Impacto do frio na agricultura

Impacto do frio na agricultura

Os impactos da agricultura no frio podem ser positivos ou negativos, dependendo da cultura e safra de cada região

Com as baixas temperaturas nos meses de inverno ou de dias atípicos com geadas, vento e frio, diversas áreas de produtos e serviços são afetadas.

Entre elas, a agricultura, pecuária e a pesca são algumas prejudicadas pelo frio.

Os impactos do frio na agricultura podem ser mais perigosos e causar prejuízos em algumas culturas de plantações.

Entretanto, da mesma forma que determinadas plantações são afetadas de forma negativa, outras se aproveitam da temperatura mais fria para que suas safras sejam maiores e mais produtivas.

Por isso, entenda quais são os impactos do frio na agricultura para diversas culturas e saiba quais as ações necessárias para quando a temperatura mais baixa atinge o país.

Consequências negativas do frio na agricultura

Durante os dias com baixas temperaturas no país, entidades como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informam aos agricultores os perigos para as plantações.

Um grande impacto do frio na agricultura é a queimada das folhagens pelo gelo. Essas queimadas acontecem por conta de geadas que ao entrar em contato com a folha podem deixá-la congelada ou com manchas.

Nesse sentido, o milho e o feijão são algumas das culturas mais afetadas no Brasil, pois são menos resistentes e geralmente estão na fase de florescimento, ou seja, mais sensíveis.

Para as plantações que são afetadas de forma negativa pelo frio, alguns cuidados são necessários, confira abaixo.

Cuidados durante as baixas temperaturas na agricultura

Para as culturas de plantações que sofrem com os impactos do frio, a recomendação é que se tenha cuidados que protejam folhas, frutos e flores. Para plantações caseiras e pequenas, se possível, deixe-as dentro de casa.

Já pensando em grandes plantações, veja abaixo dicas de como proteger o seu cultivo sem grandes prejuízos:

Planeje uma estufa

Uma estufa é um abrigo com material transparente para permitir a entrada de luz solar, porém com um maior controle de temperatura e circulação de ar dentro do local.

A estufa pode ser uma boa solução para suas plantações que têm uma resistência menor ao frio.

Regue menos

Como no frio as plantações tendem a ficar mais frágeis, dê preferência para a diminuição das regas durante a semana. Confira sempre o solo para evitar que elas fiquem encharcadas, deixando a terra apenas úmida.

Cobertura para plantas e solo

Proteja a sua plantação com lonas ou algum tipo de tecido durante as geadas, porém tome cuidado para não deixá-las cobertas o tempo todo e dessa forma acabar impedindo que elas recebam a iluminação solar necessária.

Além disso, uma outra forma de cobertura para proteger dos impactos do frio na agricultura é a cobertura morta.

Essa técnica consiste em materiais (orgânicos ou inorgânicos) que são colocados sobre o solo. A prática ajuda a proteger suas plantações do frio e também a manter e melhorar a saúde do solo.

Benefícios do frio na agricultura

Por outro lado, para algumas plantações o frio não só é positivo como também se faz necessário e traz benefícios.

O trigo por exemplo é uma cultura que precisa de baixas temperaturas para que a planta se desenvolva de forma saudável. Além disso, nos dias mais frios, pragas e doenças que afetam as plantações têm menor proliferação.

As uvas também são afetadas pelo impacto do frio na agricultura, porém, de forma benéfica. Quando as temperaturas estão baixas, a produtividade das safras é maior, proporcionando uma boa colheita.

Plantas de inverno

Diversas outras culturas são ótimas para suportar baixas temperaturas e se beneficiar com o tempo mais frio. Confira abaixo a seleção das plantas de inverno e se prepare para a estação:

Soja

A soja, assim como o milho, é uma cultura popular brasileira e que possui ótimo desempenho durante o frio. Porém, vale lembrar que em ambos os casos (milho e soja) o  ideal é seguir as recomendações agrícolas climáticas de cada estado.

Aveia

No inverno a aveia e outros cereais estão em período de desenvolvimento inicial. A aveia é mais resistente e apresenta menor chance de sofrer os impactos do frio na agricultura.

Plantas de cobertura

As plantas de cobertura mais indicadas para o inverno são as variações da aveia, como a preta, o centeio, azevém, nabo forrageiro e outras. Elas possuem um crescimento rápido inicial e são mais resistentes a geadas.

Maçã

Como a uva, a maçã é uma fruta que durante o inverno entra em dormência, favorecendo uma boa safra posterior, pois nesse momento de dormência a fruta tende a ter uma boa floração e consequentemente gerar uma maior qualidade.

Agricultura no inverno: cuidado e produtividade

Seja para cuidar das plantações mais sensíveis ao frio ou para aproveitar o momento para beneficiar sua próxima safra, o inverno e o frio necessitam de atenção e preparo.

Acompanhe as notificações do INMET e acompanhe mais dicas e informações com a Fundação Cargill para se manter atualizado e pronto para a estação.

Fontes:

Portal INMET