Fundação Cargill desenvolve sistemas agroflorestais no interior paulista

Fundação Cargill desenvolve sistemas agroflorestais no interior paulista

Projeto promove o cultivo consorciado de seringueiras e cacaueiros em São Paulo com dias de campo, visitas técnicas, reuniões e workshops

A Fundação Cargill, com apoio do negócio de Cacau e Chocolate da Cargill, está incentivando o plantio de seringueiras e cacaueiros em Sistemas Agroflorestais (SAF) no Planalto de São Paulo.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e o Escritório de Desenvolvimento Regional São José do Rio Preto (SAA/CATI–EDR SJRP), e com a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto, por meio de sua Diretoria de Agronegócios (ACIRP).

“O objetivo é apresentar à comunidade rural da região uma alternativa de agricultura sustentável. Para isso, estamos implantando Unidades de Adaptação Tecnológica (UAT) que servirão como centros de informações e sediarão reuniões e workshops. Também estão previstos dias de campo e visitas técnicas”, explica o diretor-presidente da Fundação Cargill, Yuri Feres.

As UATs serão inauguradas até maio de 2019 em municípios da região de São José do Rio Preto. Nas unidades, abertas à visitação pública, serão realizadas atividades gratuitas para a comunidade, como cursos sobre Protocolo de Boas Práticas Agrícolas.

Também estão confirmadas visitas técnicas às áreas de SAF com cacau na Bahia e Dia de Campo e Workshop com participação de técnicos da CEPLAC nas unidades implantadas neste projeto.

Sobre a Fundação Cargill

Há 45 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. O foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final.

Em 2017, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 45 projetos em 61 municípios, além de fomentar o trabalho de 51 comitês de voluntariado corporativo. Com a ajuda de 852 voluntários, a instituição beneficiou 51.554 pessoas.

Sobre a Cargill

Os 155 mil funcionários da Cargill em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar.

Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura.

No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.

Sobre a SAA/CATI

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), sediada em Campinas (SP),criada em 1967, é um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e têm a missão de promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio de programas e ações participativas com o envolvimento da comunidade, de entidades parceiras e de todos os segmentos dos negócios agrícolas.

Presente em todo estado (594 Casas da Agricultura, 40 Escritórios de Desenvolvimento Regionais e 21 Núcleos de Produção de Sementes e Mudas), coordena e executa os serviços de assistência técnica e extensão rural ao pequeno e médio produtor rural, proporcionando o desenvolvimento do agronegócio, de acordo com a realidade regional.

Ao longo de sua história, têm contribuído para a geração de emprego e renda, segurança alimentar, inclusão social, competitividade do agronegócio, melhora no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e preservação ambiental.
Para mais informações, visite www.cati.sp.gov.br.

Sobre Escritório de Desenvolvimento Rural – EDR de São José do Rio Preto

São Paulo possui uma área de 130.000 hectares de seringueiras (cerca de 56% da produção nacional), sendo a região de São José do Rio Preto a maior produtora de borracha natural do Brasil (34.000 hectares).

A importância sócio econômica da Heveicultura é caracterizada pela geração direta e indireta de empregos no meio rural e pela renda que movimenta a economia dos pequenos municípios, contudo a redução de preços internacionais da commodity borracha tem desestimulado o plantio e exploração dos seringais.

Neste cenário, o Escritório de Desenvolvimento Rural – CATI/SAA, busca alternativas que mantenham a viabilidade desta cultura de grande relevância regional.

Entre as opções encontradas, mencionam-se o emprego do SAF – Sistema Agroflorestal cacaueiro e seringueira, cujos produtos possuem mercado, proporcionando um retorno econômico atrativo, além de ser um modelo sustentável do ponto de vista sócio ambiental.

Sobre a Acirp

Em 17 de outubro de 1920, a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) foi fundada com a missão de congregar a classe empresarial da cidade, defendendo seus interesses.

Com cerca de 5 mil associados, entre micro, pequenas, médias e grandes empresas do comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócios, a Acirp tornou-se uma das mais representativas instituições da sociedade civil organizada da região Noroeste paulista.

Sua atuação em diversos momentos da história de São José do Rio Preto fez dela porta-voz da classe empresarial do município e microrregião e importante player na vida econômica, política e social rio-pretense. A Acirp participa de todos os Conselhos Municipais. Sua diretoria é composta por empresários voluntários.

A instituição mantém uma sede, na área central de São José do Rio Preto (rua Silva Jardim, 3099) onde funciona o “complexo Acirp”, composto pelo Centro de Atendimento, Câmara de Mediação e Arbitragem e o prédio histórico, além de um Centro de Convenções (instalado à avenida Bady Bassitt, 4052) e uma subsede “Distrital Norte” (à avenida Mirassolândia, 1810).

Para mais informações, acesse https://www.acirpriopreto.com.br/

Informações para a Imprensa

Cargill