Projeto propõe protagonismo de estudantes em atividades voltadas para educação alimentar

Iniciativa é apoiada pela Fundação Cargill e é voltada a jovens de escolas públicas do município de Campinas, incentivando a produção de conteúdos digitais que reforcem a importância da alimentação saudável e o combate ao desperdício de alimentos.

Com o apoio da Fundação Cargill, o Instituto Asas está promovendo o projeto Olha A Gente Aqui – O jovem, seu olhar e sua voz no universo escolar. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar jovens estudantes sobre a importância de uma alimentação equilibrada em paralelo ao combate ao desperdício de alimentos, por meio da geração de conteúdos produzidos através do olhar dos próprios jovens.

O projeto visa atender seis escolas públicas do município de Campinas, beneficiando ao todo cerca de 1.000 pessoas, sendo 400 estudantes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio – por meio de oficinas multimídia – e mais 600 pessoas do entorno da escola e estudantes – por meio de sessões de cine-debates.

O trabalho tem como base três eixos de comunicação: saúde, direitos humanos e sustentabilidade ambiental, temas considerados fundamentais para o desenvolvimento dos jovens como seres ativos e críticos dentro de sua comunidade.

Essa é a segunda edição do Olha A Gente Aqui. Em sua primeira edição, realizada em 2013, o projeto foi idealizado para envolver jovens estudantes do ensino médio de 11 escolas públicas da cidade de São Paulo e o trabalho realizado contemplava a produção de vídeos, ensaios fotográficos e reportagens que abordavam bullying, preconceito e discriminação na escola e cyber-violências. Todos os conteúdos produzidos durante o projeto trouxeram olhares diferenciados dos estudantes.

Lucia Caetano, coordenadora geral do projeto, explica que a segunda edição do Olha A Gente Aqui quer sensibilizar estudantes a respeito do tema alimentação saudável, e para isso utilizará a comunicação digital, tecnologia da informação e fotografias. O projeto será dividido em duas etapas: Oficinas Multimídia e Sessões de Cine-Debate.

“Durante os processos, os jovens apropriam-se das ferramentas midiáticas, desenvolvendo seu espírito crítico em relação às mídias e às informações, ao mesmo tempo que aprendem a gerir seus próprios processos comunicacionais e produtivos, de forma colaborativa. Eles usam e abusam da criatividade, pensando na forma de ajudar a mudar esse jogo vicioso que está transformando hábitos saudáveis e prazerosos, como se alimentar e cozinhar, em sinônimos de desperdício, fome, poluição, degradação ambiental, trabalho escravo, maus tratos animais, etc…”, explica Lucia Caetano.

Nas oficinas de multimídia os alunos produzem vídeos, ensaios fotográficos, e outros conteúdos para as redes sociais. Além disso, os jovens participam de reuniões de pauta, produção de roteiros, entrevistas, captação de sons/imagens e outras experimentações que tornam os assuntos tratados mais próximos do seu dia a dia.

“Nossas dinâmicas e reuniões de pauta são momentos bastante frutíferos, em que ouvimos os jovens sobre seus hábitos alimentares, conversamos sobre o assunto, e traçamos estratégias conjuntas de como abordaremos cada um dos assuntos a serem tratados. Tudo com muita pesquisa, análise de diferentes pontos de vista e a partir de fontes de informação confiáveis”, complementa Lucia Caetano.

Na segunda etapa, são realizadas sessões de cine-debate. Esse é o momento no qual os alunos podem divulgar para amigos, professores e pessoas da comunidade os materiais produzidos nas oficinas.

“Queremos desenvolver nos alunos o espírito crítico em relação à divulgação nos veículos de comunicação de conteúdos sobre alimentação, ampliando sua capacidade de uso e de análise crítica das mídias e da informação. O Olha A Gente Aqui propõe unir a questão alimentar entendida de forma complexa e sistêmica, o universo escolar, as relações nele envolvidas e a educação midiática e informacional. Nesse último fator vamos desenvolver habilidades produtivas e críticas em relação às mídias e às informações”, ressalta a coordenadora do projeto.

Para a coordenadora, o principal desafio é discutir nas escolas a necessidade de professores e jovens pensarem o novo ecossistema comunicacional que os rodeia, e como melhorar a prática educativa a partir dos meios de comunicação.

Primeira edição do Olha A Gente Aqui – O jovem, seu olhar e sua voz no universo escolar

A primeira edição do projeto, que atendeu 1.000 estudantes de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio, de 11 escolas públicas da cidade de São Paulo, partiu da prática comunicacional para que os estudantes pudessem revisitar seu próprio universo escolar, encontrando histórias de vida com as quais se identificassem e situações para as quais muitas vezes conseguiram propor soluções. A proposta era tornar os jovens protagonistas nos processos escolares.

Acesse aqui os conteúdos produzidos pelos jovens nesta segunda edição do projeto:
FOTOS – https://www.flickr.com/photos/olhaagenteaqui/albums
VÍDEOS – https://vimeo.com/olhaagenteaqui