O Marketing Digital para ONGs pode ajudar as organizações a impulsionar causas
No Brasil, segundo o IBGE, existem mais de 815 mil ONGs registradas, e muitas delas enfrentam desafios diários para atrair apoio e mobilizar recursos para suas ações.
De acordo com pesquisa do Cetic de 2024, 84% da população brasileira está conectada à internet. Esse dado reforça a necessidade de estratégias eficazes de marketing digital para ONGs que promovam uma maior visibilidade online dessas instituições em uma sociedade cada vez mais conectada.
O marketing digital e seu impacto para ONGs
O marketing digital para o terceiro setor usa estratégias dentro dos canais online para promover as causas e objetivos das ONGs. Abrange desde a criação de conteúdos para redes sociais com foco em engajar o público e atrair voluntários, até campanhas online de arrecadação de fundos.
Ele possibilita o alcance de pessoas que talvez nunca conheceriam as causas apoiadas por instituições do terceiro setor e abre espaço para comunicação segmentada e assertiva com públicos-alvo extremamente específicos, como jovens interessados em sustentabilidade ou em causas como insegurança alimentar.
Benefícios para o terceiro setor
Diferente dos métodos tradicionais de marketing, as estratégias digitais podem beneficiar as ONGs de diversas formas, como:
Alcance global
O alcance global, que ultrapassa barreiras geográficas, é um dos benefícios mais poderosos que o marketing digital oferece às ONGs, principalmente quando elas têm uma missão que transcende fronteiras geográficas, como questões ambientais ou direitos humanos.
Diálogo direto
Ao contrário das estratégias tradicionais, que muitas vezes são unidirecionais, o marketing digital para ONGs permite que elas ouçam e respondam ao seu público em tempo real, criando uma conexão mais forte e uma relação de confiança.
Custo acessível
Com as redes sociais, o marketing de conteúdo e campanhas de e-mail, as organizações podem criar e distribuir conteúdo impactante para milhares de pessoas, de maneira assertiva e gastando menos do que em anúncios em mídias tradicionais.
Desenvolvendo um plano de marketing digital para ONGs
Um plano de marketing digital eficiente para ONGs, envolve entender o que a organização deseja alcançar, seja obter novos apoiadores ou captar recursos, e como as estratégias atingirão esse objetivo.
Com as metas definidas, é preciso mapear o perfil do público-alvo, desenvolver uma persona e, a partir disso, definir os canais e ferramentas que serão utilizados para atingir esse público.
Canais e ferramentas eficazes
O uso estratégico de redes sociais como Instagram, Facebook e Youtube oferecem um espaço valioso para interagir diretamente com o público e compartilhar histórias, projetos e resultados das ações realizadas.
Outro recurso importante são os sites das organizações. Um site bem estruturado e otimizado em SEO contribui para atrair novos usuários e apresentar a missão, os projetos e formas de apoio.
Além disso, uma ferramenta eficiente de marketing para ongs que permite monitorar, mensurar e reportar o desempenho do site é o Google Analytics. Com ele, é possível saber se uma estratégia está gerando ou não os resultados esperados, possibilitando o ajuste rápido de campanhas e evitando gastos desnecessários com métodos que não estão funcionando.
Criando conteúdos que engajam
A produção de conteúdos autênticos é indispensável para humanizar o trabalho da organização a fim de alcançar e engajar seguidores com sua missão.
Contar histórias reais é uma forma poderosa de engajar e sensibilizar o público. O storytelling é capaz de criar essas conexões emocionais. Conteúdos visuais têm um alto potencial de viralização e ajudam a comunicar mensagens complexas de maneira simples e direta.
Além disso, manter uma presença constante nos canais digitais é de suma importância. Postagens regulares em blogs e redes sociais mantêm a audiência informada sobre as atividades da ONG, além de fortalecer a percepção de credibilidade.
Como captar recursos com marketing digital?
Uma boa estratégia para captar recursos online é a criação de uma landing page otimizada e o disparo de e-mail marketing, servindo como alavancas para captar recursos. As ONGs podem criar listas de doadores e interessados, enviando regularmente atualizações sobre os projetos.
Anúncios pagos em plataformas como Facebook, Instagram e Google também são aliados importantes para alcançar doadores em potencial e aumentar a divulgação da marca, pois permitem uma segmentação dos anúncios para quem tem interesse em causas específicas, como segurança alimentar, preservação da biodiversidade, inclusão de minorias e muitas outras.
Ética e transparência no marketing digital
Ao implementar estratégias de marketing para ONGs, a ética e a transparência precisam estar em primeiro lugar. Prestar contas regularmente e mostrar como os recursos arrecadados são utilizados, fortalece a confiança dos apoiadores e estimula novas contribuições.
Por meio de estratégias bem planejadas e ferramentas adequadas, é possível transformar o marketing digital em um aliado poderoso para expandir o impacto da sua ONG. Pensando nisso, disponibilizamos o e-book Marketing Digital para ONGs que ajudará você a entender o assunto com maior amplitude e profundidade. Baixe agora!