INSCRIÇÕES ENCERRADAS

INICIATIVAS EM AVALIAÇÃO

Fundação Cargill realiza anualmente desde 2023 a Chamada Semeia Fundação Cargill. As inscrições para a edição 2024 já estão encerradas.

Essa iniciativa visa identificar, estimular o desenvolvimento e apoiar iniciativas socioambientais e negócios de impacto realizados por cooperativas, empresas¹ e OSC² (Organizações da sociedade civil, entre as quais estão entidades privadas sem fins lucrativos, como Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos; e Sociedades Cooperativas classificadas como Cooperativas Sociais).

Serão selecionadas e apoiadas até 15 iniciativas, com implementação em até 12 meses (ao longo de 2025), sendo elas projetos socioambientais e/ou negócios de impacto, inéditas ou em andamento, com valores entre R$ 100 mil e R$150 mil cada, com recursos oriundos da Fundação Cargill, a serem realizadas exclusivamente em cidades com presença da Cargill Agrícola S.A., elencadas no Anexo I do regulamento.

Para serem selecionadas é necessário que as iniciativas estejam alinhadas com a missão da Fundação Cargill, que é de:

“Promover a prosperidade das comunidades fortalecendo sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis.”

Essas iniciativas também precisam se relacionar com os seguintes eixos.

• Alimentação e qualidade de vida
  • Qualificação profissional e empreendedora
  • Desenvolvimento Local
  • Pesquisa e Inovação

REGULAMENTO

Conheça o regulamento da Chamada Semeia Fundação Cargill 2024, documento que apresenta detalhadamente todas as regras do processo.

CATEGORIAS

PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Categoria destinada a projetos socioambientais realizados por cooperativas e OSC.

Nesta categoria a intenção é identificar iniciativas que se orientem a partir de aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais; que levam em consideração os contextos, vocações e desafios da comunidade, bem como oportunidades e recursos já disponíveis na organização e/ou nos territórios3.

NEGÓCIOS DE IMPACTO

Nesta categoria é possível a participação empresas, OSC e cooperativas, por meio da inscrição de Negócios de Impacto, que consistem em empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal (seja seu produto/serviço e/ou sua forma de operação), atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram4” .

INSCRIÇÕES

Obrigado por seu interesse. As inscrições para a Chamada Semeia Fundação Cargill 2024 estão encerradas!

Caso queira ficar por dentro de outras oportunidades, CADASTRE-SE AQUI!

AVALIAÇÃO DAS INICIATIVAS

As iniciativas apresentadas serão classificadas e avaliadas com base nos seguintes critérios:

1. Relevância
  2. Capacidade técnica e institucional
  3. Potencial de Impacto
  4. Potencial de replicabilidade, escalabilidade e inspiração

O processo de seleção das iniciativas compreenderá 4 fases:

1ª Fase – Análises de Elegibilidade e Classificatória

2ª Fase – Análise Complementar

3ª Fase – Solicitação de Documentos e Conversas de Aproximação

4ª Fase – Validação do Portfólio

Para conhecer o detalhamento de cada critério de avaliação e de cada etapa do processo, leia o regulamento.

INVESTIMENTO AOS SELECIONADOS

As iniciativas selecionadas e suas respectivas instituições proponentes serão divulgadas neste site em data a ser definida a partir de setembro de 2024.

Essas instituições receberão da Fundação Cargill o valor bruto indicado e aprovado na iniciativa apresentada entre R$ 100 mil e R$150 mil, mediante cumprimento dos itens 12 e 13 do regulamento e seus respectivos subitens.

CRONOGRAMA

Atividade Início Término
Período de Inscrições 01/03/2024 08/04/2024
1ª Fase: Análises de elegibilidade e classificatória Abril Maio
2ª Fase – Análise Complementar Maio Junho
3ª Fase – Solicitação de Documentos e Conversas de aproximação Junho Julho
4ª Fase – Validação de Portfólio Agosto Setembro
5ª Divulgação dos Selecionados Setembro Novembro

MATERIAIS DE APOIO

Separamos para vocês alguns materiais que podem contribuir para que a iniciativa de sua instituição tenha mais chance de ser selecionado na Chamada Semeia Fundação Cargill. Acesse esses documentos, fazendo o download aqui:

Caso tenha dificuldade em salvar um ou mais dos documentos acima, clique no documento com o botão direito do mouse e escolha “Salvar link como”.

REALIZAÇÃO

Fundação Cargill, entidade sem-fins-lucrativos, certificada como Utilidade Pública Federal. Tendo a Cargill Agrícola como principal mantenedora, a Fundação, em 2023, completou 50 anos de atuação. Ao longo dessa trajetória de transformação socioambiental positiva tem apoiado iniciativas relacionadas à segurança alimentar, sustentabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento de comunidades.

ASSESSORIA TÉCNICA

Neurônio Ativação de Negócios e Causas é uma empresa com mais de 20 anos de experiência, especializada no desenvolvimento e gestão de concursos culturais e editais de seleção, entre outros projetos de ativação estratégica, para fundações, empresas e organizações sociais nas áreas de desenvolvimento sustentável, responsabilidade social empresarial e empreendedorismo.

EDIÇÕES ANTERIORES

Conheça as iniciativas selecionadas nas últimas edições dos editais da Fundação Cargill, que antecederam a Chamada Semeia Fundação Cargill 2023:

¹Natureza jurídica permitida apenas para negócios de impacto.

²Apesar de Organizações Religiosas também serem consideradas OSC, elas não são elegíveis à presente chamada.

³Mais informações em https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/conteudo_digital/000009238.pdf

Definição construída pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e Pipe Social. Disponível em: O que são negócios de impacto [recurso eletrônico]: características que definem empreendimentos como negócios de impacto / Pipe Social, Instituto de Cidadania Empresarial. – São Paulo, SP: ICE, 2019, p.30. Mais informações em: ice-estudo-negocios-de-impacto-2019-web.pdf (aliancapeloimpacto.org.br)

DÚVIDAS?

Se ficar alguma dúvida, dê uma olhada no documento de perguntas frequentes, fale conosco pelo e-mail semeiafc@neuronio.com.br ou pelo nosso WhatsApp com atendimento em horário comercial e em dias úteis (segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00 hrs).

Proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais