como orgânicos.

Como fazer escolhas mais responsáveis?

escolhas sustentáveis para saúde

O consumo consciente é uma categoria genérica, pois, diariamente, consumimos produtos e serviços de segmentos diversos e, em todos, é possível fazer escolhas que sejam melhores do ponto de vista ambiental e social.

Alimentação

No quesito alimentação, por exemplo, a recomendação é optar por alimentos naturais que são cultivados na sua região, como frutas, verduras, hortaliças e também grãos e cereais.

Os produtos de origem animal podem, sim, ser consumidos, mas dê preferência para aqueles que respeitam os ciclos da natureza. Isso garante a redução do consumo indireto de antibióticos e outros químicos utilizados na agropecuária.

Lembre-se de pensar também sobre o descarte. A dica é reciclar tudo o que for possível, como embalagens, e usar menos plástico. Os resíduos orgânicos, por sua vez, podem se transformar em adubo.

Mobilidade

Nossas escolhas diárias de mobilidade também geram impactos ambientais, principalmente quando há priorização do transporte individual.

Se for possível para você, faça trajetos em meios de transporte mais sustentáveis, como a pé, de bicicleta ou de transporte público.

Itens pessoais 

Atualmente, diversos segmentos já investem em opções mais sustentáveis.

Na área de higiene pessoal, por exemplo, algumas opções incluem: escova de dente de bambu, dermocosméticos em barra, redução do uso de embalagens plásticas, produtos veganos etc.

No segmento de moda também existem opções de menor impacto ambiental, como couro sintético, cores cruas sem tingimento, peças veganas e outras.

Você não precisa ser vegano para consumir produtos que evitam a exploração animal, inclusive é uma opção para um consumo consciente e mais sustentável mesmo se você não quiser aderir a essa opção no que se refere à alimentação.

Eletrônicos

Como vimos antes, o consumo de eletrônicos, invariavelmente, te coloca como parte de uma cadeia produtiva com grandes impactos ambientais.

Ainda assim, o consumo consciente de eletrônicos é viável. Por exemplo, substitua os aparelhos apenas quando for realmente necessário, evitando a substituição precoce que gera mais lixo.

Também é indicado fazer o descarte correto desses itens em locais especializados, o que garante o reuso ou reciclagem dos materiais e evita a contaminação do solo, por exemplo.

O consumo consciente inclui ainda a opção por marcas que colocam em prática valores socioambientais que você quer ver mais no mundo.

Unindo responsabilidade ambiental e qualidade de vida

O movimento de consumo consciente visa, justamente, conscientizar as pessoas sobre o impacto das ações e escolhas de compra e consumo visto que tudo está integrado em uma cadeia produtiva e logística até chegar em nossas casas.

Ter essa consciência garante que nossas escolhas diárias sejam mais benéficas para nós e para o meio ambiente.

Engana-se quem pensa que a vida na cidade nada tem a ver com a responsabilidade ambiental.

Quando escolhemos meios de transporte menos poluentes, por exemplo, há um impacto positivo na qualidade do ar que respiramos.

Quando fazemos o descarte correto do lixo, prevenimos enchentes e minimizamos casos de contaminação do solo que chegam aos reservatórios de água que nós mesmos consumimos.

Quando compramos de pequenos produtores locais e respeitamos a sazonalidade dos alimentos, nos conectamos com as reais necessidades do nosso corpo e apoiamos a economia local. 

Portanto, cuidar da natureza ao nosso redor por meio do consumo consciente, mesmo que morando nas cidades, impacta diretamente a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida. 

 

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais
Proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais