Conheça o Projeto Alto Arapiuns e seu impacto nas populações ribeirinhas da região do Rio Arapiuns

Alimentação Saudável, Segura, Sustentável e Acessível para comunidades ribeirinhas, no coração da Amazônia

O Rio Arapiuns é um dos principais da Amazônia paraense e passa por vários municípios, sendo Santarém o maior e mais destacado deles. Quando o Arapiuns e a cidade grande se encontram, o rio dá de presente à população local belíssimas praias.

Rio acima ou abaixo, a paisagem se mostra um tanto diferente com as populações ribeirinhas, muitas delas de origem indígena, dando cores à região. Ali eles vivem em palafitas à beira da água doce. A pesca, o cultivo de algumas culturas e o artesanato dão o tom da vida econômica.

É neste contexto que o Projeto Alto Arapiuns de Desenvolvimento Sustentável realiza iniciativas com foco na melhoria do bem-estar da população que vive na região da bacia de afluentes do Rio Arapiuns. Pelo terceiro ano seguido o projeto receberá apoio técnico e financeiro da Fundação Cargill.

Desenvolvida a 130 quilômetros de Santarém, a iniciativa será incrementada em 2019 a partir do acompanhamento das 17 roças já existentes, cujo foco é o cultivo de milho, produção de galinhas e de ovos, além da pimenta do reino, um dos principais produtos da região.

Esta última ajuda a melhorar a renda das famílias atendidas pelo projeto. No total 1.590 pessoas serão envolvidas nesta ação direta e indiretamente.

A meta é chegar a 25 roças neste ano, além da construção de um centro de capacitação e facilitação agrícola e do aprimoramento da capacitação dos agricultores. A capacitação passa por noções de agricultura familiar, nutrição, sustentabilidade, preservação do meio ambiente, entre outros.

“Nós nos sentimos orgulhosos em participar de uma iniciativa tão relevante quanto o do Alto Arapiuns de Segurança Alimentar e Conservação Ambiental, pois ocasiona a transformação social das famílias beneficiadas distantes do perímetro urbano de Santarém. A partir da promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível está impactando a vida das comunidades envolvidas no projeto.”, diz Álvaro Modesto, analista de projetos da Fundação Cargill.

Sobre o Alto Arapiuns

O Programa Alto Arapiuns de Desenvolvimento Sustentável (PAADS) é uma iniciativa da Diretoria Social do Aeroclube de Voo a Vela CTA de São José dos Campos – SP, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1957.

Iniciado em 2011, é desenvolvido na região da bacia de afluentes do rio Arapiuns, em Santarém (PA), e leva para as comunidades ribeirinhas ali existentes, iniciativas nas áreas de saúde, educação, comunicação, segurança alimentar e agricultura sustentável.

Um dos escopos do Programa Alto Arapiuns é o projeto agrícola que tem como proposta trabalhar em parceria com as comunidades locais para gerar alternativas de renda juntamente com o planejamento ambiental e a conservação da mata nativa local.