
Projetos
-
Acelerali - Aceleradora de Nano Negócios da Alimentação do Sul da Bahia
Instituto Ciclos
O fortalecimento de atividades de nanoempreendedoras do ramo de alimentação do sul da Bahia. Atenderá 50 mulheres e suas famílias ao longo de 24 meses, com a inclusão financeira, disponibilização de crédito rotativo, capacitações produtivas, comerciais e gerenciais.
Localidade
Ilhéus (BA)Beneficiados
50 -
Alimentação e saúde para o bem viver
Instituto Mãe Terra
Promover a segurança alimentar e nutricional em uma comunidade do município de Ilhéus, através do incentivo à produção e consumo de produtos da sociobiodiversidade local e disseminação de práticas agroecológicas e saberes tradicionais da comunidade.
Localidade
Ilhéus (BA)Beneficiados
40 -
Comer e brincar na Escola: ação coletiva pelos direitos das crianças
Avisa Lá
Apoiar cinco Secretarias Municipais de Educação na formação de seus profissionais, contribuindo para a inserção da alimentação e do movimento, na perspectiva da promoção da saúde, como atividade educativa nas escolas de Educação Infantil de 4 e 5 anos, com envolvimento das famílias e da rede de proteção social local.
Localidade
a definirBeneficiados
37000 -
Composta Ilhéus - Fase II
Grupo Amigos da Praia – GAP Ilhéus
Introduzir e desenvolver compostagem em 15 escolas e 100 restaurantes e lanchonetes da cidade de Ilhéus, a fim de diminuir o descarte de compostos orgânicos e promover cultivo de hortaliças em hortas escolares que serão mantidas a partir do composto produzido pelas composteiras.
Localidade
Ilhéus (BA)Beneficiados
5600 -
CSA: Cestas Orgânicas Xapecó
Associação dos pequenos agricultores do Oeste Catarinense
Fomentar e estruturar cadeia de agricultores agroecológicos com objetivo de promover geração de renda e comercialização de produtos orgânicos por agricultores familiares e comunidades indígenas do município de Chapecó, a partir de plataforma de e-commerce.
Localidade
Chapecó (SC)Beneficiados
320 -
EcoLiga - Compostar para o futuro
Liga Solidária
Reformar a Central de Compostagem – EcoLiga para expandir a produção de composto orgânico de forma a receber todo o resíduo orgânico gerado e ampliar as condições de acessibilidade da central ampliando o potencial das atividades pedagógicas e visitas guiadas.
Localidade
São Paulo (SP)Beneficiados
1440 -
Formação de Jovens Empresários Rurais da Agricultura Familiar
CFRPTN
Promover formação de jovens e comunidades dos municípios do Baixo Sul da Bahia, por meio de educação contextualizada do campo e Projetos Educativos-Produtivos (PEPs), fortalecendo os processos de produção sustentável e da agricultura familiar.
Localidade
Tancredo Neves (BA)Beneficiados
100 -
Gestão técnica na horta do Verde Vida
Verde Vida
Recuperar e ampliar horta mantida pela organização a partir de recuperação das estufas já existentes e implantação de cultivo de hortaliças por hidroponia que irão ampliar a capacidade de comercialização e geração de renda para organização.
Localidade
Chapecó (SC)Beneficiados
1919 -
Hortas Urbanas
Missão Salesiana de Mato Grosso do Sul
Ampliar a realização de hortas urbanas otimizando os recursos disponíveis, capacitação do público-alvo e implantação do espaço para comercialização de produtos agroecológicos através do modelo da economia solidária.
Localidade
Três Lagoas (MS)Beneficiados
30 -
Periferia Articulada
Projeto Arrastão
Capacitar jovens e adultos para o desenvolvimento de suas competências empreendedoras e apoiar a criação de propostas de negócios inovadores e sustentáveis no setor de alimentos (Fase 1) a partir de formações, assessorias, mentorias (Fase 2) e conexões com o ecossistema regional de negócios periféricos (Fase 3).
Localidade
São Paulo (SP)Beneficiados
106 -
Projeto Prato Cheio para Todos
Associação Prato Cheio
Acrescentar uma nova rota de coleta de alimentos que perderam valor comercial, mas que estão em boas condições de consumo e distribuir para entidades que fornecem refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social e disponibilizar curso EAD sobre perdas e desperdício de alimentos e formas de redução.
Localidade
São Paulo (SP)Beneficiados
6300 -
Qualificação Interdisciplinar e Ativação de Renda com desenvolvimento local comunitário para nanoempreendedoras de serviços de Alimentação, a partir de Presença Digital
Plataforma Nobis
Selecionar e qualificar 90 nanoempreendedoras do ramo de alimentação e apoiar o desenvolvimento dessas a partir de mentorias, formação, inclusão digital e oferta de capital semente para 20 iniciativas que apresentarem alto nível de impacto local.
Localidade
a definirBeneficiados
90 -
Raízes na Cozinha - Diversidade em Pauta
Migraflix
Promover a integração socioeconômica de microempreendedores gastronômicos – refugiados/imigrantes através da capacitação empreendedora e comunidade de acolhida a fim de apoiá-los na comercialização de serviços para pequenas e médias empresas e integrarem em seus negócios soluções de economia verde.
Localidade
São Paulo (SP)Beneficiados
300 -
Sistema de produção Agroecológico Familiar: Promovendo sustentabilidade em Escola do Campo
Associação Paraense de Apoio a Comunidades Carentes – APACC
Implantar sistemas de produção familiar agroecológicas (SPAFs) a fim de promover a sustentabilidade da Casa Familiar Rural de Abaetetuba apresentar alternativa de produção diversificada e geração de renda aos agricultores familiares do município.
Localidade
Abaetetuba (PA)Beneficiados
75 -
Solutech Cerrado
Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (CEDAC)
Desenvolver de soluções para pelo menos três desafios relacionados ao agroextrativismo e manejo de produtos do Cerrado a partir da construção de novos processos de obtenção e processamento de ingredientes alimentícios e formação técnica dos agroextrativistas.
Localidade
Goiânia (GO)Beneficiados
5118
-
Da Terra ao Prato
Agir Verde Sustentabilidade
Fortalecer a cadeia agroecológica local e promover o acesso à alimentação saudável através da articulação entre agricultores, poder público, consumidores e sociedade civil, desenvolvendo um arranjo territorial multissetorial, trabalhando o engajamento dos atores e cocriando soluções nos eixos da produção (agricultura), distribuição (consumo) e educação.
Localidade
Campinas (SP)Beneficiados
30 -
Periferia Conectada
Projeto Arrastão
Capacitar jovens e adultos para o desenvolvimento de suas competências empreendedoras e apoiar a criação de propostas de negócios inovadores e sustentáveis no setor de alimentos. Assim como, apoiar e fortalecer negócios de alimentação, através de formações, assessorias, mentorias e conexões com o ecossistema regional de negócios periféricos da Região Sul da Grande São Paulo.
Localidade
São Paulo (SP)Beneficiados
78 -
Cacaus Biocosméticos
SupportLab
O projeto pretende causar um impacto positivo na cadeia produtiva do cacau através de uma mudança da percepção de valor cultural, social e econômico. Ampliar o foco do beneficiamento do cacau para além da extração das amêndoas que são a matéria-prima do chocolate, focando no aproveitamento integral do fruto do cacau evitando o desperdício da polpa e do mel de cacau.
Localidade
Campinas (SP) e Ilhéus (BA)Beneficiados
500 -
Cacau consorciado – Abrindo Horizontes
Associação Comercial Empresarial de São José do Rio Preto – ACIRP
Construção de um viveiro para oferecer simultaneamente mudas e material genético em maior escala para produtores e viveiristas interessados no consórcio com cacau, juntamente com as informações levantadas nos campos já instalados e reforçados pela ação na linha de pesquisa com materiais clonais diversos.
Localidade
São José do Rio Preto (SP)Beneficiados
1000 -
Circuito Startup Tech – Desafios de MATOPIBA
Associação Wylinka
Circuito de programas (Bootcamp + Sprint) para desenvolvimento de soluções de base científica e tecnológica para os desafios da cadeia de alimentação de MAtopiBA por estudantes universitários das regiões de Balsas e Barreiras.
Localidade
Barreiras (BA) e Balsas (MA)Beneficiados
80 -
Resgate da alimentação cultural Xerente com uso de novas práticas agrícolas
Associação dos Brigadistas Xerente
Implantar 3ha de agrofloresta, ofertar um curso técnico em agroecologia que permitirá o resgate do preparo das lavouras familiares com seus alimentos tradicionais, a recuperação de áreas degradadas de cerrado e córregos garantindo a segurança hídrica e alimentar ao povo Xerente. Resgatar a troca de saberes de seus anciãos e os jovens com o repasse das técnicas de cultivo e, possibilitar a implementação de um sistema de irrigação por energia solar, atuará no retorno às práticas da agricultura fortalecendo a história e a cultura alimentar deste povo.
Localidade
Pedro Afonso (TO)Beneficiados
95 -
Nutrir plantas para nutrir pessoas: fertilização de solos para aumentar a produção de alimentos no Oeste do Pará
Consultoria e Investigação Florestal Júnior – CIFLOR JR
Manejar e Fertilizar solos com biofertilizantes produzidos a partir de resíduos orgânicos para aumentar a produção de alimentos de pequenos agricultores em um raio de 40 km da área central de Santarém, Oeste do Pará.
Localidade
Santarém (PA)Beneficiados
480 -
Formação de Jovens Empresários Rurais da Agricultura Familiar
CASA FAMILIAR RURAL DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Ofertar educação contextualizada ao campo com o propósito de impulsionar o empreendedorismo na cadeia de produção de alimentação, fortalecer os processos sustentáveis, fomentar à agricultura familiar e a inclusão socioprodutiva, com a geração de trabalho e renda, fixar o jovem no campo e execução de 55 unidades produtivas educativas familiares.
Localidade
Gandú (BA)Beneficiados
85 -
Hortas urbanas em rede: assistência técnica, gestão e comercialização
Associação dos Servidores Penitenciários de Campo Novo do Parecis
O objetivo do projeto é aumentar a oferta de alimentos através de hortas urbanas, fortalecer a segurança alimentar da população mais vulnerável e conectar-se em rede com vistas a garantir o acesso de todas as pessoas, em particular pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano, além de promover a criação de um produto para comercialização e rentável para Casa das Marias.
Localidade
Campo Novo do Parecis (MT)Beneficiados
475 -
Leite humano em pó: processamento, controle de qualidade e aleitamento materno
Universidade Estadual de Maringá
Obtenção do leite humano em pó estendendo o prazo de validade em relação ao leite humano “in natura”. Permitir a utilização do leite humano em pó, em diversas e diferentes situações hospitalares sempre alinhado com as diferentes fases do desenvolvimento do recém-nascido. Realizar campanhas educativas sobre o aleitamento materno e assim preservar sempre a lei natural dos humanos (contato maternal entre mãe e filho).
Localidade
Maringá (PR)Beneficiados
500 -
Gerar Alternativas
GERAR – Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional
Implementar melhorias na infraestrutura física do programa Banco de Alimentos com a aquisição e doação de um túnel de congelamento e qualificação social e profissional de um grupo de Apenados em liberdade condicional que atuam no beneficiamento dos alimentos doados ao Banco de alimentos do CEASA-PR.
Localidade
Curitiba (PR)Beneficiados
120
-
Comer e brincar na escola – Promovendo hábitos saudáveis e evitando o desperdício
Instituto Avisa Lá
Apoiar as Secretarias Municipais de Educação na formação de profissionais, contribuindo para a inserção da alimentação e do movimento, na perspectiva da promoção da saúde e da sustentabilidade, como atividade educativa incorporada ao projeto pedagógico das unidades de Educação Infantil, em cinco municípios brasileiros.
Localidade
5 municípiosBeneficiados
12.250 -
Feira Sustentável da Agricultura Familiar da Unochapecó
Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste
Oportunizar a toda comunidade acadêmica e ao entorno (região da EFAPI) no município de Chapecó/SC o acesso a produtos saudáveis à preços justos, fomentando o empreendedorismo dos agricultores familiares (trabalho e renda) atrelado a processos de educação alimentar, nutricional e gastronômicos e incentivo à redução dos desperdícios.
Localidade
Chapecó (SC)Beneficiados
200 -
Fortalecimento do Banco de Alimentos contra o desperdício e a favor de comunidades em situação de vulnerabilidade social
Organização das Voluntárias de Goiás
Produção dentro do Banco de Alimentos do município, em operação no CEASA (Goiânia-GO), com qualidade e segurança alimentar, de alimentos oriundos de frutas e hortaliças desidratadas e distribuição para as instituições cadastradas, capacitações na comunidade e combate ao desperdício de alimentos.
Localidade
Goiânia (GO)Beneficiados
12.700 -
Guabiroba: manejo agroflorestal, estruturação de cadeia produtiva com geração de renda para a agricultura familiar e desenvolvimento de novos
Heide Indústria e Comércio
Estruturar a cadeia de suprimentos da Guabiroba, fruto típico da região de Irati/PR, por meio da agregação de valor na base produtiva, desenvolvimento de novos ingredientes para indústria de alimentos e articulação de mercado para esta fruta nativa.
Localidade
Irati (PR)Beneficiados
120 -
Hortas Urbanas São Mateus IV e V
Organização Cidades sem Fome
Criar e operar 02 hortas urbanas orgânicas cada uma com 8500 m2, para a geração de trabalho e renda para a população da região.
Localidade
São Paulo (SP)Beneficiados
64 -
Nutrição e desenvolvimento regional a partir da pupunha
Fundação Universidade Federal de Rondônia
Utilizar de forma sustentável o fruto da pupunheira como ingrediente para a melhoria da qualidade nutricional de alimentos ofertados à população, promovendo segurança nutricional, alimentar e desenvolvimento regional. Treinamento de produtores rurais e inserção do produto na merenda escolar.
Localidade
Ariquemes (RO)Beneficiados
20.117 -
Prato Firmeza: Campo e Cidade
Associação Escola de Jornalismo
Formar pessoas na prática em jornalismo audiovisual. Voltado para jovens dos bairros periféricos da cidade de São Paulo e dos bairros rurais das cidades de Bragança Paulista e Mogi das Cruzes para produção de série jornalística e audiovisual.
Localidade
São Paulo, Mogi das Cruzes e Bragança Paulista (SP)Beneficiados
480 -
Produção de mudas em viveiro para implantação da fruticultura para agricultores familiares e assentados da reforma agrária
CCMAF – Cooperativa Central Mato-Grossense da Agricultura Familiar
Implementar a fruticultura e a olericultura, distribuir mudas de árvores frutíferas e gerar emprego e renda para a agricultura familiar no Município de Nova Ubiratã e de mais quatro assentamentos rurais do INCRA.
Localidade
Nova Ubiratã (MT)Beneficiados
50 -
Projeto Cacau Digital
ManejeBem – Assessoria em Agricultura Sustentável
Implementar uma plataforma de assistência técnica agrícola para aumentar a escala de trabalho do técnico agrícola em campo e acompanhar os indicadores de sustentabilidade e estruturação da cadeia produtiva do cacau no município de Ibirapitanga – BA, especificamente na comunidade Joaquim da Mata.
Localidade
Ibirapitanga e Ilhéus (BA)Beneficiados
50 -
Proseando sobre Leite
APLB – Associação dos Produtores de Leite de Brasilândia
Fornecer suplementação animal a famílias ligadas às associações Almanara, APLB, Esperança, Pedra Bonita e Santana Santa Emília para melhorar a qualidade e quantidade do leite bovino produzido na época de estiagem.
Localidade
Brasilândia (MS)Beneficiados
25 -
Raízes na Cozinha
Associação Migraflix
Apoiar refugiados imigrantes na geração de renda e desenvolvimento de seus próprios negócios por meio da capacitação em empreendedorismo gastronômico e sua conexão com mentorias, canais de venda, suporte técnico digital e microcrédito. Para este ciclo pretende-se desenvolver a metodologia com o uso de ferramentas tecnológicas para maior integração socioeconômica.
Localidade
São Paulo (SP)Beneficiados
300 -
Saberes e Sabores: gerando alternativas de emprego e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade em Goiânia, por meio da alimentação
IFG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Estimular transformações pessoais, culturais, sociais e econômicas de mulheres em situação de vulnerabilidade residentes na Região Metropolitana de Goiânia, por meio de cursos de formação em habilidades básicas de venda e produção de alimentos.
Localidade
Goiânia (GO)Beneficiados
120 -
Semeando Agrofloresta: geração de renda aliada à preservação da biodiversidade
Associação Camponesa de Produção da Reforma Agrária do município de Uberlândia
Organizar toda a cadeia produtiva dos alimentos orgânicos, desde a sua produção agroflorestal com o beneficiamento dos alimentos, por meio da construção e estruturação de uma agroindústria, e o fomento a comercialização desses produtos em diversos mercados locais, inovando e fortalecendo o empreendedorismo rural.
Localidade
Uberlândia (MG)Beneficiados
140 -
Startup Tech: Desafios da Amazônia
Associação Wylinka
Realizar um circuito de programas (Bootcamp + Sprint) para desenvolver soluções de base científica e tecnológica para os desafios da cadeia de alimentação da Amazônia por estudantes universitários das regiões de Porto Velho e Santarém.
Localidade
Porto Velho (RO) e Santarém (PA)Beneficiados
84
-
Agricultura Agroflorestal com Sistemas Microbianos
Obra Social Célio Lemos
A ideia deste projeto é implementar na horta da própria instituição idealizadora, Obra Social Célio Lemos, uma metodologia de plantio em Sistemas Agroflorestais junto com micro-organismos promotores de crescimento e/ou biofertilizantes, sistema que foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Em seguida, a instituição também pretende disseminar para outros produtores agroflorestais. Toda a produção irá suprir o consumo interno da creche da organização e o excedente será vendido para as comunidades do entorno.
Localidade
São José dos Campos – SPBeneficiados
322 pessoas -
Agricultura Nutritiva – Biofortificação de variedades de feijão caupi na melhoria da qualidade alimentar
Universidade Estadual do Maranhão – Campus Balsas (UEMA)
Esta é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Balsas (UEMA). O projeto irá estimular o uso de sementes biofortificadas, na produção do feijão caupi, cultura regional que tem um sistema produtivo deficiente na comunidade.
A iniciativa visa melhorar a qualidade alimentar e a renda do agricultor familiar através da inclusão do produto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Localidade
Balsas – MABeneficiados
120 pessoas -
Aproveitamento e uso sustentável do mel de cacau em alimentos
Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP (FUNCAMP)
O projeto desenvolvido pela Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP (FUNCAMP), irá implementar soluções inovadoras e promover a percepção de valor na cadeia produtiva do cacau, através de novas práticas de beneficiamento, aproveitamento e novos usos do mel de cacau produzido na região atendida.
Localidade
Ilhéus – BA; Campinas-SPBeneficiados
1.000 pessoas -
Aproveitamento do resíduo da extração da água de coco verde
Instituto Mauá de Tecnologia
O Brasil é o maior produtor mundial de coco verde, atividade que gera muito resíduo sólido: cerca de 70 % do lixo das cidades litorâneas brasileiras é constituída de casca do coco.
Por conta desses números, o Instituto Mauá de Tecnologia pretende desenvolver processos de produção de ingredientes de alto valor agregado e de produtos, como sorvetes, pães e bolos, a partir do resíduo da extração da água de coco verde (polpa e casca).
Localidade
São Caetano do Sul – SPBeneficiados
1.000 pessoas -
Circuito StartupTech
Associação Wylinka
Projetado pela Associação Wylinka, a iniciativa irá estimular, a partir do conhecimento gerado pelas pesquisas realizadas dentro das universidades de Uberlândia, Viçosa, Goiânia e Curitiba, o desenvolvimento e empreendimento de soluções voltadas para os desafios da cadeia de alimentação.
Localidade
Uberlândia – MG; Viçosa – MG; Goiânia – GO; Curitiba – PRBeneficiados
160 pessoas -
Diagnóstico do uso racional da água na produção de tomate para processamento industrial em Goiás
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Essa é uma iniciativa idealizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto irá comparar o manejo da irrigação praticado atualmente pelos produtores, com o manejo de irrigação melhor aproveitado, apresentando o potencial agronômico e ambiental do melhor uso da água.
O objetivo é estimular os agricultores da região a fazerem o uso correto da técnica, oferecendo capacitação para que utilizem um aplicativo que apresentará dados meteorológicos em tempo real e resultado do diagnóstico, auxiliando-os nesse processo.
Localidade
Goiânia – GOBeneficiados
200 pessoas -
Embalagens ativas – Possibilidades de inovação com uso de plantas do Cerrado
Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
O foco deste projeto, idealizado pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), é o desenvolvimento de biopolímeros (biofilme) para embalagem de alimentos com plantas nativas do Cerrado.
O objetivo é incentivar o uso sustentável da matéria-prima e a preservação do bioma, além de promover a segurança alimentar dos alimentos comercializados em feiras livres, através de intervenções com a comunidade.
Localidade
Barreiras – BABeneficiados
100 pessoas -
Enjoy – Multi Espaço Produtivo e Inclusivo em Alimentação
Enjoy
O projeto propõe a criação de um Multi Espaço em produção e distribuição de alimentos, gastronomia social, consumo consciente e acesso à alimentação equilibrada. A iniciativa, que foi idealizada pela Enjoy, irá atuar entre a periferia de M’Boi Mirim até a zona rural de Parelheiros, localizada na região sul da cidade de São Paulo.
Localidade
São Paulo – SPBeneficiados
50 pessoas -
Escola Itinerante de Agroecologia na Amazônia
Casa do Rio
Idealizada pela Casa do Rio, o projeto visa promover a transição agroecológica e garantir a segurança alimentar das famílias de agricultores da região, fortalecendo as comunidades e estruturando o setor da agricultura familiar em torno da produção de alimentos saudáveis, através de cursos e assessoria técnica de forma participativa e inclusiva.
Localidade
Careiro – AMBeneficiados
300 pessoas -
Fibras e Amidos de tubérculos ainda não comercializadas industrialmente
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o intuito do projeto é promover o desenvolvimento econômico sustentável, através de pesquisas sobre os tubérculos cultivados no município atendido, que serão processados em modelos de casas de farinhas, gerando novos ingredientes e/ou produtos e aplicações alimentícias.
Estes produtos terão maior valor agregado com a obtenção da identidade geográfica e rastreabilidade. Como consequências haverá a valorização cultural e o impacto positivo na qualidade de vida e alimentação da comunidade.
Localidade
Caapiranga – AM; Campinas – SPBeneficiados
400 pessoas -
FRUTI PC – Película líquida natural comestível para prolongamento da vida útil pós-colheita
Biogenesis Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
Apresentado pela Biogenesis Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, o projeto irá atuar na utilização de películas líquidas naturais comestíveis, com a finalidade de promover aumento do tempo de vida útil de prateleiras de 4 frutas vermelhas.
Localidade
Toledo – PRBeneficiados
25 pessoas -
Gastronomia para Viver
Programa Viver Ações Sociais
O projeto foi preparado pelo Programa Viver Ações Sociais. A proposta é atuar na qualificação profissional e empreendedorismo de indivíduos na área de gastronomia, através de cursos de panificação, confeitaria e culinária geral, além de comercializar produtos de panificação e confeitaria, visando a sustentabilidade da iniciativa.
Localidade
Chapecó – SCBeneficiados
280 pessoas -
Inovação tecnológica na produção de fertilizantes biológicos organominerais quelatizados na cultura do tomate orgânico
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Iniciativa apresentada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), essa iniciativa irá atuar na promoção da inovação tecnológica em insumos agrícolas biológicos quelatizados, fertilizantes revestidos com substâncias húmicas.
Com isso, pretendem otimizar a liberação de nutrientes que está associada à redução do passivo ambiental, e que serão produzidos a partir de resíduos agroindustriais. Além disso, também pretendem expandir a cadeia produtiva de alimentos com maior qualidade nutricional e acessível à sociedade
Localidade
Goiânia – GOBeneficiados
200 pessoas -
Plantando Mel nas áreas do Sistema Agroflorestal
Associação Esperança dos Agricultores Familiares e Hortifrutigranjeiros de Brasilândia
A proposta, pensada pela Associação Esperança dos Agricultores Familiares e Hortifrutigranjeiros de Brasilândia, tem como objetivo a integração comunitária por meio de mutirões na implantação de 28 áreas de meliponários em sistemas agroflorestais.
Além disso, pretendem estimular o envolvimento de jovens, adultos e idosos dos gêneros femininos e masculinos ligados às associações Almanara, Esperança, Pedra Bonita e Santana Santa Emília, e conscientizá-los sobre a importância da preservação das abelhas nativas e do meio ambiente.
Localidade
Brasilândia – MSBeneficiados
28 pessoas -
Plantio Seringueira e Cacau no Planalto do Estado de São Paulo – Empreendedorismo Sustentável
Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto
Apresentada pela Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto, a iniciativa pretende implantar o consórcio do cacau e seringueira no Planalto Paulista, maior região produtora de borracha natural do país.
O objetivo é gerar oportunidades para melhorar as condições socioeconômicas, além de proporcionar um ganho ambiental para toda a região.
Localidade
São José do Rio Preto – SPBeneficiados
780 pessoas -
REPASSA – Rede para Elaboração de Produtos Alimentícios a partir de Subprodutos dos Sistemas Alimentares do Sul de MG
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Idealizada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), a iniciativa visa promover a articulação entre pesquisa e desenvolvimento, empresas e pequenos produtores locais, e oferecer assessoria técnica ao Banco de Alimentos, além de promover a saúde e a formação profissional da população em vulnerabilidade social.
Localidade
Alfenas – MGBeneficiados
800 pessoas -
Redução do desperdício de alimentos na escola e melhora do estado nutricional de crianças
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Através dessa iniciativa, a Universidade Federal de Goiás (UFG) pretende realizar atividades voltadas para a educação alimentar e nutricional com merendeiras e escolares, em 6 escolas de Goiânia.
O objetivo é estimular a redução de lixo orgânico proveniente da merenda escolar, além de melhorar os hábitos alimentares das crianças.
Além disso, o projeto também elaborar e construir materiais didáticos para serem utilizados como instrumentos de intervenção, e que tenham a possibilidade de serem replicados nas demais escolas do município.
Localidade
Goiânia – GOBeneficiados
600 pessoas -
Rodas de distribuição – Prato Firmeza
Associação da Escola de Jornalismo
Dando continuidade à parceria de 2019 com a Fundação Cargill, a Associação da Escola de Jornalismo pretende focar na distribuição do guia gastronômico Prato Firmeza e do guia metodológico nas periferias do Rio de Janeiro e São Paulo.
Localidade
São Paulo – SP; Rio de Janeiro – RJBeneficiados
869 pessoas -
Saladorama – Formação de Consultoras de Saúde e Bem Estar
Instituto Saladorama
Com esse projeto, o Instituto Saladorama pretende promover territórios com melhores condições de acesso à educação alimentar e à alimentação segura, sustentável e acessível.
A iniciativa irá focar na formação prática e empreendedora de 120 consultoras de saúde (cis, trans, negras e/ou baixa renda) e estimular o bem-estar nas regiões atendidas.
Localidade
São Paulo – SP; Recife – PEBeneficiados
869 pessoas -
Se Liga no Desperdício – Cozinhando e alimentando com consciência
Liga Solidária
Esse projeto é de autoria da Liga Solidária e tem como foco o combate ao desperdício de alimentos no Restaurante Central da própria instituição, que fornece cerca de 44.100 refeições por mês, gerando 1,8 toneladas de perdas mensais.
Serão realizadas ações contra o desperdício em toda a cadeia: desde o pré-preparo, distribuição, consumo até a destinação dos resíduos.
Localidade
São Paulo – SPBeneficiados
1.500 pessoas
-
Menu: portal de jogos sobre educação alimentar
Narrativa da Imaginação
Desenvolvimento de um portal para jogos de educação alimentar gratuito, produção de novo jogo com a temática, desenvolvimento dos jogos e conteúdo em inglês e espanhol.
Localidade
Uberlândia - MGBeneficiados
800 -
Bioma Verde Vida – Uma Ampliação das atividades
Verde Vida
Ampliação da atual horta urbana, introduzir a oficina de educação ambiental, além de ampliar a oferta de verduras a ser entregue semanalmente, em cestas com produtos diversificados para melhorar a receita financeira do Programa e ampliar a inserção atendendo mais 20 novos adolescentes.
Localidade
Chapecó - SCBeneficiados
10.000 -
Projeto Alto Arapiuns de Segurança Alimentar e Conservação Ambiental – 3a fase
Aeroclube CTA
Acompanhamento das 17 roças existentes, a construção do centro de capacitação e facilitação agrícola, a ampliação do número de roças (previsão para 25 roças) e o aprimoramento da capacitação dos agricultores
Localidade
Santarém - PABeneficiados
390 -
Fomento à produção de peixes em tanque rede
COAFASO
Realizar o processo de produção de alevinos e juvenis de peixes juntamente ao ponto de pesca de engorda através de tanques-rede berçários. 80 tanques-rede berçários (20 unidades de 4 diferentes modelos) em pleno funcionamento junto ao ponto de engorda e pesca.
Localidade
Foz do Iguaçu -PRBeneficiados
15 famílias -
Prato Firmeza - o guia de gastronomia das quebradas
Associação Escola de Jornalismo
Formação de jovens das periferias de São Paulo em jornalismo gastronômico e produção, por parte deles, de um guia impresso com 40 empreendimentos gastronômicos nas periferias de São Paulo, guia metodológico do projeto para replicação e seminário sobre comida e periferia.
Localidade
São Paulo - SPBeneficiados
1.400 -
Tecnologia e inovação em agricultura urbana - Uso sustentável dos recursos aliado à produção integrada de alimentos locais
Associação Reciclázaro
Implantar sistema de energia solar e captação de água da chuva no espaço CEFOPEA de produção urbana de alimentos, integrados em hortas convencionais e fazenda de aquaponia, maximizando o uso dos recursos naturais. Aliado a sistemas de monitoramento de parâmetros essenciais para o cultivo, fornecer sistema de automação.
Localidade
São Paulo - SPBeneficiados
300 -
Safe Brazil Nut - Garantia de Qualidade Nutricional e Segurança Microbiológica de Castanha-do-Brasil
Centro de Pesquisa do Pantanal
Desenvolver ferramentas de qualidade e financeira, análises microbiológica e nutricional da castanha. Contribuir para a integração vertical da cadeia produtiva da castanha-do-Brasil por meio do aprimoramento tecnológico do processamento industrial, garantindo produtos à base de castanha com alto valor agregado. Trabalhar com cooperativas de agro extrativismo da castanha-do-Brasil.
Localidade
Colniza - MTBeneficiados
840 -
Projeto Frutos do Cerrado: conservação e usos
Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras
Capacitação da comunidade e geração de tecnologias para agregar valor aos frutos regionais, visando a promoção do empreendedorismo e a conservação e utilização sustentável do Cerrado.
Localidade
Barreiras - BABeneficiados
300 -
Comer e brincar na escola serve para quê?
Instituto Avisa Lá
Apoiar as Secretarias Municipais de Educação na formação de profissionais, contribuindo para a inserção da alimentação e do movimento, na perspectiva da promoção da saúde, como atividade educativa incorporada ao projeto pedagógico das unidades de Educação Infantil, em cinco municípios do Estado de São Paulo.
Localidade
Itapira - SPBeneficiados
2.250 -
Construindo o Amanhã
COOPERAST
Implantar 20 hectares do sistema agroflorestal (SAF), com culturas de cacau, banana, seringa, goiaba e açaí. Organizar a fruticultura no sistema SAF e promover o desenvolvimento sustentável das famílias dos agricultores familiares envolvidas no projeto.
Localidade
Itabuna - BABeneficiados
20 famílias -
1000 hortas - Educação ambiental e alimentação saudável
União dos Escoteiros do Brasil – Regional São Paulo
Realizar intervenções em 39 comunidades das cidades de São Carlos, Itapira, Campinas, Sorocaba, Iperó e Mairinque, através de oficinas, cursos e atividades socioeducativas, formando 2730 multiplicadores, propondo aos jovens uma aventura saudável.
Localidade
Iperó - SPBeneficiados
1.000 -
Agroflorestando em comunidades
Associação Pedra Bonita
Implantação de 28 áreas de 600 m² cada em Sistema Agroflorestal para 28 famílias ligadas ás associações Almanara, Esperança, Pedra Bonita e Santana Santa Emília.
Localidade
Brasilândia - MSBeneficiados
28 famílias -
Olha a Gente Aqui – O jovem, seu olhar e sua voz no universo escolar. Edição Alimentação Sustentável
Instituto Asas
Sensibilizar, por meio da apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da alfabetização midiática e informacional (AMI), para a prática de uma alimentação sustentável, conscientizando os jovens em relação ao combate do desperdício de alimentos, em casa e na escola.
Localidade
Campinas - SPBeneficiados
1.000 adolescentes
-
Frutos do Cerrado
Inst Avançado de Ensino Superior de Barreiras
Na Bahia, o Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras implantará uma estrutura de pesquisa e geração de tecnologia para agregar valor aos frutos do cerrado, capacitando e promovendo o empreendedorismo da comunidade rural.
O projeto Frutos do Cerrado receberá apoio da Fundação Cargill para a pesquisa que parte de um fruto sazonal da região – o cajuí. Com isso, pretende-se entender e mapear a viabilidade econômica e as propriedades nutricionais do fruto, além de treinar agricultores locais para produzi-lo.
Localidade
Barreiras - BABeneficiados
30 famílias -
Pão para VIVER
Viver Ações Sociais
A Viver Ações Sociais receberá verba para equipar uma cozinha experimental que servirá para qualificar 240 profissionais socialmente vulneráveis.
Por meio do projeto Pão para VIVER, os cursos de massas, panificação e confeitaria ministrados em parceria com o Sebrae e o Senac atenderão à demanda crescente por profissionais de panificação na região e fomentarão o empreendedorismo na comunidade.
Localidade
Chapecó - SCBeneficiados
240 -
Programa de Educação Alimentar e Nutricional para criança com risco de doenças cardiovasculares
Univ Fed Goiás
O Programa de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), voltado para o tratamento e a prevenção de doenças cardiovasculares de 200 crianças de Santo Antônio de Goiás, é um dos projetos escolhidos pela Fundação Cargill no Edital 2018.
Por meio de atividades para conscientizar as famílias dos escolares sobre a importância da alimentação adequada e oficinas que se propõem a melhorar a qualidade da merenda escolar ofertada pela escola municipal e a aumentar o consumo de cascas, folhas, talos e sementes a partir do aproveitamento integral do alimento.
O projeto tem como objetivo reduzir em 50% a prevalência dos fatores de risco cardiovasculares, em um período de 12 meses; aumentar em 50% o consumo diário de frutas e hortaliças e reduzir em 50% o consumo diário de alimentos ricos em açúcar refinado; e atingir 30% de utilização do recurso repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a merenda escolar, por meio de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar.
Localidade
Goiânia - GOBeneficiados
200 -
Projeto Comer na Escola Serve para quê?
Avisa Lá
Para contribuir com o desenvolvimento de práticas alimentares mais saudáveis na rede de escolas de Educação Infantil da cidade de Itapira, no interior de São Paulo, a Fundação Cargill selecionou o projeto Comer na Escola Serve para quê?, da instituição Avisa Lá. A iniciativa apoiará a Secretaria Municipal de Educação na formação de profissionais responsáveis pelas merendas, o que contribuirá para a mudança de procedimentos, serviços e rotinas de alimentação na escola. Além disso, serão realizadas atividades para que as crianças construam conhecimentos, atitudes e procedimentos relativos à alimentação para a efetivação de hábitos mais saudáveis, um trabalho que será ampliado também às famílias dessas crianças, o que totaliza 1.450 pessoas beneficiadas.
Localidade
Itapira - SPBeneficiados
1.450 crianças -
Projeto Alto Arapiuns de Segurança Alimentar e Conservação Ambiental
Aeroclube de Voo e Vela CTA
O projeto Alto Arapiuns de Segurança Alimentar e Conservação Ambiental do Aeroclube de Voo e Vela CTA, que visa a melhorar a geração adicional de renda dos integrantes das comunidades ribeirinhas na bacia de afluentes do rio Arapiuns, foi novamente selecionado pela Fundação Cargill para receber apoio financeiro e de gestão.
O foco desse novo aporte será a complementação dos sistemas de irrigação das plantações de pimenta-do-reino produzida para a comercialização.
Assim, espera-se que as perdas decaiam de 50% para 15%. Para isso, além da instalação de poços e/ou motobombas para irrigação de 15 das roças e acompanhamento mensal das 18 roças pelo agrônomo ou técnico agrícola, serão implementadas ações que contribuam para a melhoria da nutrição da comunidade e conservação da floresta.
Localidade
Santarém - PABeneficiados
110 -
Padaria Inclusiva
Lar das Moças Cegas
A ampliação, reforma, adequação física e estrutural da atual Cozinha Experimental do Lar das Moças Cegas será possível com o apoio da Fundação Cargill.
O ambiente receberá móveis, equipamentos e utensílios necessários para o ensino e a fabricação de pães, massas e doces. Chamado de Padaria Inclusiva, o projeto visa à formação de 250 pessoas com deficiência visual como mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
Localidade
Santos - SPBeneficiados
250 -
Bota na Mesa
FGV
Projeto desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas, que visa a incluir a agricultura familiar nas cadeias de alimento em grandes centros urbanos.
Para isso, prevê a disseminação de diretrizes públicas e empresariais. Seus principais objetivos são mobilizar diversos atores da cadeia de alimentos para dialogar sobre os principais desafios da inclusão da agricultura familiar; construir diretrizes de atuação em relação aos desafios priorizados; identificar soluções inovadoras para o sistema agroalimentar e conectá-los à rede do projeto; e apoiar e disseminar a adoção das diretrizes construídas ao longo do projeto. Cerca de 200 pessoas deverão ser beneficiadas por essa iniciativa.
Localidade
São Paulo - SPBeneficiados
200 -
Fazenda Aquapônica Urbana
Reciclázaro
A Fazenda Aquapônica Urbana, da Associação Reciclázaro, tem por objetivo implementar duas novas técnicas de produção de alimento em meio urbano, com a utilização da aquaponia vertical e da aeroponia, ou seja, uma combinação da criação de peixes e plantas.
Com isso, espera-se um aumento na produção de alimentos e na otimização dos espaços em meio urbano. Os 240 alunos da instituição receberão treinamentos sobre processos e expansão da técnica.
Localidade
São Paulo - SPBeneficiados
240 adultos -
Sabores e Conexões
Arrastão
Projeto Sabores e Conexões, idealizado pela ONG Arrastão Movimento de Promoção Humana.
A iniciativa tem em vista a capacitação de jovens e adultos para a criação de negócios na área de alimentação, acessíveis às comunidades de baixa renda, usando ferramentas de negócio e tecnologia.
Para isso, 72 jovens e adultos aprenderão sobre as competências básicas na produção de alimentos saudáveis, dentro das diretrizes e normas vigentes, associadas às competências interpessoais e de planejamento e gestão de micronegócios no segmento de alimentos saudáveis.
Localidade
São Paulo - SPBeneficiados
72 jovens e adultos
-
NutriQuiz
Aplicativo interativo sobre nutrição lançado pela Fundação Cargill. O jogo, em formato de perguntas e respostas, dissemina informações para promover escolhas conscientes na hora da alimentação. Permite que o jogador teste seus conhecimentos jogando sozinho ou com amigos e outros usuários aleatórios. De acesso gratuito, o jogo está disponível na Play Store (para sistemas Android) e na App Store (para sistemas iOS).
-
Prêmio Alimentação em Foco
Desenvolvido pela Fundação Cargill em parceria com a Enactus Brasil, o Prêmio Alimentação em Foco é voltado a projetos inovadores e transformadores na área da alimentação. Anualmente são selecionados 15 times que recebem apoio financeiro destinado ao desenvolvimento dos projetos. Ao final do ciclo, são selecionados dois vencedores do prêmio, apoiados nos critérios social, financeiro e ambiental.
-
Adubo Sustentável
Desenvolvido pela Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Limoeiro e Adjacências (APPVL), o projeto Adubo Sustentável visa aumentar a produtividade dos associados, que cultivam hortaliças, frutas frescas, cristalizadas e polpas, direcionando a produção para o fortalecimento de merenda escolar e de presídios. O projeto consiste no fornecimento de resíduos orgânicos gerados no refeitório e de cinzas da caldeira da fábrica da Cargill de Ilhéus para serem processados e distribuídos para os integrantes a APPVL utilizarem na fertilização e fortalecimento da terra. Com a iniciativa, cerca de 220 pessoas serão beneficiadas.
Localidade
Ilhéus - BABeneficiados
220 -
Alimentos e Convicções
O projeto Alimentos e Convicções é desenvolvido pela ONG Verde Vida, em Chapecó, Santa Catarina, e tem como proposta sensibilizar a comunidade para a mudança de hábitos alimentares saudáveis e promover a capacitação sobre aproveitamento integral dos alimentos, reduzindo o desperdício. A iniciativa também propõe a qualificação de jovens para a inserção no mercado de trabalho na área da alimentação. Para isso, serão feitas visitas a empresas e entidades que atuam na produção de alimentos. Com o projeto, cerca de 330 pessoas serão beneficiadas.
Localidade
Chapecó - SCBeneficiados
330 -
Merenda Escolar e as Cidades
O projeto “Merenda Escolar e as cidades: responsabilidade de todos”, da organização Comunitas, tem o objetivo de mudar a realidade da alimentação nas escolas da cidade, incorporando produtos típicos da região, oriundos da agricultura familiar, além de engajar as merendeiras em um novo conceito de preparo da comida, tornando-a mais saudável, nutritiva e completa. Para isso, a Comunitas tem buscado desenvolver estratégias que transformem cartilhas em ferramentas efetivas de transformação.
Localidade
São Paulo - SPBeneficiados
150 -
Rede de Atores para a Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos no Brasil
A “Rede de Atores para a Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos no Brasil”, da WRI Brasil, é a primeira rede de alcance nacional voltada para estimular e facilitar o diálogo inter-setorial, disseminar as melhores práticas e processos de inovação na área e sensibilizar a sociedade, visando maior conscientização sobre o tema. A iniciativa permitirá a difusão e compartilhamento de inovações em torno de processos de produção e escoamento de alimentos que sejam regeneradores dos bens naturais e que minimizem o uso de recursos ecossistêmicos e bióticos do planeta, em direção a modelos de produção e consumo mais sustentáveis.
Localidade
São Paulo - SP -
Super Vitaminados
O projeto Super Vitaminados, do Instituto de Desenvolvimento de Talentos, de Curitiba (PR), tem o intuito de criar uma coleção de livros e músicas para crianças de 3 a 9 anos, com o objetivo de incentivá-los a consumirem alimentos naturais, contribuindo com a educação alimentar. Parte dos exemplares será doada a escolas da rede pública de ensino, com a pretensão de se tornar uma ferramenta educacional para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. O restante da tiragem será comercializado em escolas particulares e livrarias, e a verba será revertida para a instituição, para garantir a sustentabilidade do projeto. Cerca de 20 mil crianças receberão informações sobre a origem dos alimentos e suas propriedades nutricionais.
Localidade
Curitiba - PRBeneficiados
20.000 crianças -
Viveiro Orgânico
O projeto Viveiro Orgânico, desenvolvido pela Ação Moradia, visa a criação do primeiro viveiro de mudas orgânicas de Uberlândia (MG). O projeto tem o intuito de promover acesso às mudas orgânicas para a rede de 40 produtores agroecológicos cadastrados na região. As primeiras mudas produzidas passarão por um teste piloto de adequação e sobrevivência, e parte delas será utilizada na horta da instituição, responsável por garantir diariamente 400 refeições para a comunidade atendida, em especial, crianças de seis a 15 anos. O excedente produzido na horta será vendido para a comunidade.
Localidade
Uberlândia - MGBeneficiados
40 produtores agroecológicos
-
Projeto de Grão em Grão
O projeto De Grão em Grão tem o objetivo de contribuir com a ampliação da alimentação saudável, segura e acessível de produtos provenientes da agricultura familiar. Nesse sentido, trabalha com produtores na qualidade, diversificação e apoio na distribuição de verduras e legumes, nos municípios onde o projeto está presente. Em sua primeira etapa, o projeto passou por 21 cidades e oito estados brasileiros, promovendo atividades em escolas públicas municipais, com intuito de influenciar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
Localidade
Várias -
NutriQuiz
Aplicativo interativo sobre nutrição lançado pela Fundação Cargill. O jogo, em formato de perguntas e respostas, dissemina informações para promover escolhas conscientes na hora da alimentação. Permite que o jogador teste seus conhecimentos jogando sozinho ou com amigos e outros usuários aleatórios. De acesso gratuito, o jogo está disponível na Play Store (para sistemas Android) e na App Store (para sistemas iOS).
-
Prêmio Alimentação em Foco
Desenvolvido pela Fundação Cargill em parceria com a Enactus Brasil, o Prêmio Alimentação em Foco é voltado a projetos inovadores e transformadores na área da alimentação. Anualmente são selecionados 15 times que recebem apoio financeiro destinado ao desenvolvimento dos projetos. Ao final do ciclo, são selecionados dois vencedores do prêmio, apoiados nos critérios social, financeiro e ambiental.
-
Negócios Futuros
Iniciativa da Fundação Cargill que tem como foco a sustentabilidade da cadeia produtiva da alimentação – do campo ao consumidor final. Oferece apoio a novos empreendedores de Castro (PR) e região, por meio da identificação de oportunidades e da viabilização de novos negócios na cadeia de valor da alimentação.
O programa iniciou com 40 empreendedores e, após a realização de oficinas práticas focadas na modelagem de negócios, 24 empreendedores deram origem a 21 modelos de negócios.
Localidade
ParanáBeneficiados
24 empreendedores -
Fonte da Juventude
A campanha Fonte da Juventude visa estimular o consumo de frutas, verduras e legumes para contribuir com a formação de hábitos de alimentação saudáveis. Criada pelos Novos Urbanos, uma célula de inovação social em comportamento e consumo, que atua por meio da articulação de diálogos de ação entre a sociedade organizada, as empresas e o governo.
-
Refettorio Gastromotiva
Inaugurado no bairro da Lapa, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o Refettorio Gastromotiva foi idealizado pelos chefs David Hertz e Massimo Bottura, com o objetivo de transformar o excedente dos alimentos servidos aos atletas durante as competições, em saborosos pratos destinados a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Após o término das Olimpíadas, o Refettorio ampliou suas atividades, tornando-se um restaurante-escola e um hub para projetos voltados a alimentação e inclusão social. Oferece workshops sobre alimentação saudável para famílias, merendeiras e gestores de escolas, além de oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos.
Localidade
Rio de Janeiro - RJ -
Do campo à cidade, Associação dos Agricultores (as) Familiares do Assentamento 20 de março
Em 2013, os produtores do assentamento iniciaram a comercialização de sua produção acessando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Atualmente, a venda de hortifrutis é a principal fonte de renda de 20 famílias produtoras. O projeto pretende agregar valor aos insumos produzidos na horta, garantindo a produção e comercialização permanente, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos produtores e ofertando alimentos adequados e saudáveis para crianças e adultos.
Localidade
Mato Grosso do SulBeneficiados
20 famílias -
Bioma Verde Vida, Instituição Verde Vida
O bairro de São Pedro, onde está localizada a organização, tem atualmente uma população de aproximadamente 10 mil pessoas com alta vulnerabilidade social e alimentar. O projeto visa, por meio da construção de uma horta, oferecer alimentos de qualidade para a comunidade a preços módicos. O excedente da produção será vendido para estabelecimentos comerciais, gerando, dessa forma, renda para a organização ampliar e manter as atividades socioeducativas realizadas com adolescentes atendidos. Os jovens beneficiados passam por diversos cursos e oficinas, incluindo o acesso ao mercado de trabalho como menores aprendizes. Há uma parceria da organização com os mercados locais, onde são recolhidos os resíduos sólidos para serem transformados em composto orgânico.
Localidade
Santa CatarinaBeneficiados
10.000 -
Alto Arapiuns
As famílias das comunidades ribeirinhas do Alto Arapiuns conquistaram o direito sobre a terra e, atualmente, cada uma detém a posse de 100 hectares, que, em sua maioria estão cobertos pela Floresta Amazônica. O propósito do projeto é a recuperação das áreas degradadas por meio do uso da agricultura sustentável e produtiva em apenas um hectare de terra e da preservação dos 99 hectares restantes. A implantação das novas roças prevê o cultivo de milho, mandioca, feijão e pimenta do reino, visando a preservação ambiental, a recuperação do solo, a segurança alimentar dos moradores da comunidade, além do incremento de renda familiar.
Localidade
ParáBeneficiados
100 -
Geração, Instituição Ação Moradia
O projeto tem como objetivo promover o empreendedorismo na área de produção de alimentos saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes na periferia da cidade. Para tanto, serão selecionadas 40 mulheres que serão qualificadas na área de manipulação de alimentos saudáveis e receberão capacitação empreendedora. O projeto prevê, ao término das atividades, a formalização de micronegócios sociais, capazes de transformar a realidade dessas mulheres e das respectivas famílias.
Localidade
Minas GeraisBeneficiados
200 -
Cartas na Mesa, Narrativa da Imaginação
A iniciativa propõe a criação de um jogo de cartas sobre desnutrição, obesidade e alimentação saudável como ferramenta educacional, lúdica e interativa para crianças, jovens, adultos, professores e profissionais da saúde. A ideia é conscientizar a comunidade sobre alimentação saudável, nutrição e obesidade. Serão reproduzidas duas mil cópias do jogo que serão distribuídas a parceiros – uma parte comercializada com o objetivo de garantir a sustentabilidade da iniciativa. Há ainda a intenção de levar o jogo para o ambiente digital, aumentando sua interatividade e alcance.
Localidade
Minas GeraisBeneficiados
6.000
-
Projeto de Grão em Grão
O projeto de grão em grão tem o objetivo de contribuir com a ampliação da alimentação saudável, segura e acessível de produtos provenientes da agricultura familiar. Nesse sentido, trabalha com produtores na qualidade, diversificação e apoio na distribuição de verduras e legumes, nos municípios onde o projeto está presente. Em sua primeira etapa, o projeto passou por 21 cidades e oito estados brasileiros, promovendo atividades em escolas públicas municipais, com intuito de influenciar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
Localidade
Várias -
Cozinha Brasil / Alimente-se Bem
O Cozinha Brasil e o Alimente-se, do SESI, são programas que conscientizam a população sobre hábitos alimentares saudáveis, aproveitamento integral de alimentos e consumo consciente da água.
Com a implementação de cozinhas experimentais móveis e pedagógicas, o projeto leva conhecimento e informações pelas cidades de Toledo (PR), Chapecó (SC) e Campinas e Itapira (SP), provendo orientação sobre o preparo de alimentação saudável e econômica.
Localidade
VáriasBeneficiados
950 -
Horta Comunitária
Utilizar o processo de construção de uma horta comunitária para fortalecer os laços familiares, promovendo um espaço de troca e convivência entre pais e filhos. Este é o principal objetivo do projeto, desenvolvido pela organização Jovens Com Uma Missão.
A iniciativa também proporciona aos atendidos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a complementação nas condições de alimentação, caracterizando-se como mais uma fonte de nutrição.
Localidade
ParanáBeneficiados
1.000 -
Horta Lar dos Idosos
O projeto é desenvolvido pelo Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier e tem como objetivo melhorar as condições alimentares dos idosos assistidos pela instituição, por meio de uma
alimentação mais saudável e atividades práticas de interação através do plantio.Localidade
Mato GrossoBeneficiados
60 -
Educação Nutricional para Crianças - Turminha Cozinha Brasil
Desenvolvido pelo SESI, o projeto visa estimular crianças de 6 a 14 anos a adotarem uma alimentação saudável. Dessa forma, atua positivamente na construção de hábitos alimentares que favorecem o desenvolvimento saudável, contribuindo, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Localidade
Minas GeraisBeneficiados
1.000 -
Incluindo Novos Sabores
Desenvolvido pelo Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental da Associação Reciclázaro, o projeto dissemina métodos de produção de alimentos com baixo investimento e de fácil acesso a todos, desenvolvendo consciência e educando a comunidade para o consumo saudável e melhor aproveitamento dos alimentos.
Por meio de atividades teóricas e práticas, são ministradas oficinas de produção não convencionais de alimentos, trazendo ao público uma diversidade de sistemas com menor impacto ao meio ambiente e que agregam valor na qualidade alimentar.
Localidade
São PauloBeneficiados
270 -
Intervenção Nutricional em Pacientes com Câncer
Garantir a orientação e o acompanhamento nutricional de excelência a crianças e adolescentes durante e após o tratamento oncológico faz parte desta iniciativa, desenvolvida pelo Grupo de
Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer (GRAACC).Com o acompanhamento individualizado dos casos, o atendimento especializado e o desenvolvimento de cardápios elaborados de acordo com o paciente, o projeto alcança 350 pacientes, melhorando a resposta ao tratamento oncológico e aumentando assim a possibilidade de sobrevida. O projeto também promove a divulgação de artigos científicos relacionados ao tema.Localidade
São PauloBeneficiados
350 -
Eu Aprendi, Eu Ensinei: criando uma rede social no combate à má nutrição
Projeto voltado às escolas públicas de ensino médio para introduzir temas de nutrição e saúde no currículo escolar e transformar assim os jovens em protagonistas que atuam na prevenção e no combate à desnutrição.
Desenvolvido pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), o projeto contribui para a criação de uma rede social que trabalha para incrementar o diagnóstico e o atendimento de crianças com distúrbios nutricionais primários, bem como para promover hábitos alimentares saudáveis em comunidades vulneráveis da zona sul da cidade de São Paulo.
Localidade
São Paulo - SPBeneficiados
1.100 -
Crianças Saudáveis, Futuro Saudável
Este programa desenvolvido em parceria com a Inmed Brasil, busca melhorar a saúde e a qualidade de vida das crianças, famílias e comunidades, por meio de ações voltadas à educação sanitária e nutricional. Para isto, oferece acompanhamento e orientação alimentar, realiza estudos e ações educativas e práticas que transformam o cotidiano, como a implantação de hortas escolares, entre outras iniciativas.
Por meio de monitoramento, medição e tratamento de crianças, formação de membros da comunidade em temas da área, da produção de hortas, do engajamento social e da mobilização da comunidade em prol do acesso ao saneamento, à coleta de lixo e ao abastecimento de água, o projeto alcança mais de 4 mil crianças da cidade de Goiânia, em Goiás.
Localidade
Goiânia - GOBeneficiados
4.100 -
Prato Cheio de Saúde
Promover a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida por meio da incorporação do consumo consciente, de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis é o objetivo do projeto Prato Cheio de Saúde, desenvolvido pela Associação Prato Cheio.
Ao disseminar a cultura do consumo consciente e do aproveitamento integral dos alimentos, o projeto aborda os temas de segurança alimentar e engaja a sociedade nas cidades de São Paulo (SP), São José do Rio Pardo (SP) e Uberlândia (MG).
Localidade
VáriasBeneficiados
2.000 -
Capacitação de Produtores e Trabalhadores Rurais na Região Cacaueira da Bahia
O projeto visa melhorar a produtividade e a rentabilidade do negócio rural dos produtores de cacau, por meio da difusão de tecnologia, assistência técnica e palestras.
É desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e atende aos trabalhadores das regiões produtoras de cacau de Ilhéus, na Bahia.
Localidade
Ilhéus - BABeneficiados
40 trabalhadores e 40 produtores
-
Projeto de Grão em Grão
O projeto de grão em grão tem o objetivo de contribuir com a ampliação da alimentação saudável, segura e acessível de produtos provenientes da agricultura familiar. Nesse sentido, trabalha com produtores na qualidade, diversificação e apoio na distribuição de verduras e legumes, nos municípios onde o projeto está presente. Em sua primeira etapa, o projeto passou por 21 cidades e oito estados brasileiros, promovendo atividades em escolas públicas municipais, com intuito de influenciar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.
Localidade
Várias -
Intervenção Nutricional em Pacientes com Câncer
Localidade
São PauloBeneficiados
350