Conheça os 15 projetos selecionados que receberão apoio no Edital Fundação Cargill 2022
Com atuação em 23 estados, a 8ª Edição do Edital Fundação Cargill selecionou 15 projetos de relevância social que fortaleçam sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis em organizações da sociedade civil e startups. Os Projetos selecionados terão o apoio financeiro entre R$ 50 mil e R$ 200 mil.
As inscrições do projeto iniciaram-se em abril e maio de 2022 com 310 projetos inscritos. Para a seleção, os projetos tiveram que passar pelos critérios de avaliação para a seleção final, que foram:
- Relevância local e impacto
- Alinhamento e Coerência
- Capacidade técnica de execução
- Inovação social
- Parcerias
“Todas as iniciativas têm um propósito nobre e altamente relevante, por isso foi desafiador escolher. Um dos principais critérios foi o alinhamento com o nosso propósito de promover a prosperidade das comunidades, através do fortalecimento de sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis, e isso nos deixa muito satisfeitos com os 15 projetos escolhidos”, comenta a diretora-presidente da Fundação Cargill no Brasil, Flávia Tayama.
Entre os projetos aprovados, serão beneficiadas diretamente mais de 58 mil pessoas. Além disso, mais 112 mil pessoas serão beneficiárias indiretas.
“Apoiar iniciativas de diferentes organizações tem sido uma das grandes marcas da Fundação Cargill no Brasil. É uma grande alegria poder contribuir de forma ativa com esses projetos que certamente vão beneficiar as comunidades e deixar um legado positivo em milhares de famílias”, comemora Flávia Tayama.
Projetos selecionados 8ª Edição Edital Fundação Cargill
Acelerali – Aceleradora de Nano Negócios da Alimentação do Sul da Bahia
Cidades: Ilhéus (BA)
Organização: Instituto Ciclos
Total de pessoas beneficiadas: 50
Objetivo: O fortalecimento de atividades de nanoempreendedoras do ramo de alimentação do sul da Bahia. Atenderá 50 mulheres e suas famílias ao longo de 24 meses, com a inclusão financeira, disponibilização de crédito rotativo, capacitações produtivas, comerciais e gerenciais
Alimentação e saúde para o bem viver
Cidades: Ilhéus (BA)
Organização: Instituto Mãe Terra
Total de pessoas beneficiadas: 40
Objetivo: Promover a segurança alimentar e nutricional em uma comunidade do município de Ilhéus, através do incentivo à produção e consumo de produtos da sociobiodiversidade local e disseminação de práticas agroecológicas e saberes tradicionais da comunidade.
Comer e brincar na Escola: ação coletiva pelos direitos das crianças
Cidades: São Paulo (SP)
Organização: Avisa Lá
Total de pessoas beneficiadas: 37.000
Objetivo: Apoiar cinco Secretarias Municipais de Educação na formação de seus profissionais, contribuindo para a inserção da alimentação e do movimento, na perspectiva da promoção da saúde, como atividade educativa nas escolas de Educação Infantil de 4 e 5 anos, com envolvimento das famílias e da rede de proteção social local.
Composta Ilhéus – Fase II
Cidades: Ilhéus (BA)
Organização: Grupo Amigos da Praia – GAP Ilhéus
Total de pessoas beneficiadas: 5.600
Objetivo: Introduzir e desenvolver compostagem em 15 escolas e 100 restaurantes e lanchonetes da cidade de Ilhéus, a fim de diminuir o descarte de compostos orgânicos e promover cultivo de hortaliças em hortas escolares que serão mantidas a partir do composto produzido pelas composteiras.
CSA: Cestas Orgânicas Xapecó
Cidades: Chapecó (SC)
Organização: Associação dos pequenos agricultores do Oeste Catarinense
Total de pessoas beneficiadas: 320
Objetivo: Fomentar e estruturar cadeia de agricultores agroecológicos com objetivo de promover geração de renda e comercialização de produtos orgânicos por agricultores familiares e comunidades indígenas do município de Chapecó, a partir de plataforma de e-commerce.
EcoLiga – Compostar para o futuro
Cidades: São Paulo (SP)
Organização: Liga Solidária
Total de pessoas beneficiadas: 1.440
Objetivo: Reformar a Central de Compostagem – EcoLiga para expandir a produção de composto orgânico de forma a receber todo o resíduo orgânico gerado e ampliar as condições de acessibilidade da central ampliando o potencial das atividades pedagógicas e visitas guiadas.
Formação de Jovens Empresários Rurais da Agricultura Familiar
Cidades: Tancredo Neves (BA)
Organização: CFRPTN
Total de pessoas beneficiadas: 100
Objetivo: Promover formação de jovens e comunidades dos municípios do Baixo Sul da Bahia, por meio de educação contextualizada do campo e Projetos Educativos-Produtivos (PEPs), fortalecendo os processos de produção sustentável e da agricultura familiar.
Gestão técnica na horta do Verde Vida
Cidades: Chapecó (SC)
Organização: Verde Vida
Total de pessoas beneficiadas: 1.919
Objetivo: Recuperar e ampliar horta mantida pela organização a partir de recuperação das estufas já existentes e implantação de cultivo de hortaliças por hidroponia que irão ampliar a capacidade de comercialização e geração de renda para organização.
Hortas Urbanas
Cidades: Três Lagoas (MS)
Organização: Missão Salesiana de Mato Grosso do Sul
Total de pessoas beneficiadas: 30
Objetivo: Ampliar a realização de hortas urbanas otimizando os recursos disponíveis, capacitação do público-alvo e implantação do espaço para comercialização de produtos agroecológicos através do modelo da economia solidária.
Periferia Articulada
Cidades: São Paulo (SP)
Organização: Projeto Arrastão
Total de pessoas beneficiadas: 106
Objetivo: Capacitar jovens e adultos para o desenvolvimento de suas competências empreendedoras e apoiar a criação de propostas de negócios inovadores e sustentáveis no setor de alimentos (Fase 1) a partir de formações, assessorias, mentorias (Fase 2) e conexões com o ecossistema regional de negócios periféricos (Fase 3).
Projeto Prato Cheio para Todos
Cidades: São Paulo (SP)
Organização: Associação Prato Cheio
Total de pessoas beneficiadas: 6.300
Objetivo: Acrescentar uma nova rota de coleta de alimentos que perderam valor comercial, mas que estão em boas condições de consumo e distribuir para entidades que fornecem refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social e disponibilizar curso EAD sobre perdas e desperdício de alimentos e formas de redução.
Qualificação Interdisciplinar e Ativação de Renda com desenvolvimento local comunitário para nanoempreendedoras de serviços de Alimentação a partir de Presença Digital
Cidades: Curitiba (PR)
Organização: Plataforma Nobis
Total de pessoas beneficiadas: 90
Objetivo: Selecionar e qualificar 90 nanoempreendedoras do ramo de alimentação e apoiar o desenvolvimento dessas a partir de mentorias, formação, inclusão digital e oferta de capital semente para 20 iniciativas que apresentarem alto nível de impacto local.
Raízes na Cozinha – Diversidade em Pauta
Cidades: São Paulo (SP)
Organização: Migraflix
Total de pessoas beneficiadas: 300
Objetivo: Promover a integração socioeconômica de microempreendedores gastronômicos – refugiados/imigrantes através da capacitação empreendedora e comunidade de acolhida a fim de apoiá-los na comercialização de serviços para pequenas e médias empresas e integrarem em seus negócios soluções de economia verde.
Sistema de produção Agroecológico Familiar: Promovendo sustentabilidade em Escola do Campo
Cidades: Abaetetuba (PA)
Organização: Associação Paraense de Apoio a Comunidades Carentes – APACC
Total de pessoas beneficiadas: 75
Objetivo: Implantar sistemas de produção familiar agroecológicas (SPAFs) a fim de promover a sustentabilidade da Casa Familiar Rural de Abaetetuba apresentar alternativa de produção diversificada e geração de renda aos agricultores familiares do município.
Solutech Cerrado
Cidades: Goiânia (GO)
Organização: Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (CEDAC)
Total de pessoas beneficiadas: 5.118
Objetivo: Desenvolver soluções para pelo menos três desafios relacionados ao agroextrativismo e manejo de produtos do Cerrado a partir da construção de novos processos de obtenção e processamento de ingredientes alimentícios e formação técnica dos agroextrativistas.