Edital Regional – Nutrindo Soluções Locais

Notícias

Edital Regional – Nutrindo Soluções Locais

A Fundação Cargill comunica a abertura do Nutrindo Soluções Locais, iniciativa que em seu terceiro ano, na esteira do reposicionamento que a Fundação Cargill no último biênio, passa a promover o desenvolvimento institucional de Organizações da Sociedade Civil, sediadas em municípios da região norte e nordeste do Brasil com presença da Cargill Agrícola.

Ao final do processo, a Fundação Cargill espera selecionar até 10 projetos de desenvolvimento institucional que tenham duração máxima de 6, para receberem valores de até R$ 32 mil e 24 horas de formação.

Serão priorizados projetos de instituições cujas lideranças sejam compostas por pessoas com deficiência¹, negras, indígenas, mulheres, LGBTI+ e de povos e comunidades tradicionais².

A definição por instituições localizadas em municípios em que a Cargill está presente nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Tocantins, foi feita levando em consideração os dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), como parte do projeto II VIGISAN³, que indica que “as regiões Norte e Nordeste concentram os maiores percentuais de famílias em situação de insegurança alimentar grave (fome) no Brasil”, no qual, 26% dos lares da região Norte e 21%da região Nordeste estão expostos a essa realidade. Para conhecer a relação completa de municípios, verifique o anexo Ido regulamento.

Para o Nutrindo Soluções Locais são, esperados projetos de desenvolvimento institucional, ou seja, ações com o objetivo claro de qualificar a atuação da instituição proponente no seu território para que ela cumpra sua missão e contribua para impactar de forma positiva as comunidades que transforma.

Os projetos de desenvolvimento institucional inscritos devem se enquadrar em um dos eixos abaixo:

  • Eixo 1 – Articulação em rede e parcerias: eixo dedicado a desafios relacionados ao relacionamento da instituição proponente com parceiros e atuação em rede com outras organizações, seja no seu território ou em temáticas relacionadas a missão da organização.
  • Eixo 2 – Desenvolvimento de equipe e gestão de pessoas: eixo dedicado a desafios relacionados ao desenvolvimento de competências e habilidades da equipe da organização – independentemente do nível hierárquico.
  • Eixo 3 – Governança e estratégia organizacional: eixo dedicado a desafios relacionados à atuação estratégica da organização, em termos de planejamento do trabalho (no curto, médio e longo prazo) análise de riscos e oportunidades de atuação etc.
  • Eixo 4 – Infraestrutura: eixo dedicado a desafios relacionados a infraestrutura física da organização:
  • Eixo 5 – Processos de gestão e desenvolvimento de iniciativas socioambientais (programas/projetos): eixo dedicado a desafios relacionados a operação do dia a dia de trabalho da organização e/ou de atendimento as pessoas beneficiárias da organização;

Para conhecer as temáticas relacionadas a cada eixo, acesse o regulamento.

Importante: o presente edital não é voltado a projetos socioambientais, mas, reiteramos, a projetos de desenvolvimento institucional.

REGULAMENTO

Para participar, recomendamos que leiam atentamente o Regulamento, documento que apresenta detalhadamente todas as regras do edital e que pode contribuir para que o projeto de sua organização tenha mais chances de ser selecionado. Faça aqui o download do Regulamento do Nutrindo Soluções Locais.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Nutrindo Soluções Locais são gratuitas e FORAM PRORROGADAS ATÉ 15 DE JUNHO, 22h00, sempre pelo horário de Brasília (-3 GMT), exclusivamente por meio do preenchimento integral do formulário online disponível nesse site.

Antes de iniciar o preenchimento do formulário de inscrição, baixe o Formulário de Inscrição Modelo para que possa conhecer as informações e itens que serão solicitados ao longo do processo. O preenchimento desse modelo não é a inscrição e não será aceito por e-mail ou de forma física. O arquivo serve para que o participante tenha conhecimento sobre todos campos e dados que serão solicitados para efetivar sua inscrição.

AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

Os projetos apresentados serão classificados e avaliados com base nos seguintes critérios:

  • 1º Critério: Capacidade Técnica e Institucional 
  • 2º Critério: Potencial de Impacto
  • 3º Critério: Aderência da Proposta
  • 4º Critério: Potencial Criativo e Inspirador

O detalhamento dos critérios pode ser acessado no regulamento.

O processo de seleção dos projetos compreenderá 3 fases:

1ª Fase – Análises de Elegibilidade e Classificatória

2ª Fase – Solicitação de Documentos e Conversas de Aproximação

3ª Fase – Validação Final

Para conhecer o detalhamento de cada critério de avaliação e de cada etapa do processo, leia o regulamento.

APOIO AOS SELECIONADOS

As Instituições com projetos selecionados serão divulgadas neste site até outubro de 2023. Elas receberão da Fundação Cargill o valor indicado e aprovado no projeto apresentado, de até R$ 32 mil, mediante cumprimento do itehttps://web.archive.org/web/20230607215155/https://fundacaocargill.org.br/wp-content/uploads/2023/05/NSL3_Regulamento_VP.pdfm 11 do Regulamento, “PÓS SELEÇÃO E COMPROMISSOS DAS INICIATIVAS SELECIONADAS”, e seus respectivos subitens.

Somado a isso as instituições selecionadas passarão a ser acompanhadas pela Fundação Cargill na implementação das iniciativas e na Trilha de Formação.

Atividade Início Término
Período de Inscrições PRORROGADO 15/05/2023 15/06/2023
1ª Fase – Análise de elegibilidade e classificatória Junho Julho
2ª Fase – Solicitação de Documentos e Conversas de Aproximação Julho Agosto
3ª Fase – Validação de Portfólio Agosto Setembro
Divulgação dos Selecionados Outubro Outubro

OBS.: Caso seja necessário, as datas podem ser alteradas com aviso prévio.

MATERIAIS DE APOIO

Foram desenvolvidos alguns materiais que podem contribuir para que o projeto de sua instituição tenha mais chance de ser selecionado no Nutrindo Soluções Locais.

Acesse esses documentos, fazendo o download aqui:

Caso tenha dificuldade em salvar um ou mais dos documentos acima, clique no documento com o botão direito do mouse e escolha “Salvar link como”.

REALIZAÇÃO

Fundação Cargill, entidade sem-fins-lucrativos, certificada como Utilidade Pública Federal. Tendo a Cargill Agrícola como principal mantenedora, a Fundação, em 2023, completará 50 anos de atuação. Ao longo dessa trajetória de transformação socioambiental positiva tem apoiado iniciativas relacionadas à segurança alimentar, sustentabilidade, empreendedorismo e desenvolvimento de comunidades.

ASSESSORIA TÉCNICA

Neurônio Ativação de Negócios e Causas é uma empresa com mais de 20 anos de experiência, especializada no desenvolvimento e gestão de concursos culturais e editais de seleção, entre outros projetos de ativação estratégica, para fundações, empresas e organizações sociais nas áreas de desenvolvimento sustentável, responsabilidade social empresarial e empreendedorismo.

EDIÇÕES ANTERIORES

Conheça os projetos selecionados nas últimas edições do Nutrindo Soluções Locais.


No caso de pessoas com deficiência em nenhum momento deste processo de seleção será exigido laudo médico de comprovação acerca de condições de deficiência. Será levada em consideração a autodeclaração das instituições proponentes no ato de inscrição ao Nutrindo Soluções Locais.

Para verificação de todos os públicos prioritários será levado em consideração a autodeclaração das instituições proponentes no ato de inscrição ao Nutrindo Soluções Locais.

 3 Relatorio-II-VIGISAN-2022.pdf (olheparaafome.com.br)

 

Conheça os municípios elegíveis para o Nutrindo Soluções Locaisc:

Abreulândia (TO) – Norte
Acará (PA) – Norte
Acrelândia (AC) – Norte
Altamira (PA) – Norte
Alto Parnaíba (MA) – Nordeste
Anapurus (MA) – Nordeste
Aparecida do Rio Negro (TO) – Norte
Apuí (AM) – Norte
Araguacema (TO) – Norte
Araguaína (TO) – Norte
Ariquemes (RO) – Norte
Baianópolis (BA) – Nordeste
Baião (PA) – Norte
Baixa Grande do Ribeiro (PI) – Nordeste
Balsas (MA) – Nordeste
Barra do Ouro (TO) – Norte
Barreiras (BA) – Nordeste
Belém (PA) – Norte
Bom Jesus (PI) – Nordeste
Bonito (PA) – Norte
Brejo (MA) – Nordeste
Bujari (AC) – Norte
Buriti (MA) – Nordeste
Campos Lindos (TO) – Norte
Canarana (BA) – Nordeste
Capitão Poço (PA) – Norte
Caracaraí (RR) – Norte
Carolina (MA) – Nordeste
Caseara (TO) – Norte
Caxias (MA) – Nordeste
Cerejeiras (RO) – Norte
Cocos (BA) – Nordeste
Concórdia do Pará (PA) – Norte
Corrente (PI) – Nordeste
Correntina (BA) – Nordeste
Cruzeiro do Sul (AC) – Norte
Cujubim (RO) – Norte
Currais (PI) – Nordeste
Divinópolis do Tocantins (TO) – Norte
Dois Irmãos do Tocantins (TO) – Norte
Feijó (AC) – Norte
Fernando Falcão (MA) – Nordeste
Formosa do Rio Preto (BA) – Nordeste
Fortaleza (CE) – Nordeste
Gandu (BA) – Nordeste
Garrafão do Norte (PA) – Norte
Gilbués (PI) – Nordeste
Goiatins (TO) – Norte
Gurupi (TO) – Norte
Igarapé-Açu (PA) – Norte
Igarapé-Miri (PA) – Norte
Ilhéus (BA) – Nordeste
Ipixuna do Pará (PA) – Norte
Irituia (PA) – Norte
Itabuna (BA) – Nordeste
Itacajá (TO) – Norte
Itaituba (PA) – Norte
Itapiratins (TO) – Norte
Jaborandi (BA) – Nordeste
Jacareacanga (PA) – Norte
Lábrea (AM) – Norte
Lagoa da Confusão (TO) – Norte
Loreto (MA) – Nordeste
Luís Eduardo Magalhães (BA) – Nordeste
Maceió (AL) – Nordeste
Mãe do Rio (PA) – Norte
Manaus (AM) – Norte
Marabá (PA) – Norte
Marianópolis do Tocantins (TO) – Norte
Mateiros (TO) – Norte
Medicilândia (PA) – Norte
Mirador (MA) – Nordeste
Mocajuba (PA) – Norte
Moju (PA) – Norte
Monte do Carmo (TO) – Norte
Natal (RN) – Nordeste
Nova Mamoré (RO) – Norte
Nova Olinda (TO) – Norte
Nova Timboteua (PA) – Norte
Novo Acordo (TO) – Norte
Novo Aripuanã (AM) – Norte
Novo Progresso (PA) – Norte
Palmas (TO) – Norte
Palmeirante (TO) – Norte
Paragominas (PA) – Norte
Pastos Bons (MA) – Nordeste
Pedro Afonso (TO) – Norte
Peixe (TO) – Norte
Pium (TO) – Norte
Portel (PA) – Norte
Porto Franco (MA) – Nordeste
Porto Nacional (TO) – Norte
Porto Velho (RO) – Norte
Recife (PE) – Nordeste
Recursolândia (TO) – Norte
Riachão (MA) – Nordeste
Riachão das Neves (BA) – Nordeste
Ribeiro Gonçalves (PI) – Nordeste
Rio Branco (AC) – Norte
Rodrigues Alves (AC) – Norte
Salvador (BA) – Nordeste
Sambaíba (MA) – Nordeste
Santa Filomena (PI) – Nordeste
Santa Maria do Pará (PA) – Norte
Santa Maria do Tocantins (TO) – Norte
Santa Rosa do Tocantins (TO) – Norte
Santarém (PA) – Norte
São Desidério (BA) – Nordeste
São Domingos do Capim (PA) – Norte
São Félix do Xingu (PA) – Norte
São Francisco do Pará (PA) – Norte
São Luís (MA) – Nordeste
São Miguel do Guamá (PA) – Norte
São Valério (TO) – Norte
Sebastião Leal (PI) – Nordeste
Sucupira do Norte (MA) – Nordeste
Tailândia (PA) – Norte
Talismã (TO) – Norte
Tarauacá (AC) – Norte
Tasso Fragoso (MA) – Nordeste
Tomé-Açu (PA) – Norte
Trairão (PA) – Norte
Tupirama (TO) – Norte
Ubaitaba (BA) – Nordeste
Uruará (PA) – Norte
Uruçuí (PI) – Nordeste
Vilhena (RO) – Norte
Vitória da Conquista (BA) – Nordeste

 

Veja mais

Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais
Proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais