Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Profissões ligadas à agricultura
Profissões ligadas à agricultura

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
11/05/2022
Notícias

Profissões ligadas à agricultura


Os tempos atuais trouxeram novas profissões ligadas à agricultura, saiba quais são

O crescimento da agropecuária nos últimos 40 anos tornou este segmento um dos mais importantes na cadeia produtiva nacional. O setor apresenta ótimas oportunidades de emprego e cada dia mais brasileiros procuram se especializar em profissões ligadas à agricultura.

Quer saber mais sobre esse mercado? Acompanhe a matéria.

O Brasil ocupa hoje a posição de terceiro maior produtor agrícola do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

De acordo com levantamento da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de 20,6 bilhões para 100 bilhões de dólares nos últimos dez anos.

O estudo prevê ainda mais crescimento do setor para os próximos anos. O agronegócio vem ganhando mais visibilidade devido ao seu potencial de expansão de produtividade e produção, gerando oportunidades de emprego em diversas regiões do país.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o agronegócio brasileiro emprega quase 1 em cada 3 trabalhadores.

Com tantas ótimas perspectivas de desenvolvimento, é natural que as pessoas procurem por profissões ligadas à agricultura para trabalhar.

O agronegócio reúne centenas de profissões diferentes que vão desde o trabalhador rural até o profissional de relações e comércio internacional. Com o avanço tecnológico dos últimos anos, surgiram novas atividades no campo e, consequentemente, novas profissões.

Preparamos uma lista com dez profissões ligadas à agricultura para você conhecer:

Técnico em agropecuária

Com formação de nível médio, este profissional aplica os seus conhecimentos técnicos práticos e teóricos nas diversas atividades que envolvem a agricultura e pecuária.

Quando possui experiência, o trabalhador costuma ser bem valorizado e contar com ótimas oportunidades de emprego.

Gestor Ambiental

O profissional deste segmento prioriza o bom uso dos recursos naturais e a redução dos impactos ambientais gerados pela atividade agrícola.

Conscientização ambiental dos colaboradores, recuperação de áreas degradadas e acompanhamento de processos para não infringirem a legislação ambiental estão entre as funções de um gestor ambiental.

Esta profissão requer uma graduação, ou seja, um curso de nível superior.

Engenheiro Agrônomo

Esta formação é, possivelmente, a mais conhecida entre as profissões relacionadas ao campo.

O engenheiro agrônomo é responsável pelo planejamento, execução, manutenção e fiscalização de todas as atividades relacionadas à agricultura e à pecuária.

O profissional deve definir técnicas de plantio, soluções para combate às pragas, gerenciar o armazenamento da colheita e comercialização dos produtos agropecuários, entre outras funções.

Piloto de drones

Nos últimos anos, os drones invadiram os espaços aéreos, utilizando a tecnologia para trazer novas informações para o campo.

Com os dados trazidos pelos drones é possível, por exemplo, fazer a mediação de uma determinada área, detectar doenças nas plantações e averiguar danos causados por problemas climáticos.

O condutor ou piloto de drone precisa ter curso especializado na função, com conhecimento de aviação, rotas, velocidade e aceleração.

Cientista de dados agrícolas

Com o crescimento da agricultura de precisão, as profissões ligadas à tecnologia digital tornaram-se imprescindíveis.

O cientista de dados deve ter curso superior e conhecimento do setor agrícola.  Habilidade para trabalhar com softwares agrícolas, conhecimentos de programação, estatística e análise de dados são algumas das suas atribuições.

Botânico

A botânica é considerada um ramo da formação em biologia. O botânico é o profissional que estuda a vida das espécies vegetais, suas células, as doenças mais comuns, onde elas nascem e crescem e tudo que diz respeito às plantas.

Engenheiro Hídrico

O curso superior de engenharia hídrica prepara o profissional para fazer o bom uso dos recursos hídricos tão importantes para a lavoura.

Elaboração e execução de projetos que ajudam a levar água para áreas de estiagem e análise da qualidade do recurso hídrico nas plantações estão entre as suas responsabilidades.

Tratorista

O trabalho de tratorista é muito requisitado no campo, visto que opera, prepara e ajusta os tratores, um dos equipamentos de maior importância e colaboração na agricultura.

Este profissional é responsável por diversos processos na produção agrícola como, preparação do solo, semeadura e colheita.

Agricultor Urbano

A demanda por alimentação saudável nos grandes centros urbanos fez surgir uma nova profissão na agricultura.

O agricultor urbano é responsável por planejar e executar estufas e hortas orgânicas nas cidades, prestando serviços para empresas, restaurantes ou escolas.

Este profissional precisa ter conhecimentos de engenharia agrônoma, agricultura, urbanismo e inovações tecnológicas para produção agrícola.

Designer de Máquinas Agrícolas

O trabalho deste profissional consiste em desenvolver equipamentos que melhorem a produtividade e facilitem as atividades no campo.

Ao projetar um novo maquinário, o designer deve pensar na segurança do operador, usabilidade do instrumento e impacto ambiental que ele pode trazer.

É necessário formação e conhecimento em áreas que envolvam desenvolvimento de produto, tecnologia, design e sustentabilidade.

 

Fontes:

https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/a-importancia-do-agronegocio-no-brasil/

https://agropos.com.br/agronegocio-no-brasil/

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2022/01/4974849-forca-do-agronegocio-se-mantera-em-alta-durante-2022.html

https://www.fundacaoroge.org.br/blog/5-carreiras-promissoras-no-agroneg%C3%B3cio

https://www.tuacarreira.com/profissoes-do-campo/

https://agro20.com.br/tratorista/

https://tribunaonline.com.br/economia/emprego-para-10-profissoes-nas-fazendas-do-estado-77733




Conteúdos relacionados



Projetos aprovados 8º Edital Fundação Cargill

Desperdício de alimentos: atitudes que mudam o cenário

Projeto Leite Humano em pó

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
156 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
67 postagens
Institucional
78 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade