Proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais

Notícias

Proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais

conservação em áreas rurais

Entenda em que consiste a conservação da flora e fauna em áreas rurais e como a sustentabilidade ambiental pode prosperar junto com a agricultura

Em um país cada vez mais urbano, um tema em pauta é quanto à importância da proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais, beneficiando a sociedade e também os produtores rurais.

Engana-se quem pensa que não é possível aliar produção agrícola com preservação ambiental. Essa união não é apenas possível, como benéfica devido às diretrizes do Código Florestal brasileiro.

A seguir entenda o que é a conservação de flora e fauna, sua importância e como colocá-la em prática na sua propriedade rural.

Qual a importância da proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais?

A biodiversidade inclui a flora (espécies vegetais) e a fauna (espécies animais).

Nas cidades, a preservação da biodiversidade está cada vez mais comprometida devido à expansão urbana que prioriza o concreto em detrimento das áreas verdes e dos habitats animais.

Mesmo no campo, há um aspecto crítico no que se refere à proteção e conservação da flora e fauna devido, em muitos casos, à falta de informação e educação ambiental.

Entretanto, as áreas rurais ainda são importantes polos de proteção ambiental.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima que as áreas preservadas por produtores e proprietários rurais representam 33% do território nacional.

Outro dado interessante é que os agricultores exploram, em média, apenas 50% de propriedades.

Isso é importante, pois as propriedades rurais são um importante polo de biodiversidade no Brasil, com espécimes vegetais e animais em seu habitat natural.

Com a preservação da biodiversidade em áreas rurais é possível garantir a sustentabilidade dos ecossistemas, o que é benéfico para produtores e para a sociedade como um todo.

Como promover a preservação ambiental na área rural?

Existem diferentes formas de promover a preservação ambiental em áreas rurais, incluindo a rotação de culturas, não uso de agrotóxicos, descarte correto de resíduos, preservar mata nativa perto de nascentes etc.

Além dessas práticas, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC instituído em 2000 também pode ampliar as opções de proteção ambiental.

O SNUC prevê a proteção integral que inclui Estação Ecológica; Reserva Biológica; Parque Nacional e outros.

Há também o grupo de uso sustentável, incluindo: Área de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna etc.

Em propriedades rurais com área ambientalmente relevante, o proprietário pode cadastrar o local como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Além dos ganhos à biodiversidade local, a lei garante que o proprietário das terras também seja beneficiado. 

Um exemplo é a isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) sobre a área da RPPN e até mesmo a priorização da propriedade em captação de recursos e crédito rural.

Quais são as principais ameaças à flora e fauna?

As áreas rurais detêm parcela relevante da biodiversidade brasileira, mas devido à inviabilidade de amplo monitoramento, é também muito suscetível a ameaças humanas.

Um dos principais problemas de preservação e conservação da flora e fauna consiste no desmatamento para fins de exploração madeireira ilegal.

O resultado são milhares de hectares desmatados, aumentando processos como a desertificação do solo.

Muitas vezes, florestas são desmatadas para dar lugar ao pasto para criação de gado, prática insustentável no médio prazo.

Mesmo com a agricultura podendo ser uma aliada da preservação ambiental, a expansão agrícola irrestrita, especialmente da monocultura, consiste em um aspecto crítico à riqueza do solo e biodiversidade.

Um triste exemplo das consequências da monocultura são as nuvens de poeira que têm se tornado mais comuns em regiões agrícolas, mas afetam as cidades e toda a região.

No interior de São Paulo, com um clima mais seco no inverno e ventos fortes antes das precipitações, mais cidades têm se deparado com o fenômeno nos últimos anos.

Por fim, não podemos deixar de citar a caça ilegal como uma das ameaças à fauna. 

A caça é proibida no Brasil desde 1967, mas infelizmente a legislação não foi suficiente para o banimento completo dessa prática e muitas espécies, principalmente de mamíferos, continuam sob ameaça.

Além do riso de extinção das espécies mais visadas, a caça ilegal resulta em empobrecimento a biodiversidade genética e afeta também espécies que se relacionam com aquela que é alvo.

Com isso, pode ocorrer o crescimento de populações de animais determinadas espécies que perder seus predadores naturais. De acordo com a Fiocruz, a caça ilegal acende um alerta, inclusive, para novas epidemias.

Portanto, as principais ameaças à flora e fauna não deixam de impactar a vida humana, tanto nas áreas rurais como nas cidades, sendo um tema de relevância social e não apenas ambiental.

Qual a importância de iniciativas de proteção à fauna e flora?

Considerando que os impactos da ameaça ambiental não ficam restritos ao local no qual acontecem, as iniciativas de proteção e conservação da flora e fauna ganham ainda mais importância.

Conheça razões pelas quais essas iniciativas são ambiental e socialmente relevantes:

  • equilíbrio ecológico: a fauna e flora desempenham papéis essenciais nos ecossistemas rurais viabilizando o equilíbrio entre as espécies e processos naturais cíclicos;
  • serviços ecossistêmicos: a fauna e flora desempenham funções sistêmicas no planeta, como polinização, controle de pragas e purificação da água que são importantes à produtividade agrícola e vida humana como um todo;
  • sustentabilidade agrícola: a proteção e conservação da biodiversidade em áreas rurais estão relacionadas a práticas agrícolas mais sustentáveis, o que permite reduzir a dependência de insumos químicos e aumenta a resiliência dos sistemas produtivos locais;
  • ecoturismo e economia local: a preservação ambiental pode estar aliada a práticas de educação ambiental e ecoturismo, contribuindo na diversificação da economia local;
  • mitigação das mudanças climáticas: a preservação dos ecossistemas está diretamente relacionada a redução da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, como o CO2, contribuindo no combate às mudanças climáticas que afetam a própria produção agrícola e também a vida nas cidades.

A proteção e conservação da flora e fauna consistem em interesses sociais comuns que não se restringem aos produtores rurais e nem aos cidadãos urbanos.

A união dessas duas forças em prol da biodiversidade no campo é o caminho mais frutífero para um futuro comum.

4 iniciativas de sucesso de projetos de conservação em áreas rurais

conservação em áreas rurais

No Brasil, não faltam iniciativas bem-sucedidas para colocar em práticas as ideias acerca da proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais. Selecionamos algumas ações para você conhecer e se inspirar.

1. Programa Brasil Mata Viva 

O Programa Brasil Mata Viva foi criado 2007 e faz a mediação entre produtores rurais comprometidos com a preservação ambiental e empresas.

Assim, as empresas adquirem Créditos de Floresta, o que resulta em recursos para os produtores investirem na conservação da flora e fauna em suas propriedades e, às empresas, certificados que atestam a responsabilidade socioambiental.

2. Projeto Produção de Biodiversidade

Todos os segmentos podem fazer sua parte quando falamos em proteção ambiental. A Japan Tobacco International (JTI), em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), deu origem ao Projeto Produção de Biodiversidade.

Conhecido como JTIBio, o projeto apoia proprietários rurais para adotar práticas para proteção da biodiversidade em suas propriedades, unindo agricultura com sustentabilidade ambiental.

3. Projeto Reflorar

O Projeto Reflorar, apoiado pelo Gambá – Grupo Ambientalista da Bahia, reúne a participação de diversos atores locais para promover a preservação ambiental.

Em conjunto com proprietários rurais, associações comunitárias, sindicatos de trabalhadores rurais, prefeituras e outros órgãos foi possível, por exemplo, a perenização de nascentes que haviam secado com a prática do reflorestamento.

4. Cepfs

O Cepfs (Centro de Educação Popular e Formação Social) – Transformando o Sertão atua junto a pequenos produtos agrícolas para promover práticas de preservação ambiental associadas à captação e armazenamento de água.

A iniciativa viabiliza tanto o consumo das famílias como práticas agrícolas e agropecuárias mais sustentáveis na região do semiárido paraibano.

Como visto, o Brasil tem iniciativas de Norte a Sul focadas na proteção e conservação da flora e fauna em áreas rurais demonstrando que a agricultura não é só compatível com a sustentabilidade ambiental, como se beneficia das práticas ecologicamente responsáveis.

 

Veja mais

Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciativas socioambientais
Fundação Cargill oferece aporte de até R$ 150 mil para seleção de 15 iniciati...
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Chamada Semeia Fundação Cargill 2024
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Educação Ambiental: Promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde
Consumo consciente: Escolhas saudáveis e sustentáveis para promover a saúde