Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis

Notícias

Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis

dicas para práticas sustentáveis

Conheça o que é e a importância da educação ambiental e como a conscientização com o meio ambiente pode fazer parte do seu dia a dia

No Brasil, temos a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), uma lei de 1999 que aborda como colocar em prática projetos de educação ambiental visando a promoção de valores socioambientais e a conscientização da social em prol do meio ambiente.

A legislação é um importante ponto de partida para promover e ampliar as iniciativas educativas focadas no meio ambiente, mas ela ganha sentido mesmo quando praticada em diferentes contextos, como escolas, empresas, comunidades, ONGs e outras.

A seguir entenda mais o que é a educação ambiental, qual a importância dela e como promovê-la no seu contexto de vida.

O que é a educação ambiental?

Mesmo com mais de 20 anos de história, o PNEA continua sendo uma referência importante para entender a educação ambiental. Na Lei a definição é a seguinte:

“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, Art 1º.

No PNEA, são estipulados oito princípios básicos da educação ambiental, incluindo a importância de uma abordagem humanista, holística, democrática e participativa. 

Isso significa que a consciência ambiental deve ser promovida em harmonia com valores sociais importantes, como a pluralidade, a diversidade, a criticidade e a ética.

Para colocar a educação ambiental em prática, por sua vez, é incentivada uma perspectiva pedagógica transdisciplinar. Isso significa unir as questões relacionadas ao meio ambiente com outras áreas da vida, como alimentação, trabalho, mobilidade, lazer etc.

Assim a consciência ambiental não se trata de algo que se faz em um momento específico, como ao plantar uma árvore, mas sim em escolhas do dia a dia.

Essa perspectiva faz com que as práticas sustentáveis sejam incorporadas em pequenas ações na rotina, o que faz muito mais diferença para o planeta do que, uma vez por ano, mobilizar-se em uma causa ambiental. 

Qual a importância da educação ambiental?

Provavelmente, nesse exato instante, você está fazendo uso de uma série de produtos que dependem de matérias-primas originalmente extraídas da natureza.

A iniciativa Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) mapeia, anualmente, o dia do ano no qual a humanidade consumiu os recursos naturais que o planeta consegue regenerar em um ano.

Em 2023, o Dia da Sobrecarga da Terra aconteceu em uma quarta-feira, 2 de agosto. Isso significa que todo o consumo global depois dessa data estará sobrecarregando o planeta.

A iniciativa estima que atualmente, a humanidade usa 74% a mais de recursos naturais do que o planeta Terra consegue regenerar.

Não queremos ser alarmistas, mas a situação do planeta é crítica e um dos caminhos para reverter esse quadro é a educação ambiental.

As iniciativas educacionais conscientizam as pessoas sobre a interdependência entre a natureza e a vida humana.

Isso significa empoderar as pessoas para que elas tenham informação sobre como suas ações e escolhas impactam o meio ambiente e quais são as consequências futuras desse impacto ambiental.

Por muito tempo, as pessoas acreditavam que os danos ambientais só trariam problemas para daqui 300 – 500 anos, mas hoje sabemos que eles estão muito mais próximos.

A estimativa é que a próxima geração – provavelmente seus filhos e netos – já arquem com as consequências de séculos de exploração ambiental irresponsável.

Uma das poucas formas de reverter essa estimativa é adotar ações mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente, entendendo que cada pessoa faz diferença. 

Como implementar programas de educação ambiental?

dicas para práticas sustentáveis

A educação ambiental pode entrar no escopo de qualquer tipo de instituição, como escolas, universidades, empresas, cooperativas, parques, associações de bairro e outras.

Como visto, a educação ambiental não se restringe a conteúdos sobre o meio ambiente, incluindo também questões políticas, sociais e éticas.

Uma possibilidade para dar início às atividades educativas é contar com um profissional de áreas como: biologia, ecologia, agronomia, gestão ambiental, sociologia, filosofia e comunicação, por exemplo.

Um profissional dessas áreas que tenha a atenção voltada à questão ambiental pode estruturar um calendário de aulas e atividades práticas.

Entretanto, a prática da educação ambiental não se limita a esses profissionais.

É possível recorrer a profissionais diversos para promover o conhecimento sobre aspectos ambientais.

O jardineiro, por exemplo, pode dar aulas sobre como cultivar hortaliças em uma horta comunitária. O coletor de lixo pode ser convidado para uma aula sobre descarte e reciclagem. Um veterinário pode ensinar sobre cuidados com animais de rua.

Os saberes são fragmentados na sociedade e cada um desempenha uma função, podendo ensinar aos demais sobre aquilo que pratica, seja profissionalmente ou como tema de interesse.

Quando essas iniciativas estão presentes localmente, é possível mobilizar-se junto com sua comunidade, seja no condomínio, no bairro, na empresa, na escola etc.

Assim, o engajamento ao redor motiva a continuidade das práticas sustentáveis e ambientalmente corretas.

3 exemplos de iniciativas de sucesso

Existem centenas de exemplos de iniciativas de educação ambiental para se inspirar.

Escolas de São Caetano

As escolas municipais de São Caetano do Sul são referências internacionais devido às hortas nas quais os alunos aprendem sobre cultivo e alimentação.

Além disso, os projetos valorizam a independência das crianças que aprendem pequenos passos para o preparo de refeições naturais e orgânicas com os produtos da horta.

VIVO

A empresa Vivo, junto à Fundação Telefônica Vivo, mostra que também é possível promover ações de educação ambiental no meio corporativo por meio de práticas que engajam os colaboradores e clientes.

Além de ações pontuais, o Recicle com a Vivo incentiva a reciclagem e descarte correto de eletrônicos em pontos de coleta da empresa.

Limpa Brasil

Com foco específico em sustentabilidade está a organização sem fins lucrativos Limpa Brasil, que promove ações de educação ambiental e prática de reciclagem.

A instituição já esteve à frente de iniciativas em mais de 1.200 cidades com a participação de mais de 650 mil pessoas. O resultado: a coleta de 1.220 toneladas de resíduos.

Ah, quer participar do Limpa Brasil? Seja um voluntário no Dia Mundial da Limpeza, em 16 de setembro.

Portanto, existem iniciativas de educação ambiental em diferentes áreas e com práticas diversas, mas um propósito em comum: cuidar do meio ambiente.

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais
Proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais