Alimentação em Foco Menu
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras Projetos Prêmios A&F Projetos NSL Arquivos & Downloads Publicações Técnicas Notícias Contato Pesquisar
FacebookYoutube
Instituições Parceiras
Contato
Pesquisar
Facebook
Youtube
Facebook
Youtube
Menu
Alimentação em Foco
Sobre Nós
Quem Somos Nossa História Voluntariado Instituições Parceiras
Projetos
Todos os Projetos Edital Prêmios A&F Projetos NSL
Bibliotecas
Arquivos para Download Publicações Técnicas
Notícias
Todas as Notícias Alimentação AcessívelAlimentação SeguraAlimentação SustentávelInstitucional
Contato
Pesquisar
Fundação Cargill
Home Notícias Sistemas agroflorestais em comunidades
Sistemas agroflorestais em comunidades

Compartilhar com Facebook Compartilhar com Twitter Compartilhar com Google+ Compartilhar com LinkedIn Compartilhar com Pinterest
24/11/2021
Alimentação SustentávelNotícias

Sistemas agroflorestais em comunidades


Entenda o que são sistemas agroflorestais e como eles podem beneficiar a sociedade

As técnicas agrícolas vêm sendo utilizadas há várias gerações ao redor do mundo. Entretanto, há alguns anos elas vêm despertando interesse de estudo científico.

O fato é que o sistema utilizado na agricultura influencia muito na conservação ou degradação do meio ambiente e no desenvolvimento econômico das comunidades rurais.

Em outras palavras, o uso inapropriado dos recursos naturais geram consequências negativas, não apenas no âmbito ecológico, mas também no econômico e social.

Com isso, os sistemas agroflorestais (SAFs) ganham destaque nas comunidades e trazem dezenas de benefícios para o planeta.

O que é um sistema agroflorestal?

É um sistema de produção inspirado na dinâmica da natureza, onde florestas perenes (plantas de ciclo de vida longo) convivem com espécies cultivadas, como árvores frutíferas, ervas e raízes, e podem ter também a criação de animais convivendo no mesmo espaço.

Os  sistemas agroflorestais (SAF’s) buscam o equilíbrio entre a produção de alimento e a natureza. Combinam numa mesma área, o plantio de árvores, arbustos e animais, tanto para o próprio consumo, quanto para a comercialização em mercados e feiras locais.

São definidos economicamente em três categorias:  comerciais, de subsistência e intermediários.

No aspecto funcional, os SAFs são classificados em duas categorias: de produção – com a finalidade principal de produzir alimentos ou fibras para o consumo – e de proteção – que tem a função de proteger elementos naturais, como matas e mananciais.

Os sistemas agroflorestais trazem uma série de benefícios para as comunidades:

  • com a produção sazonal e diversificada é possível ter variedades de alimentos na mesa ao longo do ano, elevando a qualidade de vida do produtor;
  • culturas diversificadas de ciclo curto, médio e longo e criação de animais de fácil comercialização, diminuem os riscos do mercado para o agricultor.
  • as diferentes culturas cultivadas exigem demandas variadas, trazendo a necessidade de mais mão-de-obra no campo e desestimulando a migração dos jovens para os centros urbanos;
  • ajuda a manter a biodiversidade do meio ambiente, atraindo diferente animais e plantas para a área cultivada;
  • evita a prática da queimada;
  • contribui para regular o ciclo da água local;
  • promove a recuperação do solo degradado;
  • menor necessidade de utilização de recursos externos, tornando o sistema mais sustentável;
  • diminui a ocorrência de pragas e doenças, ocasionando menor investimento em insumos e, portanto, maior economia para o produtor rural.

Para se aplicar um sistema agroflorestal é necessário grande conhecimento de botânica, agronomia e silvicultura e exige planejamento e estudo do local especializado.

Esse sistema pode ser empregado tanto por pequenos produtores, como médios e grandes, pois cada produtor empregará a tecnologia apropriada para atingir seus objetivos, sejam eles, comerciais, de segurança alimentar ou para serviços ambientais.

Os sistemas agroflorestais são uma excelente alternativa de prática da agricultura nas comunidades. Pois além de preservar o meio ambiente, permite a diversificação de renda das famílias.

Fontes:

https://www.embrapa.br/busca-de-projetos/-/projeto/201692/sistemas-agroflorestais-para-a-soberania-alimentar-a-geracao-de-renda-e-a-recuperacao-dos-servicos-ambientais-de-assentamentos-rurais-do-territorio-da-cidadania-de-manaus-e-entorno-am

https://www.manejebem.com.br/publicacao/novidades/como-iniciar-um-sistema-agroflorestal

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/01/23/comunidades-de-juruti-experimentam-metodo-de-sistemas-agroflorestais.ghtml

https://alimentacaoemfoco.org.br/sistema-agroflorestal-micro-organismos/

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/ceplac/informe-ao-cacauicultor/manejo/cartilhas-senar/199-sistemas-agroflorestais.pdf




Conteúdos relacionados



Projetos aprovados 8º Edital Fundação Cargill

Desperdício de alimentos: atitudes que mudam o cenário

Projeto Leite Humano em pó

veja todas as notícias



Newsletter




Filtrar conteúdo




Data inicial

Data final





Alimentação Acessível
156 postagens
Alimentação Segura
58 postagens
Alimentação Sustentável
67 postagens
Institucional
78 postagens
Facebook
Youtube

O site alimentação em foco é o site institucional da Fundação Cargill

Avenida Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Torre Diamond – 6º andar - CEP: 04711-130 | São Paulo - SP


Fundação Cargill
O que você procura?





fechar

Obrigado!


Seu cadastro foi realizado com sucesso.



fechar
Loading
Nós utilizamos cookies para fornecer nossos serviços com a melhor experiência possível. Ao acessar esse site, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade