Caju: conheça mais sobre a fruta e seus benefícios

Caju: conheça mais sobre a fruta e seus benefícios

O caju é um alimento de origem brasileira, versátil, saboroso e muito nutritivo. Saiba mais sobre sua história

O caju é um alimento muito popular pelo seu suco e pela qualidade de sua amêndoa (castanha de caju). Apesar disso, algumas pessoas, em especial das regiões sul e sudeste, nunca experimentaram a fruta.

Pode ser consumido in natura ou usado no preparo de compotas, doces, sucos, sorvetes, vinagres, aguardentes, licores ou em pratos salgados.

Já a castanha de caju é torrada, cozida ou usada na produção de leite vegetal.

Vamos conhecer um pouco mais sobre ele.

A origem do caju

A fruta vem do cajueiro, árvore nativa da região litorânea do nordeste brasileiro.

O nome caju é originário do tupi, e significa “noz que se produz”.

A fruta faz parte da alimentação indígena há muitos séculos. Costumava-se mascar a polpa ácida e adstringente do caju para refrescar o hálito e fermentar o seu suco para ser bebido em rituais folclóricos.

Existem  indícios de que algumas civilizações calculavam o intervalo de um ano, de acordo com a floração da fruta que acontece de maneira mais intensa entre os meses de setembro e novembro.

Você sabia?

Chuva de caju

Esse termo é usado em alguns municípios do nordeste do país para fazer menção ao período de chuvas que coincide com a época da colheita do caju.

O caju pelo mundo

O fruto exótico chamou a atenção dos europeus já no século XVI. Segundo o historiador português Pedro de Magalhães Gandavo, no “Tratado da Província do Brasil”, “se come o caju para refrescar” e sua castanha é mais saborosa que a amêndoa europeia.

O caju foi levado pelos navios portugueses para as Índias e logo se espalhou pelo sudeste asiático e para a África, adaptando-se muito bem ao clima.

Hoje a Índia é um dos maiores produtores mundiais de caju, ao lado do Vietnã, Moçambique, Nigéria, Costa do Marfim e Brasil.

Um fruto falso?

Sim, em termos botânicos não é considerado um fruto. O verdadeiro fruto do cajueiro é a castanha de caju.

Isso ocorre porque cientificamente um fruto é uma estrutura criada a partir do ovário da flor, para proteger suas sementes.

Neste caso, é a castanha que nasce do ovário da flor. A parte da planta que desenvolve a polpa amarelada, a qual conhecemos como caju propriamente dito, é chamada de pedúnculo. Por isso, o é classificado como um pseudofruto ou um fruto acessório.

Você sabia?

Você já ouviu falar que o tomate é um fruto?

A explicação acima também vale para o tomate que é formado a partir do desenvolvimento do ovário da planta, e portanto, é um fruto.

Nutrientes da fruta

O caju é um alimento rico em vitamina C; ele tem aproximadamente 5 vezes mais  vitamina C do que a laranja, por exemplo.

Por esse motivo, é um ótimo reforço para o nosso sistema imunológico. Quanto mais maduro, maior quantidade de vitamina C ele possui.

Também é fonte de sais minerais, como o zinco e ferro. Além de auxiliar na cicatrização de feridas e combate a infecções e inflamações, previne a anemia.

Outros minerais encontrados na polpa são o cálcio – que fortalece os ossos do corpo -, o fósforo – que participa do metabolismo de micronutrientes do corpo, e o cobre – que melhora a saúde da pele e dos cabelos.

Os aminoácidos de cadeia ramificada presentes no caju auxiliam a perda de peso. Pois estimulam o uso da gordura como fonte de energia durante as atividades físicas.

Por ser rico em fibras, estimula o funcionamento do sistema digestivo do organismo também. Além disso, é um alimento pouco calórico.

A castanha de caju é fonte de:

• Vitamina E – um potente antioxidante do organismo;
  • Ômega 3 – diminui o risco de doenças cardiovasculares e inflamações;
  • Selênio – reduz a incidência de câncer e melhora sintomas de enxaqueca;
  • Aminoácido triptofano – ajuda a reduzir sintomas de depressão.

O consumo moderado do caju e de sua castanha pode ser um excelente auxiliar para uma dieta saudável, saborosa e variada.